O que preciso para abrigar uma tartaruga de água em casa?

,

Recintos e aquários para tartarugas

Este tipo de tartarugas precisa de um espaço com água e outro seco para viver, não precisa de muita profundidade na água, mas sim a quantidade suficiente para que a tartaruga possa nadar, girar e mergulhar confortavelmente. Se ainda for pequena, uns 15 ou 20 cm de profundidade serão suficientes. Lembra-te que as tartarugas aquáticas podem crescer facilmente até os 20 cm de diâmetro se estiverem bem cuidadas, então precisarão de mais espaço. As tartarugas preferem alimentar-se diretamente na água, o que costuma dar lugar a muita sujidade.

Para manter uma boa qualidade da água, sem material orgânico a apodrecer, vais precisar de um filtro potente que deves limpar frequentemente. Recomendamos os filtros externos com uma esponja grossa que retenha os materiais grandes e com uma capacidade um pouco maior que o tamanho do recinto da tartaruga. Este tipo de filtros cria uma corrente de água que também é muito agradável para as tartarugas, além de facilitar as tarefas de limpeza. Se a tua tartaruga é muito jovem ou tem um tanque pequeno, podes usar um filtro interno e limpá-lo cada vez que vires que o fluxo diminui. Outra opção para manter a água limpa é alimentar o teu animal de estimação em um tanque separado e logo tornar a colocá-lo no seu aquário. Lembra-te sempre de manter a água bem oxigenada com um ventilador com pedra difusora. Este acessório ajuda a manter uma população saudável de bactérias no filtro biológico.

A parte seca ou “ilha” deve ser de fácil acesso para que a tua tartaruga de água possa subir sempre que quiser e o suficientemente grande para que possa secar-se por completo sobre a superfície. O ideal é que tenha uma cobertura bem seca de areia ou cascalho e alguma decoração que lhe proporcione sombra e um lugar onde se esconder. Também fica muito bonito colocar cascalho ou areia grossa no fundo da água. Isso é necessário para as tartarugas que se enterram no fundo.

Iluminação e calefação dos recintos

Como ocorre com todos os répteis, o cuidado das tartarugas aquáticas exige especial atenção em dois fatores fundamentais: a iluminação e a temperatura. Sobre a ilha, deves instalar uma lâmpada que proporcione calor e radiação UVB durante o dia. Esta radiação é fundamental para que a tua tartaruga aquática metabolize o cálcio e para que não sofra de doenças graves no futuro. A gradiente de temperatura dentro do tanque deve oscilar entre 24 e 30°C aproximadamente. Tens que controlar também a temperatura da água, que deve ser um pouco mais baixa. Segundo a temperatura ambiente, é possível que precises de uma fonte de calor adicional, como um cabo calefator ou uma manta. Mede com frequência a temperatura do habitat da tua tartaruga aquática e observa se ela se alimenta corretamente e se mostra ativa.

O que comem as tartarugas aquáticas?

A maioria das tartarugas de água são carnívoras, mas também comem alguns vegetais esporadicamente. Existem rações formuladas para tartarugas de água, mas sempre é conveniente acompanhá-las com alimentos frescos como camarões, minhocas, insetos, pedaços de carne, etc. Sempre deves contar com um suplemento de cálcio para répteis para borrifar a comida todos os dias no caso de tartarugas em crescimento e 2 vezes na semana para as adultas. Não sobrealimentes a tartaruga e retira todo o alimento que sobrar em cada refeição para cuidar da qualidade da água.

Lembra que em Tiendanimal podes encontrar tudo o necessário para que a tua tartaruga aquática viva saudável e feliz durante muitos anos. Desde recintos e aquários mais adequados até a melhor comida para os répteis.

« Anterior

O que fazer para amansar o meu agapórnis?

Outros remédios para desparasitar um gato contra pulgas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.