LaPerm

Em uma fazendo dos Estados Unidos nasceu em 1982 uma ninhada de seis gatinhos. Uma das fêmeas tinha a pele sem pelo, mas dois meses depois apresentava uma pelagem encaracolada e sedosa. Durante vários anos a proprietária selecionou e criou muitos outros gatinhos com a mesma pelagem, que constituíram os primeiros antepassados da raça Dalles La Perm, resultado de uma mutação em um gene dominante.

Em 1996 a raça LaPerm foi reconhecida oficialmente nos Estados Unidos e atualmente tentam oficializá-la em outras associações do mundo. Como ainda há poucos exemplares é permitido cruzar com outras raças.

Além da pelagem têm em comum um grande apego pelas pessoas. Adoram estar perto dos seus donos e costumam tocar com as suas patinhas da frente a cara e o pescoço. É um gato de fazendo, excelente caçador, extrovertido e curioso e um bom companheiro. Tem uma voz meiga e muito suave.

A sua manutenção é muito simples; apenas precisas escová-los duas ou três vezes por semana para retirar os pelos que solta. Ao ter o pelo encaracolado, ficam presos e não eliminam muitos pelos no ambiente.

Aspeto geral do gato LaPerm

É um gato de tamanho médio, de estrutura óssea fina, medianamente longilíneo e elegante com pelagem encaracolada. O seu peso é de 3,5 a 5,5 kg.

  • A cabeça é de forma triangular com contornos arredondados. Crânio arredondado, ligeiro stop, nariz de longitude média. Base dos bigodes cheia e pronunciada. Queixo fino. Os seus bigodes também são encaracolados. Tem orelhas de tamanho médio, de base larga e ponta arredondada. O interior está coberto de pelos que são encaracolados no fundo. Aprecia-se a presença de pincéis.
  • Olhos grandes, amendoados, medianamente separados. Não há relação entre a cor dos olhos e da pelagem.
  • Pescoço de longitude média, porte alto.
  • Corpo tipo semi-alongado, de tamanho médio. Estrutura óssea média e boa musculatura.
  • Patas de longitude média. Patas anteriores mais curtas que as posteriores. Estrutura óssea média. Boa musculatura. Pés arredondados.
  • Cauda longa e afiada. Pelagem encaracolada.
  • Pelagem: há duas variedades
    • -camada de pelo curto, com textura suave, sedosa, ondulada nas costas e no ventre. Penugem moderada.
    • -camada de pelo semi-longo ou comprido, com textura suave, sedosa e encaracolada.  Gorjeira admitida nos adultos. O interior das orelhas e dos bigodes podem ser encaracolados. Estes gatos ficam sem pelo, pelo menos uma vez na vida, no geral quando são muito jovens. O pelo cresce novamente. Todas as cores são reconhecidas.
  • Defeitos: ausência de pelos nas orelhas. Ausência de caracóis de pelo comprido debaixo às orelhas. Corpo fino e quadrado, patas curtas.

« Anterior

É difícil cortar as unhas do meu gato em casa?

O coelho como animal de estimação para crianças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.