O que fazer para amansar o meu agapórnis?

Os agapórnis, ou inseparáveis, podem ser animais de estimação fantásticos, mas vai ser necessário investir tempo e paciência para amansá-los e estabelecer uma boa relação com eles.

1. Mantém a distância no início

Prova por um momento colocar-te no lugar do pássaro: estás trancado numa gaiola e uma mão gigante e desconhecida tenta apanhar-te, mesmo que tentes fugir. Não é uma situação agradável, pois não? Se tiveres comprado um agapórnis que não estiver domesticado, deves ter paciência e não tentar tocá-lo até que se sinta a vontade com a tua presença.

2. Começa ganhar a confiança do teu agapórnis

Para isso simplesmente aproxima-te da gaiola várias vezes por dia e fala como voz suave. Começa por pronunciar o nome que tenhas escolhido para o teu agapórnis, de maneira que se acostume com essa palavra. Também podes ler em voz alta ou cantar, qualquer coisa para que o teu animal de estimação se familiarize com a tua vos e presença. Quando tiveres que limpar, trocar a água ou repor a comida, o melhor é fazê-lo com suavidade e sem movimentos bruscos. Não tentes fazer carícias até que tiveres percebido que se aproxima da tua mão com confiança. Outra dica é deixar a mão parada dentro da gaiola, assim compreenderá que não tens intenção de magoá-lo. Ganhar a confiança de um agapórnis pode levar mais ou menos tempo, segundo a personalidade e a experiência prévia de cada exemplar.

3. Utiliza a comida para amansar o teu agapórnis

Uma vez que o teu novo animal de estimação não tiver medo quando te aproximas da gaiola, podes começar a oferecer-lhe snacks para agapórnis diretamente da tua mão. Reduz a quantidade de comida para agapórnis no prato e dá-lhe o restante diretamente da tua mão durante a sessão de adestramento.  É fundamental manter a calma durante este exercício, se ficares impaciente ou nervoso o teu animal de estimação percebê-lo-á e vai rejeitar a comida que estiveres a oferecer-lhe. Não fiques frustrado, tenta novamente em outro momento.

4. Consegue que o agapórnis suba no teu dedo

Quando o inseparável comer da tua mão e não se afastar dos teus dedos, podes fazer carícias no seu peito. Por enquanto não tentes aproximar a mão à cabeça, porque o agapórnis poderia interpretá-lo como uma ameaça. Para conseguir que suba no teu dedo podes pressionar levemente no seu abdome, como se estivesses a dar um suave empurrão para animá-lo a subir uma pata e logo a outra. De certeza vai descer logo a seguir, mas se te aperceberes que não está assustado, podes tentá-lo novamente até que o pássaro comprove que não tentas magoá-lo.

5. Retira o teu agapórnis da jaula na tua mão

Comprova que o quarto está fechado, com cortinas fechadas também, para que não bata contra o vidro das janelas se este voar. Se voar, espera até que se pouse em algum lugar para buscá-lo tranquilamente e oferece o teu dedo para que suba novamente. Podes ensinar alguma palavra que sirva como ordem para que suba e desça. Também podes ensinar a pousar no teu ombro se preferires. Simplesmente apresenta-lhe o caminho para que suba desde a tua mão ou diretamente colocá-lo lá.

Os agapórnis são aves sociáveis, de maneira que, com paciência e carinho, vais criar uma amizade duradoura com o teu animal de estimação. Se tiveres um casal de inseparáveis e ambos forem selvagens, é recomendável treiná-los de maneira individual. Há quem diga que quando vivem sozinhos é mais fácil estabelecer uma boa relação com os seus amos. Se houverem brinquedos para pássaros na jaula, observa quais são os seus preferidos para poder utilizá-los durante o treinamento.

Em TiendAnimal temos tudo o necessário para ajudar-te a cuidar e treinar o teu agapórnis como um verdadeiro profissional. Desde a comida para agapórnis mais deliciosa nutritiva, até as gaiolas e brinquedos para pássaros mais alucinantes e divertidos.

« Anterior

Por que é que o meu gato me morde? – Parte I

O que preciso para abrigar uma tartaruga de água em casa?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.