O que devo saber sobre os excrementos do meu gato?

,

O que são os excrementos de gatos?

Tal como deves sabes saber, os excrementos ou fezes são os resíduos alimentares que um animal expulsa do seu corpo porque não lhe resultam úteis para o seu organismo. Estão formados pelos restos dos alimentos que não são absorbidos pelo aparelho digestivo.

Atenção à frequência e ao tamanho

O tamanho dos excrementos de teu gato e a frequência podem dar-te pistas fiáveis sobre a qualidade do alimento que lhes estás a dar.

Normalmente, quando as fezes são grandes e o gato defeca com muita frequência, a alimentação que recebe não é adequada. O organismo do gato não é capaz de absorber os nutrientes desse alimento e por isso acaba por expulsá-lo em forma de resíduos.

A digestibilidade, medida de qualidade

A digestibilidade é uma forma de medir o aproveitamento de um alimento, ou seja, a facilidade com que é convertido no aparelho digestivo em substâncias úteis para a nutrição.

É a razão pelo qual a digestibilidade serve como medida para determinar a qualidade da dieta que lhe ofereces ao teu gato e das matérias-primas que a compõem.

Ingredientes de qualidade vs. Subprodutos

A qualidade dos ingredientes é muito importante para o resultado da digestibilidade. Os alimentos que contêm ingredientes de baixa qualidade, como por exemplo, os chamados subprodutos de animais (as patas, cabeças, intestinos, etc.), os denominados “cereais com recheio” como o sorgo a cevada, são menos digestíveis. Deves ter isto sempre em conta.

O que é que deves ter em atenção?

Se quiseres valorar a qualidade do alimento que das ao teu gato de forma objetiva, observa com atenção como este o digere. Quando experimentes uma nova marca comercial, presta atenção. Se verificares que o tamanho das suas fezes é menor e que defeca com menos frequência que antes, podes confiar na qualidade do produto.

Por outro lado, também deves ter em consideração a cor e a textura dos excrementos e vai ao teu veterinário sempre que te aperceberes de qualquer alteração substancial.

Uma recomendação

As rações naturais para gatos garantem uma digestibilidade óptima. Os seus ingredientes são de qualidade e não incluem subprodutos como bicos, patas, cabeças ou intestinos. Além disso, não contêm corantes, conservantes, intensificadores do sabor nem antioxidantes artificiais.

« Anterior

Porque o meu aquário está turvo?

Por que é que ronronam os gatos? – Parte II

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.