É possível amansar um camaleão?

,

Os camaleões são répteis pouco sociáveis que precisam de um hábitat bem ambientado para poder desenvolver-se de forma saudável. No geral, não gostam nem precisam do contato com as pessoas e ficam estressados se lhes tocam demasiado. No entanto, estes animais não devem ficar demasiado isolados, já que se podem tornar mais esquivos e agressivos. Pensa que se alguma vez deves ir com ele ao veterinário, por exemplo, vais precisar de manipulá-lo, embora o transporte seja mínimo.

Os camaleões que foram criados em cativeiro estão habituados às pessoas e, embora não desfrutam do contato próximo com elas, podem habituar-se a tolerar a sua presença sem ficar estressados.

Para conseguires que o teu camaleão se habitue a ti, não o deves incomodar nem tocar em excesso, mas sim regularmente. O método que funciona com quase todas as espécies é dar-lhe diretamente com a mão alguma comida da que gostem muito. Deves ser paciente e não tentar mexer nele antes de o animal demonstrar confiança; isto pode levar um tempo. Podes usar insetos frescos ou os grilos enlatados, se ele gostar.

É importante não o obrigar a fazer algo que ele não quiser. Não o tires do terrário se observares que fica assustado nem tentes pegar nele até se sentir seguro. Quando ele te permitir tocá-lo, esfrega suavemente o seu queixo com o dedo e olha se ele quer subir pela tua mão. Deste modo a experiência será menos estressante. Não lhe toques as costas porque pode considerá-lo como uma agressão.

Não esperes que um camaleão seja muito amigável, já que só alguns o conseguem; fica contente se ele tolera a tua presença e te deixa pegar nele de vez em quando. Não fiques desanimado, insiste e tem muita paciência para conseguires que o teu animal de estimação se sinta tranquilo na tua presença.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Alimentação das tartarugas aquáticas

Iluminação de um Aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.