Como é o caráter de um chartreux? Conheça a fundo o gato cartuxo

,

A tranquilidade e a sociabilidade que definem o caráter desta raça fazem deles excelentes companheiros, tanto para as crianças quanto para o resto da família. Por isso conheça este gato, aprenda como é o caráter de um chartreux e as razões pelas quais estes gatinhos amorosos e carinhosos encantaram tantas casas por todo o mundo.

Com efeito, a principal característica da sua personalidade é a tranquilidade: fogem de qualquer conflito e adoram a calma. Mas isto não deve ser confundido com solidão. Na verdade, não é aconselhável deixá-los muito tempo sozinhos, pois são bastante dependentes. Por isso, se quiser saber mais sobre esta raça, continue a ler. Acredite que vai ficar conquistado.

Como é o caráter de um chartreux

Originário do Irão e da Turquia, ele foi levado para França durante as Cruzadas. Conta a história que se utilizavam nos mosteiros dos monges cartusianos para caçar ratos e evitar a propagação da peste negra. Por esta razão, também são conhecidos como gatos cartuxos.

Mas esse apelido não surge só porque eles viveram com estes monges, mas por causa do seu caráter. São tão calmos que se diz terem feito um voto de silêncio igual aos religiosos, que não eram autorizados a falar. E, na verdade, é uma raça que quase nunca faz miados e geralmente comunica apenas através de  ronronares muito discretos.

E a paz é o que um chartreux mais gosta. Portanto, são um dos melhores animais de estimação para uma família com filhos. E embora sejam reservados com pessoas que não conhecem, os laços que criam com os seus donos são muito especiais. Na verdade, desenvolvem uma devoção à sua família humana muito semelhante à dos cães: não se surpreenda que o siga em todos os lugares e queira dormir ao seu lado.

Os cartuxos são gatos muito caseiros, e um dos seus passatempos preferidos é dormir (pode fazê-lo por muitas horas seguidas), de preferência em ambientes silenciosos. Por isso é muito importante respeitar as horas de sono do gato, pois são fundamentais para repor energia.

Mas não podemos esquecer que ainda mantêm o seu instinto caçador, por isso, se tem um espaço seguro ao ar livre, deixe-o sair diariamente para explorar. Logo de seguida, dormirá uma boa sesta.

Como cuidar de gatos cartuxos

Esta raça adora sentir-se mimada pelos seus donos. Na verdade, no momento em que criarem um vinculo consigo, não vão querer separar-se. Mas, como todos os gatos, os chartreux necessitam brincar, trepar, arranhar ou esconder-se. Por isso, deve assegurar-se de lhes fornecer todos os elementos necessários para se entreter, especialmente se está apenas no inrerior de uma casa.

Ao distrairem-se, não só exercitam a mente, como também o corpo, eliminando assim o excesso de energia. Raspadores para gatos são excelentes opções para afiarem as unhas enquanto escalam. Na hora do descanso, que como sabe é uma tarefa à qual se dedicam muitas horas, o melhor são as redes ou almofadas, mesmo assim não descarte que escolha a sua cama para dormir.

Embora o gato chartreux possa brincar sozinho às vezes, é uma raça que necessita que lhe prestem muita atenção. Na verdade, se quiser divertir-se, levará um brinquedo até si para que o acompanhe. Portanto, é uma raça ideal para pessoas que vivem sozinhas, pois fará uma grande companhia. Agora que já sabe como é o caráter de um chartreux, se procura um gatinho mimoso, o gato cartuxo é a sua raça. Será feliz partilhando o seu tempo e espaço com todos os membros da família, incluindo outros animais de estimação (embora tenha tendência a dar-se melhor com cães do que com outros gatos).


« Anterior

Labrador retriever como cão guia, como e quando começou?

Cães pequenos: ideais para apartamentos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.