Porque o meu aquário está turvo?

,

Água branca ou cinzenta

Resíduos do cascalho: quando montares o aquário se a água apresenta uma cor branca imediatamente ou depois de encher, provavelmente é devido a que não lavaste o cascalho o suficiente. Esvazia o aquário e enxágua o cascalho até a água sair clara. Isto deveria resolver o problema.

Elementos dissolvidos: se a cor não desaparece com o lavado do cascalho, a seguinte causa mais provável é que alguns elementos dissolvidos, como os fosfatos, silicatos ou metais pesados estão a alterar a água. Existem no mercado alguns clarificadores que frequentemente resolvem o problema; no entanto, segundo a minha experiência, a maioria das vezes apenas vai ocultar os sintomas e em alguns dias, o problema volta a aparecer. O ideal, neste caso, é conseguir um equipamento de filtração de água e uns bons testes para medir os parâmetros da água, começando pelo pH. Por outro lado, o melhor é introduzir os elementos do nosso aquário um de cada vez até encontrar a causa.

Colônia bacteriana: quando a água turva aparece nuns dias, semanas ou mesmo meses depois de ter montado o aquário, a causa principal será, com certeza, a instabilidade da colônia bacteriana. Há que ter em conta que são precisas semanas para chegar a estabelecer as colônias de bactérias que são capazes de eliminar os resíduos da água.

As plantas em decomposição ou o excesso de comida podem ocasionar uma colônia bacteriana prejudicial no nosso aquário. A melhor maneira de resolver este problema é mantendo o aquário muito limpo através de mudanças parciais de água e eliminando todos os resíduos em decomposição. Se no aquário houver partículas que são incapazes de serem eliminadas mediante as mudanças de água e a aspiração, podemos usar floculantes para aquário, de forma que essas partículas fiquem agrupadas e sejam eliminadas mais facilmente pelo filtro. Quando fizeres isto, tens de limpar o filtro depois, já que foi usado em máxima eficiência.

Azucena Gual. Bióloga aquática e criadora de peixes.

Queres saber mais sobre o aquário, a sua decoração e o cuidado dos peixes? Dá uma olhadela a todos os nossos artigos.

« Anterior

Criação de canários em casa

O que devo saber sobre os excrementos do meu gato?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.