O que preciso para abrigar uma tartaruga de água em casa?

O que preciso para abrigar uma tartaruga de água em casa?

As tartarugas de água são animais de estimação muito populares, entre outros motivos, porque são realmente muito fáceis de cuidar. Se quiseres saber mais sobre o habitat, a alimentação e o cuidado das tartarugas aquáticas, recomendamos que leias atentamente este post.

Recintos e aquários para tartarugas

Este tipo de tartarugas precisa de um espaço com água e outro seco para viver, não precisa de muita profundidade na água, mas sim a quantidade suficiente para que a tartaruga possa nadar, girar e mergulhar confortavelmente. Se ainda for pequena, uns 15 ou 20 cm de profundidade serão suficientes. Lembra-te que as tartarugas aquáticas podem crescer facilmente até os 20 cm de diâmetro se estiverem bem cuidadas, então precisarão de mais espaço. As tartarugas preferem alimentar-se diretamente na água, o que costuma dar lugar a muita sujidade.

Para manter uma boa qualidade da água, sem material orgânico a apodrecer, vais precisar de um filtro potente que deves limpar frequentemente. Recomendamos os filtros externos com uma esponja grossa que retenha os materiais grandes e com uma capacidade um pouco maior que o tamanho do recinto da tartaruga. Este tipo de filtros cria uma corrente de água que também é muito agradável para as tartarugas, além de facilitar as tarefas de limpeza. Se a tua tartaruga é muito jovem ou tem um tanque pequeno, podes usar um filtro interno e limpá-lo cada vez que vires que o fluxo diminui. Outra opção para manter a água limpa é alimentar o teu animal de estimação em um tanque separado e logo tornar a colocá-lo no seu aquário. Lembra-te sempre de manter a água bem oxigenada com um ventilador com pedra difusora. Este acessório ajuda a manter uma população saudável de bactérias no filtro biológico.

A parte seca ou “ilha” deve ser de fácil acesso para que a tua tartaruga de água possa subir sempre que quiser e o suficientemente grande para que possa secar-se por completo sobre a superfície. O ideal é que tenha uma cobertura bem seca de areia ou cascalho e alguma decoração que lhe proporcione sombra e um lugar onde se esconder. Também fica muito bonito colocar cascalho ou areia grossa no fundo da água. Isso é necessário para as tartarugas que se enterram no fundo.

Iluminação e calefação dos recintos

Como ocorre com todos os répteis, o cuidado das tartarugas aquáticas exige especial atenção em dois fatores fundamentais: a iluminação e a temperatura. Sobre a ilha, deves instalar uma lâmpada que proporcione calor e radiação UVB durante o dia. Esta radiação é fundamental para que a tua tartaruga aquática metabolize o cálcio e para que não sofra de doenças graves no futuro. A gradiente de temperatura dentro do tanque deve oscilar entre 24 e 30°C aproximadamente. Tens que controlar também a temperatura da água, que deve ser um pouco mais baixa. Segundo a temperatura ambiente, é possível que precises de uma fonte de calor adicional, como um cabo calefator ou uma manta. Mede com frequência a temperatura do habitat da tua tartaruga aquática e observa se ela se alimenta corretamente e se mostra ativa.

O que comem as tartarugas aquáticas?

A maioria das tartarugas de água são carnívoras, mas também comem alguns vegetais esporadicamente. Existem rações formuladas para tartarugas de água, mas sempre é conveniente acompanhá-las com alimentos frescos como camarões, minhocas, insetos, pedaços de carne, etc. Sempre deves contar com um suplemento de cálcio para répteis para borrifar a comida todos os dias no caso de tartarugas em crescimento e 2 vezes na semana para as adultas. Não sobrealimentes a tartaruga e retira todo o alimento que sobrar em cada refeição para cuidar da qualidade da água.

Lembra que em Tiendanimal podes encontrar tudo o necessário para que a tua tartaruga aquática viva saudável e feliz durante muitos anos. Desde recintos e aquários mais adequados até a melhor comida para os répteis.

Deixe um comentário