Alimentação das tartarugas aquáticas

,

As tartarugas aquáticas são animais de estimação muito populares na atualidade e o seu cuidado exige certos conhecimentos específicos. Com este post, oferecemos uma pequena guia com a que vais aprender tudo o que comem as tartarugas de água.

As tartarugas aquáticas são animais onívoros que se alimentam com proteínas animais e com plantas. Quando ainda são jovens e se encontram na fase de crescimento, precisam de uma percentagem um pouco mais alta de proteínas, mas quando são adultas mais de 50% da dieta deve estar formada por vegetais frescos.

1. Rações especiais para tartarugas aquáticas

Existem rações comerciais para tartarugas aquáticas de muito boa qualidade que podes usar como parte da dieta diária, embora possas também usar alimento para peixes ou répteis. Recomendamos os que têm forma de palitos ou pellets flutuantes porque sujam menos a água. É muito importante que forneças uma grande variedade de alimentos à tua tartaruga, tal como os que comem no seu habitat natural, para garantires que recebe todos os nutrientes que necessita. Para conseguir isso, a ração comercial não deve ser superior a 25% do total da ração diária.

2. Os insetos na dieta das tartarugas aquáticas

Outro 25% do alimento diário da tua tartaruga aquática deverá estar composto por proteínas animais. Dentro desta categoria encontram-se os vermes, os grilos, os caracóis e outros insetos criados para répteis. Lembra-te que as tartarugas adultas vão desfrutar a caçar girinos e peixes vivos. Podes criar os teus próprios insetos, mas não uses os que se encontram no jardim porque podem ter bactérias que prejudiquem a saúde da tua tartaruga. De vez em quando, podes oferecer-lhe uns camarões ou carne bovina ou frango cozido em pedaços pequenos. Esta proteína não é a mais adequada para todos os dias, dado que na natureza as tartarugas aquáticas comem insetos inteiros e não só a carne do músculo.

3. Os vegetais que comem as tartarugas aquáticas

50% restante da dieta diária da tua tartaruga aquática deverá estar composto por vegetais. É melhor habituar a tua tartaruga desde muito pequena para ela aprender a aceitá-los de bom grado. Entre os vegetais que podes dar à tua tartaruga aquática encontram-se as folhas verdes das couves, o dente-de-leão, a cenoura, a abóbora moída e as ervilhas. Podes também oferecer-lhe alguma fruta cortada como maçã, melão, bagas, etc. De vez em quando inclui pedaços de melão com casca, já que a consistência mais dura vai fazer com que o bico da tua tartaruga fique em forma. As plantas aquáticas formam parte também dos alimentos que comem as tartarugas de água, pelo que podem ser muito benéficas. De forma que, se tiveres um tanque podes plantar algumas para que o teu animal de estimação se alimente delas.

4. Complementos alimentares para tartarugas aquáticas

Terás também que adicionar um suplemento de cálcio e vitaminas para répteis duas vezes por semana. Recorda que para a correta absorção do cálcio, a tartaruga deve receber luz solar direta ou radiação UVB/UVA de uma lâmpada para répteis cerca de 3 a 4 horas por dia.

5. Que quantidade de comida tenho de dar à minha tartaruga aquática?

As tartarugas em crescimento devem alimentar-se todos os dias, mas as adultas podem comer cada dia e meio. A forma na qual as tartarugas comem melhor é colocando a comida diretamente na água, mas pode ser bastante sujo e estragar a água do aquário. Uma boa alternativa consiste em dar-lhes de comer num recipiente separado, um simples contentor de plástico pode resultar muito útil. Além disso, este método vai servir para controlar se a tua tartaruga está a alimentar-se bem, especialmente se tiveres mais de uma. Os pellets flutuantes e as plantas podem ficar no aquário, já que não sujam tanto a água e permite-lhes tomar um pouco de comida extra quando quiserem.

As tartarugas têm um apetite voraz, pelo que deves evitar alimentá-las em excesso. O excesso de peso numa tartaruga vê-se com forma de dobras nas patas quando ficam dentro da carapaça. Se observares que a tua tartaruga está um pouco mais gordinha do que o normal, terá de fazer dieta aumentando a proporção de vegetais!

Esperamos que esta guia te sirva de ajuda para aprenderes o que comem as tartarugas de água e recorda que na Tiendanimal vais encontrar tudo o necessário para a nutrição do teu animal de estimação aquático. Desde a melhor comida para tartarugas, até os insetos para répteis mais saborosos e os complementos vitamínicos que a tua tartaruga precisa para ter uma vida longa e feliz.

Si quiseres ler mais artigos sobre tartarugas faz clic aqui.

« Anterior

Alimentação nos psitacídeos – Dietas

É possível amansar um camaleão?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.