Iluminação de um Aquário

Os fatores que influenciam o tipo e a quantidade de luz requerida para o seu aquário são:

  • Tamanho do aquário.
  • Espécies de peixes e outros habitantes contidos.
  • Plantas vivas.
  • Estética.

A iluminação fluorescente é uma opção barata e eficiente para a maioria dos aquários. Ilumina uniformemente ao longo de todo o aquário e torna de forma eficiente a energia consumida em luz. A linha completa de Tubos Fluorescente GLO fornece aos aquários de água doce ou salgada uma iluminação que irá estimular a fotossíntese, enquanto contribui a uma linda vista do aquário.

A iluminação fluorescente está disponível em vários formatos, incluindo o Power Compact, T5 e T5HO (grande potência). Estes tubos fluorescentes podem produzir níveis intensos de luz desde tubos de dimensões compactas e oferecem excelentes qualidades espectrais, todas combinadas para conseguir um crescimento superior de corais e plantas vivas, bem como uma estética melhorada.

A iluminação incandescente está disponível, mas não oferece a mesma estética ou valor de eficiência que a fluorescente. Quando você decidir a quantidade de luz que quer colocar, um intervalo de 1 a 3 watts por 3.8 lts. (galão U.S.) de água fornecerá à maioria de aquários de água doce um crescimento de plantas e uma apresentação visual ótimos. Os aquários de recifes marinhos precisarão uma quantidade maior de luz para apoiar o crescimento de algumas espécies de corais. Quando você usar a regra dos watts por galão de água deverá deduzir de 10 a 15% do volume para contabilizar a deslocação de água devido ao conteúdo do aquário.

As tampas Waterhome estão disponíveis em configurações de uma ou dupla lâmpada, equipada com refletores de alta eficiência que maximiza a emissão de luz. Os componentes inovadores deste sistema de iluminação incluem uma barreira anti-capilaridade. Previne que o aquário transpire, inclui soquetes para as lâmpadas de luz impermeáveis e oferece uma aparência elegante e moderna.

As Tampas Elite destacam pela poderosa iluminação fluorescente compacta e é bem conhecida pelos níveis de intensidade de luz. Este tipo de iluminação pode intensificar uma ampla variedade de montagens de aquários.

Como maximizar a eficiência da luz fluorescente

  • Manter qualquer vidro entre o tubo e a superfície da água livre de algas e depósitos minerais.
  • Limpar a superfície do tubo semanalmente (com uma esponja suave humedecida).
  • Se os tubos ou as lentes acumulassem depósitos minerais, limpar com um ácido suave.
  • Em situações nas quais sejam precisas intensidades de luz maiores, recomenda-se alinhar as lâmpadas fluorescentes com um refletor.
  • Substitua os tubos fluorescentes anualmente, para maior eficiência.
  • Anote a data de instalação dos tubos fluorescentes.
  • Combine diferentes tubos para algumas aplicações especiais e poderá maximizar a representação espectral.
  • Use balastros electrónicos de preferência.
  • Evite ligar ou desligar as luzes desnecessariamente.

Conselhos de iluminação 

  • A maioria das plantas requer 12 horas diárias de iluminação ou luz de tubos fluorescentes.
  • As mudanças repentinas de luz, podem estressar os peixes. Quando ligar ou desligar as luzes da tampa, é bom ter as luzes do quarto ligadas pelo menos 30 minutos.
  • Os peixes alimentados durante o dia devem ter 30 minutos de luz antes e depois de se alimentar.
  • Use sincronizadores, sempre que possível, já que as plantas e peixes respondem melhor aos períodos consistentes de luz.
  • As plantas e os peixes adaptam-se às mudanças de luz. Quando você trocar os tubos numa instalação múltipla, faça-o progressivamente com uma ou duas semanas de diferença.
  • O balastro remoto deve ser montado em áreas onde a ventilação seja adequada para dissipar o calor eficazmente. Isto é especialmente importante nos tipos de balastro que produzem mais calor.
  • Os cabos eléctricos do balastro devem ter sempre um circuito de gotejamento.
  • Considere a instalação de uma barra de potência com interruptor de falhas a terra ou extensões elétricas como medida de segurança de baixo custo para prevenir possíveis acidentes elétricos.
  • Não deixe as luzes ligadas 24 horas do dia. Igual que na natureza, os peixes e plantas também precisam períodos de escuridão.

Luzes Marina Micro LED

As luzes Marina Micro LED permitem criar contrastes espetaculares no seu aquário. As luzes LED de baixa intensidade são ideais como luz noturna no lar e, sendo totalmente submersíveis, podem ser usadas em aquários de água doce ou salgada. As luzes Marina Micro LED vêm em quatro cores:

Vermelho. Ideal para observar espécies noturnas.
Verde. Acentua as plantas vivas.
Azul. Simula a luz da lua.
Branco Neutro. Cria contrastes naturais.

Lâmpadas Fluorescentes para Aquários

SUN-GLO. Caracterizada por uma luz branca natural refrescante com uma temperatura de cor relativamente próxima à luz solar.
MARINE-GLO. Lâmpada obrigatória para qualquer aquário marinho. Caracterizada por um forte pico espectral de azul actínio, altamente benéfico para corais fotossintéticos, invertebrados e outra vida marinha.
POWER-GLO. Fornece um componente espectral azul forte e temperatura de cor alta, excelente para corais fotossintéticos enquanto que intensifica as cores do peixe.LIFE-GLO. Cor fiel reproduzida, imita muito bem a luz do sol no meio-dia. Luz de espectro completa com alta potência de saída, estimula efetivamente processos fotossintéticos em plantas, corais e outros invertebrados.AQUA-GLO Pico espectral ideal que salienta eficientemente a cor do peixe.FLORA-GLO. Espectro fotossintético ideal para aquários plantados e terrários, estimula o crescimento de plantas.
« Anterior

É possível amansar um camaleão?

Quais tartarugas devem hibernar e quais não devem?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.