Sintomas de doença nas aves domésticas

,

As aves são animais de estimação que sabem esconder bem os sintomas de qualquer doença até que já está muito avançada. Neste post oferecemos uma série de chaves para que consigas identificar características e comportamentos que te ajudem a reconhecer quando o teu animal de estimação está a sofrer algum problema.

Recorda que se reparares algum destes sintomas, deves ir imediatamente ao veterinário:

1. Deposições anormais. A consistência e a cor das deposições das aves podem mudar devido a variações na dieta. No entanto, deve ser considerado como anormal qualquer deposição que seja amarela, avermelhada ou preta. Estas cores podem ser indicativas de uma hemorragia interna, entre outras coisas. É também recomendável controlar a consistência, se é demasiado branda ou demasiado dura pode implicar problemas para a saúde do teu animal de estimação.

2. Penas eriçadas. Se um pássaro ficar quieto com as penas eriçadas durante mais tempo do habitual, pode ser sintoma de alguma doença respiratória. Além disso, este comportamento dissimula qualquer perda de peso, que é muito grave para as aves domésticas. Se o teu animal de estimação se comportar desta forma durante mais de um dia, consulta com o teu veterinário o mais rapidamente possível.

3. Secreções nasais, vermelhidão ou inflamação nasal. Se observares algum destes sintomas, é muito provável que a tua ave esteja seriamente doente. Leva-a ao veterinário imediatamente e assegura-te de cobrir bem a gaiola para mantê-la protegida de correntes de ar.

4. Barulhos anormais na respiração ou na voz. Borbulhamento, roncos, assobios, espirros, perda da voz ou mudanças de tom, bem como um aumento na frequência respiratória ou pieira, podem ser sintomas de infecções respiratórias.

5. Olhos com secreções ou opacos. Este é também um sintoma claro de doença respiratória, nervosa ou muscular e requer atenção imediata por parte de um veterinário especialista.

6. Perda de apetite. As aves têm um metabolismo acelerado e, por tanto, é vital que se alimentem muito bem a diário. Se a tua ave deixa de comer e começa a perder peso, pode ter um fecaloma, que é uma doença muito grave. Limpa o chão da gaiola cada vez que alimentes o teu animal de estimação e assim poderás controlar se consome ou deita fora o alimento e se as suas deposições são normais. A perda de apetite é um sintoma comum para diferentes doenças das aves.

7. Respiração com a boca aberta. Se o teu pássaro respirar com o bico aberto quando estiver em repouso é um sinal claro de dificuldade respiratória, um estado avançado deste tipo de afecções requer a atenção imediata de um veterinário.

8. Plumagem suja e desluzida. As aves são animais naturalmente limpas que se arranjam permanentemente. Se as penas aparecem pesadas ou sujas, é um possível sintoma de doença. Mantém a tua ave em observação durante uns dias e informa o teu veterinário de confiança de qualquer mudança que observares.

9. Movimentos da cauda. Devido à anatomia das aves, com pulmões e sacos aéreos distribuídos por todo o corpo, os músculos da cauda podem ajudar a expandir a cavidade corporal num esforço por inspirar mais ar. O resultado é um movimento ascendente e descendente da cauda que acompanha a respiração. Este é um sinal de dificuldade respiratória avançada e requer atenção médica imediata.

10. Mudanças na conduta. Se observares a tua ave doméstica débil, silenciosa ou com um tom de voz diferente, o teu animal de estimação pode estar a sofrer algum tipo de doença. Presta atenção à sua forma habitual de vocalizar, já que assim poderás detectar qualquer mudança e atuar a tempo.

Assim como acontece com as pessoas, quando o que está em jogo é a saúde das nossas aves de companhia, sempre é melhor prevenir que curar. Desde a TiendAnimal recomendamos que ponhas todo o amor e a dedicação que exige o cuidado das aves e que dês especial atenção à sua alimentação e à sua higiene. Observar o comportamento habitual é a melhor maneira para detectar a tempo todos aqueles comportamentos estranhos que possam ser um risco para a sua saúde.

« Anterior

O Chow-Chow

Tipos de hamster e as suas diferenças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.