Gato angorá turco: excelente opção para casas com crianças

,

Se for um apaixonado por felinos, e os mais pequenos na sua casa também se sentem atraídos por estes animais maravilhosos, está com sorte. Devido à sua atitude brincalhona e carinhosa, o gato angorá turco é uma excelente opção para casas com crianças.

De acordo com pesquisas realizadas em diferentes estudos, o gato angorá turco é uma das raças mais antigas que existem, por isso a pelagem longa que o caracteriza tem contribuído para o fascínio produzido por este animal em muitos lugares do mundo.

As dicas por que o gato angorá turco é uma grande alternativa para casas com crianças

Os gatos angorás são originários da Turquia e, inicialmente, só eram reconhecidos como animais desta raça aqueles que tinham pêlo branco. No entanto, no seu país de origem permanece assim, mas faz mais de 20 anos que a Federação Internacional Felina aceita exemplares com cores diferentes na sua pelagem.

Sem dúvida esta raça, muito popular em todo o mundo, estava prestes a extinguir-se devido à sua criação descontrolada. E assim teria acontecido se o zoológico da Turquia não tivesse realizado um programa de recuperação da espécie.

Características físicas do gato angorá turco

A característica física que mais se destaca nestes espécimes é a sua longa e espessa cauda, que lhe dá um ar atraente e diferente. Por isso, em geral, não são animais muito grandes, já que podem pesar entre 3 e 5 quilos, o que os torna muito ágeis.

A cabeça é triangular e tem as orelhas pontiagudas. Os seus olhos, na maioria dos casos, são oblíquos e mais altos do lado de fora do rosto. Além disso, em alguns exemplares são de cores diferentes.

Por último, são animais de pêlo longo, embora às vezes surjam angorás turcos com pelagem de comprimento médio. A cor pode variar dependendo do exemplar, mas o mais comum e apreciado ainda é o branco.  

O seu caráter travesso

É, como a maioria dos felinos, uma raça muito independente e inteligente. No entanto, são muitas vezes travessos, carinhosos e muito ativos, por isso vão adorar brinquedos projetados para gatos. Além disso, adaptam-se bem aos espaços fechados, mas necessitam ter liberdade de movimentos.

Por tudo isto, o gato angorá turco é uma excelente opção para casas com crianças. Assim sendo, tendem a adequar-se bem a eles e os mais pequenos desfrutam da sua energia e vivacidade.


O gato angorá turco e as crianças: ensine-os a brincar

Para que os mais pequenos aprendam a desfrutar da companhia destes animais e possam brincar com eles, é importante que estejam acostumados com a presença um do outro desde muito tenra idade.

Em geral, interagem com muita naturalidade, especialmente se o felino também é um filhote. Mas mesmo no caso de animais de uma certa idade, podemos aprender truques para brincar com os nossos gatos que nos ajudarão, por exemplo, a observar que coisas eles gostam.

Cuidados do angorá turco

A angorá turco é um animal de longa duração e não requer atenções demasiado especiais. A única coisa que solicita vigilância mais intensa é a escovagem, já que gatos de pelagem longa podem desenvolver sérios problemas intestinais com as bolas de pêlo.

Se mantiver uma higiene normal, necessária em qualquer outra raça, e o levarmos ao veterinário pelo menos duas vezes por ano, para os seus exames e para desparasitá-lo, podemos desfrutar de um gato saudável durante muito tempo. Agora que já sabe que o gato angorá turco é uma excelente opção para casas com crianças e aprendeu a cuidar deste amiguinho travesso, só lhe resta animar-se e desfrutar da sua companhia.

« Anterior

Curiosidades do gato do bosque da Noruega

Conheça estes cinco cães de raça média

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.