É necessário um aerador para o meu aquário?

As bombas de ar são artefatos simples e económicos que cumprem a função de aportar oxigênio à água do aquário. O que fazem é soltar borbulhas no fundo do aquário através de uma pedra difusora instalada debaixo do substrato ou com elementos decorativos fabulosos como vulcões, gêiseres, cofres, etc. Estas borbulhas difundem oxigênio na água e quanto menores e mais numerosas forem, mais efetivas resultam. Além disso, quando chegam à superfície provocam uma leve agitação que favorece o intercâmbio gasoso entre a água e o ar.

Os peixes obviamente precisam de oxigênio para respirar e as plantas consomem-no durante a noite, mas também há outros processos sob a água que consomem o oxigênio dissolvido. As bactérias usam oxigênio para transformarem os restos nitrogenados em substâncias menos tóxicas, de modo que qualquer elemento em decomposição, quer seja alimento, matéria fecal, folhas mortas ou desprendidas, provoca um maior consumo de oxigênio no aquário. É certo que as plantas também produzem oxigênio mediante a fotossíntese, mas isto acontece apenas durante as horas do dia em que têm luz apropriada. Não é fácil conseguir um conjunto de plantas suficiente para abastecer a todos os seres vivos do aquário, já que costumam estar superlotados e damos demasiado alimento aos peixes.

Temos de considerar também que há características próprias da água que modificam a sua capacidade de retenção. À medida que a temperatura da água aumenta, o oxigênio dissolvido diminui. Por outro lado, a água salgada também tem menos oxigênio dissolvido.

A menos que tenhas uma forma de medir o oxigênio dissolvido na água do teu aquário e vejas que não é necessário, recomendamos instalar um aerador conforme com o tamanho do aquário. Se for muito comprido é melhor colocar dois pequenos no lugar de um grande. Um aquário profundo requer uma bomba de ar mais forte para vencer a pressão gerada pela água. Também vais precisar de um aerador potente para os enfeites que se mexem com o passo das borbulhas. Em definitiva, um aerador é um elemento económico, não consome demasiada eletricidade nem ocupa muito espaço e pode ser um fator importante para o bem-estar e a saúde de os teus peixes.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Os coelhos como animais de estimação

Halitose canina: combater o mau hálito em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.