Conselhos para cuidar o teu lago de jardim com regularidade

1. Como melhorar os valores da água pouco favoráveis para os peixes e as plantas.

A chuva e a água da torneira contêm substâncias, como por exemplo, cloro ou cobre, que são demasiado agressivas para os peixes de lago de jardim. Uma dureza da água demasiado elevada ou baixa demais tem também um efeito prejudicial. SERA KOI PROTECT e SERA TEICHMORENA neutralizam as substâncias nocivas e criam condições de vida ótimas e adequadas para os peixes. Se a dureza de carbonatos é inferior a 5º dKH deveria ser aumentado até um valor de entre 5 e 10º dKH com SERA GH-KH plus para garantires uma estabilização segura do pH.

2. Como evitar o incómodo crescimento de algas 

Sobretudo no verão, com uma alimentação abundante e uma forte radiação solar, é muito provável que haja um grande crescimento de algas. Um cuidado correto da água do teu lago evita a formação de algas e por isso aconselhamos-te que uses SERA KOI PROTECT e SERA crystal para acondicionar a água . SERA KOI PROTECT contém coloides protetores e um complexo de vitamina B, pelo que condiciona a água , enquanto que SERA crystal fixa as substâncias que causam turvações e possibilita a sua captura pelo filtro. Antes de aplicar SERA crystal, certifica-te de que o valor de dureza de carbonatos (KH) seja suficientemente alto para estabilizar o pH.

Além disso, a instalação do SERA Pond clarificador de tanques de UVC evita a proliferação das incômodas algas flutuantes. Em qualquer caso, é preciso eliminar as algas com regularidade para evitares efeitos negativos necessários devidos à decomposição de algas. Com SERA algenstop podes combater eficazmente as algas filamentosas e flutuantes.

Durante o tratamento é preciso arejar bem a água do lago, dado que as algas moribundas consomem muito oxigênio.

3. Como voltar a estabilizar a água que está em más condições

A higiene da água é um dos aspetos mais importantes, pelo que sempre deveria evitar contaminar a água; aliás, deveriam sempre ser usados alimentos de alta qualidade como o SERA KOI SPIRULINA.

Caso o pH seja demasiado elevado, estabiliza-o e reduze-lo com SERA teichmorena e SERA biogranulado de turba, cujos efeitos permanecem durante muito tempo.

É necessário agitar fortemente a superfície da água, o qual se consegue com SERA bombas para bomba fonte e com as bombas para filtros de tanques, as quais podem por sua vez serem utilizadas como fontes decorativas. Para saber mais sobre os filtros de tanques SERA, consulta o manual “Como construir o meu lago de jardim”.

Experimenta a quantidade de peixes do teu lago e se for excessiva, reduz a mesma até um número apropriado. Caso seja produzido um envenenamento grave, troca sem falta uma grande parte da água do tanque e, ao mesmo tempo, retira todos os restos podres que conseguires. Condiciona a água fresca com uma dose dupla de SERA KOI PROTECT e de SERA teichmorena.

4. Medidas preventivas: para um clima saudável na água  

Se usares conjuntamente SERA teichmorena e SERA biogranulado de turba, evitas o crescimento indesejado de algas, previnem-se muitas doenças dos peixes e a água mantém-se limpa a longo prazo. SERA teichmorena é um concentrado de ácido húmico, pelo que atua imediatamente. O SERA biogranulado de turba liberta aos poucos o ácido húmico na água.

As vantagens destes produtos:

  • Água  limpa e cristalina.
  • Previne-se o crescimento das algas.
  • Fomenta-se o crescimento das plantas, o que significa menos algas e mais oxigênio.
  • Previne-se micose nos peixes.
  • Estabiliza-se o valor pH.
« Anterior

Brincar com o teu cão

É difícil cortar as unhas do meu gato em casa?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.