Gato azul russo: Conselhos, cuidados e características

Nome Gato russo azul ou arcanjo
Origem Rússia
Esperança média de vida 15-20 anos 
Cores Azul, negro ou branco 
Pelo Curto
Altura 20-25 cm
Peso3-7 kg 
Temperamento Carinhoso, brincalhão e tranquilo
Necessidades Boa higiene, carinho, espaço e vigiar as porções de comida 
Perfeito para Pessoas que vivem sozinhas

Origem e história do gato azul russo 

O gato azul russo é uma raça proveniente do norte da Rússia, mais concretamente das ilhas do Arcanjo. Esta raça é uma das antigas e surgiu de forma natural, sem a intervenção do ser humano na evolução da mesma. De facto, diz-se que descende dos gatos dos czares russos, tendo o próprio czar Nicolau I um deles. Naquela época eram muito comuns nas casas da realeza da Rússia, que considerava que estes felinos eram capazes de afastar o infortúnio. 

No ano 1900 o czar ofereceu à rainha Victória de Inglaterra e ao seu filho Eduardo VIII um exemplar do gato azul russo. A partir desse momento foram muitos os espetáculos protagonizados pelos gatos azuis russos. 40 anos depois, a raça da realeza europeia chegou aos Estados Unidos, em pleno desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial. 

Carácter de um gato azul russo 

São gatos muito sociáveis e carinhosos. Costumam estar muito atentos aos membros da família, particularmente de um deles, que será no que centram uma maior atenção. Assim, é muito normal encontrá-los a receber os seus familiares à porta de casa.  Além do mais, o azul russo gosta muito de brincar e de mimos. De facto, quando estiver em casa irá pedir muita atenção da tua parte, como carinhos ou brincadeiras

Contudo, também é um gato que necessita dos seus momentos de solidão e tranquilidade. Deste modo, eles não ficam afetados por passar tempo sozinhos quanto estás fora de casa. E com visitas, é um gato tímido e receoso.

Como manter um gato azul russo saudável e com muita energia? 

O gato azul russo é uma raça extremadamente inteligente, pelo que necessita de ser estimulado mentalmente de forma contínua com brinquedos e treinos. Além do mais, também é importante cuidar do seu físico com brinquedos, devido ao seu instinto caçador e à sua grande energia. 

Saúde do azul russo 

Há alguma doença típica do gato azul russo? 

Estes felinos costumam sofrer diabetes mellitus, a qual provoca uns níveis superiores aos normais de açúcar no sangue. Os sintomas desta doença são, entre outros, uma ingestão excessiva de água e, por sua vez, um aumento da micção. 

Como prevenir as patologias anteriores? 

Tanto o sobrepeso como a inatividade são fatores de risco da diabetes mellitus. Portanto, é importante treinar fisicamente o azul russo e cuidar da sua alimentação. Neste sentido, há que escolher cuidadosamente a fonte de alimentação do teu felino. A ração seca favorece o aparecimento da diabetes mellitus, devido à quantidade de hidratos processados. Assim, recomendam-se dietas húmidas. 


Cuidados típicos do gato azul russo 

Pelo 

Para manter o pelo do azul russo saudável e brilhante, é necessário escová-lo contra o crescimento do pelo duas vezes por mês, para assim poder retirar o pelo morto. Nas mudanças de estação, é aconselhável aumentar a escovagem para uma vez por semana.  

Pele 

No que diz respeito à pele, os gatos dos czares não requerem nenhum cuidado específico, apenas mantê-la limpa. 

Outros (olhos, ouvidos) 

No que diz respeito aos olhos, é importante ter em casa umas gotas para poder limpá-los, especialmente se vês que ele tem remelas. Enquanto que os ouvidos, nas visitas ao veterinário, o profissional irá encarregar-se de verificar se estão saudáveis. Em caso contrário, irá prescrever a medicação necessária. 

Qual é a melhor alimentação para um azul russo? 

É recomendável combinar uma dieta húmida com uma ração seca. Como já comentamos, a ração seca é um fator de risco da diabetes. Contudo, também é muito benéfica para a saúde bucal do azul russo. Dependendo da idade e da atividade do felino, as porções deverão ser de maior ou menor tamanho.  

Recorda que a obesidade é outro fator de risco da diabetes e de muitas outras doenças. Por isso, é importante seguir à risca as indicações do veterinário. Além do mais, a comida deve ser de qualidade e ter um grande conteúdo de proteínas, minerais e vitaminas. 


Alimentação por etapas 

Como esclarecemos, a quantidade de porções deverá ser indicada pelo veterinário, que terá em conta a idade, estado físico do gato e o seu peso. Desde pequenos, até as 4 semanas, alimentam-se unicamente do leite da mãe. Depois deste período, podem começar a ingerir comida húmida. 

É a partir da sexta semana que costumam começar a dieta seca, já que essa é a idade em que aparecem os dentes. Nessa etapa comem muito, já que estão em época de crescimento. Por isso, é recomendável dividir a comida em diferentes porções diárias, evitando que tenha a tigela sempre cheia. 

O que ter em conta para adotar um gato azul russo? 

O gato azul russo é perfeito para pessoas que vivem sozinhas ou para famílias que não costumam ter muitos convidados em casa. Tendo em conta que é tímido e necessita de momentos de tranquilidade, é necessário respeitar o seu espaço. Já que é muito doce e carinhoso, é perfeito para famílias com crianças ou para pessoas que tenham tempo para estar com ele.  

Recorda que na nossa loja online encontrarás uma enorme variedade de produtos com os quais poderás cuidar do teu gato azul russo. 

« Anterior

Raças de cães: Boiadeiro de Berna

As maiores raças de cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.