Quais são os benefícios da aquariofilia?

Qualquer pessoa que já tenha visto um aquário em todo o seu esplendor, seja de água doce ou salgada, percebeu que o mundo aquático em miniatura chama a atenção a todo o instante e atrai a imaginação. De seguida, explicamos as origens e todos os benefícios da aquariofilia.

Origens da aquariofilia

A origem da manutenção de aquários existe quase ao mesmo tempo que a criação de peixes para alimentação, embora a metodologia e o entendimento de como o aquário funciona tenham variado consideravelmente.

É provável que as origens da aquariofilia estejam ligadas ao momento em que os peixes ficaram presos em algum tipo de lago após as enchentes das monções. Os primeiros entusiastas de aquários conhecidos foram os sumérios, que mantinham peixes em lagoas artificiais há pelo menos 4.500 anos. Se bem que os registos de manutenção de peixes também datam do antigo Egito e da Assíria.

Os chineses, que criaram carpas para comer desde 2000 a.C., foram provavelmente os primeiros a criar peixes com algum sucesso. Por exemplo, a criação seletiva do peixe dourado foi introduzida mais tarde no Japão, onde a criação de carpas ornamentais foi aperfeiçoada.

Os antigos babilónios também mantinham tanques de peixes ornamentais por volta de 500 ac.? Os antigos romanos, que criavam peixes para alimentação e entretenimento, foram os primeiros aquaristas de água salgada conhecidos, ao construir lagoas que eram abastecidas com água do mar do oceano.

O que é a aquariofilia

A aquariofilia é um passatempo que permite passar um bom par de horas, é relaxante e surpreendente, porque permite descobrir diferentes espécies de peixes e os seus hábitos na vida aquática. Trata-se de uma paixão que consiste em criar e manter qualquer ser aquático num tanque ou aquário, com base em determinadas condições que vão permitir que se desenvolva plenamente.

Nesse sentido, o objetivo principal da aquariofilia é converter espaços em habitats naturais para que os peixes, plantas e demais animais aquáticos possam crescer e desenvolver-se da mesma forma que fariam no seu ambiente natural.

Benefícios da aquariofilia

Os aquários trazem tantos benefícios à vida quotidiana que é difícil imaginar uma razão para não ter um. Na nossa vida ocupada e caótica, todos necessitamos de formas de relaxar, ir buscar forças e reiniciar as nossas mentes.

São relaxantes

A maioria das pessoas diz que se sente relaxada cada vez que observa os peixes no aquário. Não é surpreendente por isso que alguns médicos recomendem aos seus doentes que iniciem um passatempo como a aquariofilia quando necessitam de um ambiente tranquilo.

Fazem companhia, um dos excelentes benefícios da aquariofilia

Aprender a cuidar de um aquário leva tempo, mas comporta grandes benefícios. Na verdade, como qualquer outro animal de estimação, um aquário implica tempo, mas é capaz de trazer também grandes benefícios. Como qualquer outro animal de estimação, os peixes também fazem companhia, por isso são animais com os quais podemos criar um vínculo muito forte. Cuide bem dos seus peixes e passará por momentos muito entretidos e divertidos a observá-los.

São pedagógicos

A aquariofilia é uma fonte constante de aprendizagem e de procura constante de conhecimento que nos faz não só aprender, mas também perguntar e partilhar informação. Acima de tudo é um passatempo interessante para as crianças que observam os comportamentos naturais dos peixes, na sua verdadeira natureza, em direto. Às vezes as fotos e vídeos não chegam…

Mais benefícios da aquariofilia… Reduz o stress

Acredite que um dos maiores benefícios da aquariofilia é que os aquários ajudam a reduzir o stress das crianças que têm problemas de hiperatividade e de comportamento. As cores chamativas e o som da água são elementos anti-stress, para além de que os aquários contagiam o bom humor e ajudam a dormir melhor.

Agora que já conhece a origem da aquariofilia e quais são os benefícios que pode trazer a todos os que se entusiasmam em ter um aquário em casa, experimente uma aventura no mundo dos peixes e aquários.



« Anterior

Como criar guppys no seu aquário?

Os peixes corydoras ajudam a manter o seu aquário limpo?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.