Os canários

Os canários são aves muito populares como animais de estimação devido ao facto de serem pássaros fáceis de cuidar e que garantem alegria ao lar com as suas vistosas cores e o seu incrível canto. Com este post queremos ajudar-te a conhecer as características dos canários para incentivar-te a adotá-los como animais de estimação e que possas aproveitar ao máximo da sua agradável companhia.

1. Características gerais dos canários

Os canários são pássaros pequenos (não mais do que 10-12 cm de comprimento) e são provenientes das Ilhas Canárias, como o seu próprio nome indica. Pertencem à família dos Fringilídeos e existem muitíssimas variedades dentro da espécie, que se classificam pelo seu canto ou pela sua cor. Além do clássico canário amarelo, há exemplares de outras cores que são obtidos mediante cruzamentos, como o branco, o vermelho, o bronze e todas as suas combinações.

Estes pássaros podem ser um pouco tímidos e, diferentemente dos periquitos, não respondem bem ao contato físico com as pessoas. É por isso que não são os melhores animais de estimação para crianças, já que se estressam facilmente com os barulhos. Em um lar tranquilo, os canários se acostumam à presença das pessoas e podem chegar a interagir com os seus donos, sempre desde a segurança da sua gaiola. Não requerem muitos cuidados, de forma que são muito apropriados para criadores principiantes.

Os machos de canário têm uma voz mais agradável e um repertório mais amplo que as fêmeas, mas praticamente deixam de cantar em época de muda. Estas aves não são muito sociáveis, de forma que um canário só pode viver feliz em sua gaiola e com os cuidados adequados, sua expectativa de vida pode chegar aos 10 anos. Também são pássaros bastante territoriais e se forem obrigados a conviver podem produzir brigas pela supremacia entre eles.

2. Qual gaiola comprar para o meu canário?

Se decidires ter um canário como animal de estimação, procura comprar uma jaula para pássaros do maior tamanho possível. Estas aves precisam de espaço suficiente para voar diariamente e manter um bom estado de saúde. A gaiola perfeita para canários deve ter abundante espaço horizontal, o espaço vertical não é tão importante. Checa sempre que a separação entre as barras não supere os 12 mm.

Também vais ter que incluir vários brinquedos para pássaros com os quais possam se entreter. Sem eles, os canários ficam entediados rapidamente e começam a mostrar comportamentos estranhos. É muito importante colocar os acessórios de forma que não obstruam o espaço para voo. Os poleiros de madeira para pássaros são muito importantes, mais ainda se forem de diferentes espessuras, texturas e inclinações, porque isso melhora a circulação e a musculatura das patas, o que previne a artrose e as atrofias nos canários.

Os canários são bastante fortes e resistem a uma ampla variação de temperaturas. Mesmo assim, é melhor manter a gaiola protegida das correntes de ar ou do ar condicionado. Também é importante evitar deixar a gaiola sob o sol, já que o teu animal de estimação poderia sofrer com um golpe de calor. Durante a noite é bom cobrir a jaula, para que o teu canário se acostume com um ritmo de luz/escuridão o mais parecido possível ao ciclo natural da noite e do dia.

3. O que dar de comer ao meu canário?

A alimentação destas incríveis aves consiste em misturas de sementes formuladas especialmente para canários ou em ração para eles. As misturas são mais saborosas, mas permitem que as aves selecionem somente o que mais gostam de comer e deixar o resto. Também podes oferecer uma variedade de frutas e verduras frescas e pedacinhos de ovo cozido de vez em quando.

Lembra que em TiendAnimal podes encontrar tudo o necessário para cuidar dos teu canários como eles merecem, com a comida para canários mais nutritiva e os acessórios para pássaros mais duradouros.

« Anterior

Halitose canina: combater o mau hálito em cães

É preocupante que os meus peixes estejam sempre na superfície?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.