Esta raça provém do antigo reino de Siam, hoje Tailândia. Foi encontrado representado em um manuscrito de 1350. Em Siam era um gato reservado à família real e conservado cuidadosamente no palácio. Porém dois siameses de origem desconhecido apresentaram-se no Cristal Palace de Londres em 1871. A partir de 1880 vários diplomáticos europeus obtiveram em Bangkok casais de siameses e os levaram ao seu respetivos países, dando lugar ao fomento da raça no resto do mundo.
O gato siamês tem uma habilidade única para se comunicar. Com a sua voz tão característica, forte e roca, é um grande vocalizador. Também se expressa com o seu corpo e ama ficar no colo, a cama, a mesa e, principalmente, no coração dos seus proprietários. É muito extrovertido, de caráter forte e não é tranquilo. Não gosta da solidão, e por isso reclama atenção com fortes miados.
Aspeto geral do gato siamês
- Tamanho médio, longilíneo, de tipo oriental, esbelto, elegante, flexível e bem musculoso. Pesa de 2,5 a 5,5 kg.
- Cabeça média, compreendida no triângulo perfeito entre o nariz e as pontas das orelhas. Nariz longo, reto, sem stop pronunciado. As bochechas são achatadas, mas um pouco avultadas nos machos adultos.
- Orelhas muito grandes, largas na base e pontiagudas.
- Olhos médios, amendoados, inclinados ao nariz em harmonia com o formato triangular da cabeça. Cor azul, o mais intenso possível. Sem estrabismo.
- Corpo longo, esbelto e tubular. Pescoço alongado e magro, levemente arqueado. Omoplatas e anca da mesma largura. Ossamenta fina e musculatura firme.
- Patas longas, finas. As posteriores um pouco mais longas que as anteriores. Pés pequenos e ovalados.
- Rabo longo, fino, estreito na base, afina-se na ponta.
- Pelagem: pelo curto, fino, grudado ao corpo, sedoso, brilhante. Cor mais pigmentada nas partes distais do corpo ou points (patas, rabo, cara e orelhas). Estas partes devem ter uma coloração uniforme, com um contraste marcado com o resto do corpo.
As cores mais clássicas reconhecidas são:
- seal point: points de cores castanho escuro, fundo bege claro.
- blue point: points de cor azul cinzento, fundo branco brilhante ou azulado.
- chocolate point: points de cor chocolate com leite, fundo marfim.
- lilac point: points de cor bege rosado, fundo branco sujo ou marfim.
Os siameses nascem brancos e a partir do 5º dia começam a marcarem-se os points. Com o passar dos anos a sua cor escurece, por isso admitem-se tons mais fortes nos animais mais velhos.