Os peixes corydoras ajudam a manter o seu aquário limpo?

,

Os peixes corydoras são populares por serem uma espécie muito pacífica, pois vivem a maior parte do tempo no fundo do aquário e sem interferir no dia-a-dia de outros peixes. Vamos explicar-lhe como este peixe é e como os corydoras ajudam a manter o seu aquário limpo.

Características dos peixes corydoras

Com efeito, têm barbatanas peitorais que sobressaem e frequentemente apoiam-se sobre elas. As suas barbatanas dorsais apontam para cima como uma vela, mas algumas variedades têm barbatanas mais arredondadas. Além disso, têm três pares de “queixos” que os ajudam a detetar alimentos no fundo do aquário. Esta característica é de grande utilidade, pois as corydoras ajudam a manter o seu aquário limpo, comendo os alimentos do fundo.

Como deve ser o aquário das Corydoras

Antes de tudo, e dependendo da espécie, o aquário pode ser de 30 litros ou de maior tamanho se tem a intenção manter diferentes espécies ou cardumes maiores. Por isso, tenha em conta, que no mínimo são necessários pelo menos 7 litros por cada corydora que adicionar ao aquário.

Neste caso, o volume de água não é tão importante quanto o fundo, que deve conter cascalho de aquário levemente afiado ou de espessura considerável. Uma vez que esta espécie geralmente escava em busca de comida e é possível que se aleijem se não nadarem num fundo confortável.

Assim sendo, e para que os corydoras estejam confortáveis no seu aquário, recomendamos o uso de areia que lhes permita escavar, inserir a sua cabeça para procurar comida ou enterrarem-se e camuflarem-se como algumas espécies (barbatus) fazem, sem terem danos.

Sem dúvida, alguns elementos como ramos e troncos empoleirados em fundos arenosos e uma decoração com plantas naturais, compatíveis com os parâmetros da água, são essenciais para que as suas corydoras se sintam confortáveis no aquário.

Por isso, também é ideal que introduza substâncias orgânicas (taninos) seja comprando o produto comercial ou com elementos naturais como a madeira, pinhas ou folhas. Desta forma, as suas corydoras vão se sentir mais ativas e terão melhores condições na hora de se reproduzir.

Alimentação dos corydoras

No entanto, como mencionamos anteriormente, os corydoras comem o que fica no fundo do aquário e, às vezes, escavam para enterrar metade do rosto e alcançar outros alimentos mais profundos.

Alimentam-se da maioria dos alimentos básicos, como as escamas, mas os grânulos que se afundam abaixo do seu nível refletem melhor os seus hábitos alimentares naturais. Estes peixes também gostam de comer pellets de camarão, bolachas de algas e larvas.

Deve alimentar os seus corydoras uma vez por dia com a ajuda de um tubo ou uma pinça para depositar os alimentos no fundo. Alterar a sua fonte de alimento a cada poucos dias vai assegurar que beneficiem de uma boa variedade de nutrientes.

Espécies compatíveis com corydoras

Como estamos a falar de um peixe pacífico e sociável, podem relacionar-se sem grandes problemas com outras espécies tranquilas.

As corydoras são companheiras ideais em aquários comunitários onde as outras espécies não sejam muito grandes, como a família de characins, ciprinídeos e outros peixes-gato pacíficos.

A saber, alguns dos peixes compatíveis com as corydoras são:

● Peixe Betta

● Peixe Freira ou Peixe Freirinha

● Barbo Tigre

● Peixe Boi

● Peixe Platy

● Guppy Endler

● Peixe Guppy, Poecilia Reticulata Já entende por que as corydoras ajudam a manter o seu aquário limpo? Com estes conselhos e recomendações saberá como cuidar destes peixes, alimentá-los e otimizar o seu ambiente para que o fundo do seu aquário seja um ambiente vivo e divertido… Além de manter o seu aquário perfeito!


« Anterior

Quais são os benefícios da aquariofilia?

O que significa cada som dos periquitos a cantar?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.