Porque o meu aquário está turvo?

Porque o meu aquário está turvo?

Uma das perguntas mais frequentes trata sobre o desconcertante fenómeno da água turva no nosso aquário. Para responder esta questão não há uma única resposta, porque não há uma única causa. No entanto, em função da cor, as circunstâncias nas que aparece a água turva e a idade do aquário poderemos atribuí-lo a umas causas ou outras. Neste primeiro artigo vamos tratar as causas básicas devidas à montagem do aquário.

Água branca ou cinzenta

Resíduos do cascalho: quando montares o aquário se a água apresenta uma cor branca imediatamente ou depois de encher, provavelmente é devido a que não lavaste o cascalho o suficiente. Esvazia o aquário e enxágua o cascalho até a água sair clara. Isto deveria resolver o problema.

Elementos dissolvidos: se a cor não desaparece com o lavado do cascalho, a seguinte causa mais provável é que alguns elementos dissolvidos, como os fosfatos, silicatos ou metais pesados estão a alterar a água. Existem no mercado alguns clarificadores que frequentemente resolvem o problema; no entanto, segundo a minha experiência, a maioria das vezes apenas vai ocultar os sintomas e em alguns dias, o problema volta a aparecer. O ideal, neste caso, é conseguir um equipamento de filtração de água e uns bons testes para medir os parâmetros da água, começando pelo pH. Por outro lado, o melhor é introduzir os elementos do nosso aquário um de cada vez até encontrar a causa.

Colônia bacteriana: quando a água turva aparece nuns dias, semanas ou mesmo meses depois de ter montado o aquário, a causa principal será, com certeza, a instabilidade da colônia bacteriana. Há que ter em conta que são precisas semanas para chegar a estabelecer as colônias de bactérias que são capazes de eliminar os resíduos da água.

As plantas em decomposição ou o excesso de comida podem ocasionar uma colônia bacteriana prejudicial no nosso aquário. A melhor maneira de resolver este problema é mantendo o aquário muito limpo através de mudanças parciais de água e eliminando todos os resíduos em decomposição. Se no aquário houver partículas que são incapazes de serem eliminadas mediante as mudanças de água e a aspiração, podemos usar floculantes para aquário, de forma que essas partículas fiquem agrupadas e sejam eliminadas mais facilmente pelo filtro. Quando fizeres isto, tens de limpar o filtro depois, já que foi usado em máxima eficiência.

Azucena Gual. Bióloga aquática e criadora de peixes.

Queres saber mais sobre o aquário, a sua decoração e o cuidado dos peixes? Dá uma olhadela a todos os nossos artigos.

Deixe um comentário