É preocupante que os meus peixes estejam sempre na superfície?

Um dos erros mais comuns no início do hobby é superpovoar o nosso aquário. Isto, combinado com uma pequena superfície de água, ocasiona a falta de oxigenação da água e/ou sem a filtração adequada pode ocasionar sérios problemas. Utilizar os clássicos aquários redondos ou de vaso é outro erro comum e encontraremos que o com o passar do tempo os peixes começarão a aparecer na superfície. Um casal de peixes de água fria em um aquário redondo na mesa da sala fica muito bem, mas é uma superfície de água demasiado pequena para esta espécie que pode atingir até um metro de comprimento e viver 3 anos.

O mesmo acontece com os vasos decorativos, mesmo que a maioria das vezes são vendidos com os combatentes (Betta splendens), uma espécie que pelas suas caraterísticas pode viver em águas pobres em oxigénio, já que têm desenvolvido um órgão respiratório especial, o labirinto, que lhes permite tomar oxigénio da superfície. Conseguem, até mesmo, viver no charco que deixa a pisada do gado até a chegada da monção. Lamentavelmente ao ser um sobrevivente inato em condições extremas, é capaz de sobreviver umas semanas num vaso de vidro. Esta condição, que no seu entorno natural o favorece para continuar a existir, é uma clara desvantagem já que faz com que seja um enfeite muito habitual. Mas isso não significa que esteja bem e seja feliz, na maioria das vezes o que acontecerá é que de forma paulatina perderá a sua vivacidade e cor em poucas semanas quando a sua esperança de vida é de três anos.

Alimentar em excesso é outra causa muito comum de que os peixes fiquem sempre na superfície. Em um entorno tão reduzido e com um excesso de alimentação, o alimento que se deposita na parte inferior do aquário decompõe-se facilmente e corrompe a qualidade da água e, por tanto, altera os parâmetros da água na qual vivem.

Por tanto, respondendo à pergunta que surge no título desde post, sim, definitivamente é ruim que os nossos peixes estejam sempre na superfície; este comportamento está a indicar-nos que os nossos animais de estimação têm um sério problema. Se quisermos uma ou várias espécies de peixes a alegrar a nossa casa, é fundamental um aquário com um tamanho razoável, um bom sistema de filtração, um bom arejamento, uma boa alimentação e um bom regime de limpeza regular.

A boa qualidade da água e a sua correta oxigenação/filtração são fatores indispensáveis para manter os nossos peixes alegres e saudáveis.

« Anterior

Os canários

Doenças transmitidas pelas pulgas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.