Espuma no aquário, porque aparece?

Se alguma vez observaste espuma branca flutuante no aquário, possivelmente te questionaste quais poderiam ser os motivos e como solucioná-lo? Inclusive se isto poderia ser prejudicial para a água ou para os peixes.

Neste artigo vamos falar, de forma simples, as principais causas pelas que pode aparecer a espuma  no aquário. É importante descobrir qual é o problema, porque às vezes pode ser uma espuma inofensiva, mas em outras ocasiões poderia resultar muito perigosa para a saúde dos animais, ou até mesmo mortal. Evidentemente, também vamos falar como eliminá-la.

Porque há espuma no aquário?

Reconhecerás facilmente esta espuma se aparece no teu aquário. São pequenas bolhas brancas que se formam na superfície da água e que costumam ficar amontoadas nas bordas do aquário.

As causas são diversas e podem estar relacionadas com a oxigenação, com a sujidade do filtro, com impurezas durante a montagem um mau intercâmbio gasoso, fosfatos altos, excesso de nutrientes, gordura da comida… Mas nos centraremos nas quatro mais comuns:

Espuma no aquário por agitação

Quando os líquidos se agitam, facilmente se formam bolhas, podendo sair a espuma. Isto acontece frequentemente quando enchemos um aquário novo ou quando realizamos uma troca da água. Mesmo que sejamos muito cuidadosos, a água se movimenta o suficiente como para criar um pouco de espuma. É completamente normal e inofensivo para os peixes, por tanto não te deves preocupar.

Para evitar a formação destas bolhas quando enches o aquário podes utilizar um prato. No lugar de deitar diretamente a água no aquário, deixa a água cair devagar sobre o prato, deves colocá-lo com uma inclinação adequada para que goteje. Desta forma a água cai suavemente no aquário e não salpica nem se agita.

A agitação da água também pode acontecer pela bomba de ar do aquário, mas não costuma formar muita espuma e desaparece rápido. Poderás distingui-la porque as bolhas são maiores. Tampouco deves preocupar-te neste caso.


Espuma no aquário por sabão

A mínima gota de sabão que possa cair na água pode formar estas pequenas bolhas brancas na superfície. Nesse caso, a espuma é muito perigosa para os peixes e pode causar a morte se não os mudas rapidamente para outro aquário ou recipiente com água limpa. Isto costuma acontecer por mau uso dos materiais de limpeza ou ao incorporar uma figura de decoração que tenhas lavado previamente com sabão. É muito comum que aconteça ao utilizar um balde de água que anteriormente tenha sido utilizado com sabão. Por isso, é muito importante utilizar os acessórios do teu aquário (baldes, esponjas, etc.) unicamente para o aquário; assim terás a certeza de que estão sempre limpos.

Para eliminar o sabão e fazer a espuma desaparecer terás de drenar o aquário e enxaguá-lo muito bem.


Espuma no aquário por proteína

Mesmo que se trate de um problema mais típico dos aquários marinhos, também pode acontecer nos de água doce. As proteínas são resíduos que formam bolhas de ar que se juntam fazendo aparecer a espuma. Isto acontece porque o aquário está sujo e precisa uma revisão geral; verifica o filtro e qualquer resíduo que possa estar presente na água e limpa-o muito bem. Os peixes mortos são uma grande fonte de proteínas e, em ocasiões, são o motivo pelo que aparece esse tipo de espuma proteica.

A solução nesse caso é tão simples como manter uma boa higiene no aquário. A limpeza, as mudanças de água e a manutenção do filtro, entre outros cuidados, evitará esta espuma.


Espuma no aquário por ninhos

A espuma também poderia ser por causa de um ninho dos teus peixes. Os peixes machos, como os Bettas ou os Gouramis, fazem bolhas pegajosas que se juntam como se fosse um ninho flutuante para atrair as fêmeas (mesmo se não houver fêmeas no aquário). Este comportamento indica que o teu peixe é feliz e está saudável, por tanto deves tomá-lo como algo positivo. Não deves eliminar estes ninhos de espuma porque poderiam causar stress aos peixes.

Se tens espuma no aquário, procura saber o quanto antes da aonde procede ou qual é o motivo do seu surgimento para não significar um risco para os teus peixes.

« Anterior

Quando desparasitar os cachorros?

Guloseimas para cães recomendadas por veterinários

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.