Gato Ocicat: Aconselhamento, cuidados e características

Nome: OcicatAltura: média
Origem: Estados UnidosPeso: 5 e 7 kg
Esperança de vida: 16-19 anosTemperamento: brincalhão, afetuoso, extrovertido, enérgico, inteligente.
Cores: mosqueado e tijolo. O prateado é comum.Necessidades: escovar pelo menos 1-3 vezes por semana. Requerem muito estímulo
Pelo: curto, fino e sedosoPerfeito para: criar com crianças e viver com outros gatos jovens devido à sua capacidade de liderança.

Origem do gato Ocicat

A raça de gato Ocicat, ou gato ocelote, juntamente com o Mau egípcio e o Bengali, é uma das três raças de gatos mais selvagens. São médias-grandes e de aspeto selvagem, robustas, com cabeça arredondada e orelhas pontiagudas, semelhantes aos linces. Os seus olhos são grandes, expressivos e geralmente de cor amêndoa. Nunca azul. 

Sendo descendentes de gatos siameses, partilham o seu lado atlético, elegante porte e são mais fortes e musculados. A raça Ocicat tem um poder exótico e excêntrico. 

O Ocicat é uma raça dos Estados Unidos da América. O seu nome é uma contração das palavras inglesas ocelot (ocelote) e cat (gato), uma vez que tem uma pelagem manchada particular como se fosse um gato selvagem.

Em 1964, uma criadora americana cruzou um gato siamês abissínio de raça cruzada com um gato siamês ponto de chocolate, do qual obteve siameses Tabby Point.

Ao ver estes resultados exóticos, outros criadores decidiram continuar o que esta pequena criadora tinha começado e não conseguiu continuar. Assim, fizeram cruzamentos entre Siameses, Abissínios, Orientais manchados e American Shorthair, até atingirem a morfologia atual e excêntrica que conhecemos da raça Ocicat.

Hoje em dia, tais cruzamentos são absolutamente proibidos. É claro que o gato Ocicat nos Estados Unidos é incrivelmente popular, enquanto na Europa é uma raça chamativa. Em 1988, foi aprovada como raça oficial. Quatro anos mais tarde, em 1992, tornou-se oficial também na Europa e finalmente no resto do mundo.

Tipos de Ocicat

Existem precisamente 12 variedades da raça Ocicat de diferentes tonalidades e cores. Seis deles são silver e seis não são. Sem dúvida, o pelo é a sua marca registada e, sem dúvida, muito semelhante ao ocelote selvagem.

Cores

Existem 12 variedades de tonalidades e dois estilos totalmente definidos: o manchado e os gatos tigresa. Como dissemos, seis deles são prateados e seis não são.

Os Ocicat manchados podem ser pretos, azuis, chocolate, lavanda, canela e fulvo. Todas estas cores estão também disponíveis na variante silver. 

Tipos de pelo

O pelo é fino, macio, sedoso, com um brilho acetinado, de complexão forte e é o que o distingue do resto. 

Na sua variedade tabby, os gatos Ocicat têm uma pelagem ligeiramente tigresa, cinza prateada ou silver, laranja ou castanha. Outra marca de identificação é o padrão em “M” na sua frente, sobre o qual existem muitas histórias e mitos.

O bebé do gato Ocicat

A raça Ocicat é um animal doméstico com uma alma selvagem. Tanto quando são cachorros como ao longo da sua vida, são animais muito expressivos e miadores. São extremamente afetuosos com os seus donos e quando são bebés, são mais hiperativos do que qualquer outra raça.

Carácter e comportamento do Ocicat

São muito ativos e recetivos aos estímulos. São capazes de abrir portas e fechos. Curiosamente, os proprietários dos gatos Ocicat, na sua maioria, aludem a esta capacidade de escapar.

Têm um belo temperamento, são brincalhões, energéticos por natureza e são ideais para serem criados com crianças. Além disso, eles nascem líderes, pois coexistem perfeitamente com os felinos mais jovens e encarregam-se deles. Devido à sua grande hiperatividade, precisam do teu tempo, companhia e estimulação diária.

Como alimentar um Ocicat de acordo com a sua idade?

Os gatos Ocicat não precisam de uma dieta especializada ou específica da raça. Mas precisam, evidentemente, de uma dieta equilibrada e por etapas.

Alimentação por etapas

Como todos os gatos, à nascença só precisarão do leite materno. À medida que se aproximam do desmame, por volta dos 2 meses de idade, começamos a combinar a sua ingestão de leite com um alimento à base de água para gatinhos. 

Após dois meses, os gatinhos Ocicat começarão a sua dieta com comida para bebé até atingirem a fase adulta, com um ano de idade, onde começarão a comer a sua comida habitual até crescerem. Uma vez atingida a sua fase sénior, podem começar a ser alimentados com um alimento adaptado às suas novas necessidades.


Saúde dos gatos Ocicat

O enriquecimento genético da sua linhagem significa que, até à data, não tem doenças congénitas ou hereditárias conhecidas associadas.

Cuidados de um gato Ocicat

Com o Ocicat deves ter os mesmos cuidados básicos que com todos os gatos, uma dieta equilibrada, visitar o veterinário pelo menos 3 vezes por ano, examiná-los, dar-lhes todas as vacinas necessárias e desparasitá-los.

Pelo

O pelo do Ocicat é fino e curto. Devem ser escovados pelo menos três vezes por semana e só devem ser dados banhos ocasionais quando considerado necessário.

Pele

A pele dos gatos é o maior órgão felino e constitui entre 12 e 24% do peso do animal. Tanto o pelo como a pele do teu Ocicat enviam sinais bastante fiáveis relativamente ao estado da sua saúde geral. 

Quais são os alarmes? Queda excessiva de pelo, se o animal se arranhar continuamente ou se lamber excessivamente. Além disso, se o pelo se tornou áspero e baço, este é também outro motivo para consultar um veterinário. As razões podem ser várias, tais como má nutrição, parasitas, alergias, dermatites e problemas de higiene, entre outros. É sempre aconselhável consultar um profissional.

Outros: Olhos e ouvidos

Os ouvidos dos gatos, tal como os seus olhos, são muito delicados. Os felinos são animais muito autossuficientes e limpos. Os sinais de alarme são permanentes contrações do ouvido, arranhões, pigmentação preta nas pontas dos ouvidos, comichão nas orelhas, etc. Irritação ocular, vermelhidão ou descarga são os primeiros sinais de aviso a que deves estar atento. 

Em qualquer dos casos, é aconselhável consultar um veterinário antes de higienizares o teu animal de estimação. Desta forma, fá-lo-ás de forma segura e com o produto certo.

Adoção de um Ocicat

A raça Ocicat, por razões óbvias, é muito popular nos Estados Unidos e é mais acessível de conseguir. Por outro lado, em Espanha, por exemplo, conseguir um Ocicat é uma tarefa mais complexa. É aconselhável que te dirijas aos abrigos para gatos e vejas a possibilidade de adotar uma raça semelhante, mestiça ou peças conselhos para saber onde começar a busca para dar uma oportunidade ao teu novo companheiro de vida.

Nas lojas Tiendanimal ajudar-te-emos em tudo o que precisares e aconselhar-te-emos para que possas encontrar o teu companheiro ideal.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Pododermatite em cães

Dia Mundial dos animais, uma data para consciencializar

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.