Halitose canina: combater o mau hálito em cães

,

A halitose canina é um problema muito frequente entre os cães e afeta principalmente o seu hálito. Costuma ser mais comum em cães de tamanho pequeno ou médio, já que se caracterizam por ter o focinho mais curto e a cara muito plana.

A halitose canina é um problema muito frequente entre os cães e afeta principalmente o seu hálito. Costuma ser mais comum em cães de tamanho pequeno ou médio, já que se caracterizam por ter o focinho mais curto e a cara muito plana. Além do mau hálito, a halitose pode provocar dor na hora de comer, a perda de dentes e a salivação e sangramento de gengivas.

Uma das causas mais frequente da halitose canina é a idade, mas também influem doenças como a diabetes, a sinusite, o cancro, a faringite ou a amigdalite.

Como eliminar o mau hálito em cães

A alimentação do teu cão e a higiene são dois temas muito importantes na vida do teu cão e podem influenciar em muitos fatores, entre os que se encontram a sua vitalidade, a saúde e o comportamento. Uma boa alimentação e uma boa higiene vão conseguir que o teu cão tenha uma vida plena, longa e feliz.

Mesmo que a halitose seja uma das causas principais do mau hálito dos cães, muitas vezes este mau cheiro é devido a uma higiene bucal deficiente ou a uns hábitos alimentares pouco saudáveis. Quando tiveres alguma dúvida, o melhor é consultar com o teu veterinário. Ele irá examinar o teu animal de estimação e vai explicar a causa do mau hálito, recomendando até uma limpeza bucal se for necessário.

Queres saber como fornecer ao teu cão a melhor saúde dental? A higiene bucal nos cães é um assunto que está muito desatendido e deveria formar parte da rutina de higiene canina. Manter limpa a boca do teu cão é tão importante como o seu banho, a escovagem ou a higiene dos ouvidos. Além disso, vai evitar que o teu animal de estimação tenha um mau hálito e futuros problemas bucais como o tártaro ou a queda de dentes.

Para realizar uma correta limpeza da boca do teu animal de estimação, vais precisar de uma escova de cerdas macias adaptada ao cão, tendo em conta o seu tamanho e a raça, e uma pasta de dentes para cães. Com isto vais manter a boca do teu cão saudável, eliminar o mau hálito e aportar frescor. Podes encontrar uma ampla gama destes produtos no nosso catálogo.

Nunca escovaste os dentes do teu peludinho? Com estes simples passos sobre como escovar os dentes de um cão, vais começar a cuidar da higiene bucal do teu fiel companheiro:

  1. Introdução à pasta de dentes. Para que o teu cão relacione o sabor da pasta, deves pôr um pouco no teu dedo e deixar que o animal prove. Repete isto várias vezes antes de começar a lavar os dentes.
  2. Habitua-o à pasta. Agora tens de colocar a pasta de dentes na boca. O cão vai precisar de se habituar ao contato do creme. Procura que o cão esteja tranquilo e confortável e não o incomodar com o dedo.
  3. A escova-de-dentes. Quando já ficar habituado ao sabor do creme poderás começar com a escova de dentes. Aproxima a escova com a pasta de dentes e deixa que lamba um pouco. Sujeita o focinho e começa a escovar suavemente os caninos com movimentos verticais e com a escova em ângulo. Por enquanto, evita escovar os incisivos, que é a zona mais sensível da boca.
  4. Dentes posteriores. Uma vez que o teu cão ficou habituado à escovagem dos caninos, avança suavemente com os dentes posteriores aos caninos, realizando um movimento circular. Assegura-te sempre que o teu cão permaneça confortável!
  5. O teu cão já está pronto! Depois de seguir estes passos já poderás escovar toda a boca de forma confortável e simples sem que se sinta incômodo ou tente resistir-se.

Uma vez que começares a escovar os dentes do teu cão para melhorar a sua higiene bucal poderás concentrar-te em outros aspectos que também afetam o hálito. A alimentação é o mais importante, já que afeta diretamente à placa bacteriana. Se o teu cão segue uma dieta húmida, é mais fácil que a comida fique entre os dentes e gere tártaro rapidamente. Para melhorar o seu hálito é melhor que lhe dês uma dieta seca e rica em nutrientes para que mantenha a boca saudável. Um conselho! Se fores dar ao cão um pouco de aipo de vez em quando, vai eliminar a placa bacteriana e sanear os seus dentes e gengivas.

Além disso, existem brinquedos dentais e deliciosos snacks que limpam os dentes e as gengivas dos cães ao mesmo tempo em que fortalecem os músculos da boca. Eles adoram! Na Tiendanimal poderás encontrar uma grande variedade de produtos pensados especialmente para a higiene e a saúde bucal dos cães. Dá uma olhadela!

« Anterior

É necessário um aerador para o meu aquário?

Os canários

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.