Que truques pode ensinar ao seu cornish rex?

O cornish rex é muito inteligente e divertido e adora estar rodeado de pessoas. Devido ao seu caráter, diz-se que ele é um cão fechado no corpo de um gato e é por isso que é muito fácil ensinar-lhe muitas habilidades. Se já se perguntou que truques pode ensinar ao seu cornish rex, está com sorte, continue a ler.

Conselhos para ensinar truques ao seu cornish rex

Se tem um gato desta raça, a primeira coisa que já deve ter verificado é que eles são extremamente curiosos e prontos, por isso é uma das melhores raças para ensinar habilidades que possam logo repetir.

  • Encontrar o momento e o lugar adequados: Quando começar o treino do seu gato, escolha um espaço onde ele se sinta confortável, sem barulho ou distrações. No momento em que o seu felino estiver tranquilo é a altura certa.
  • Falar com suavidade: Quando quiser ensinar algo a um animal, deve falar num tom suave. Se o fizer de forma brusca, vai provocar-lhe stress e terá mais trabalho para ensiná-lo.
  • Uso de guloseimas: Prepare o seu doce preferido como um reforço positivo. Mas tenha cuidado com a quantidade, pois o cornish rex pode ter problemas de obesidade. Por isso, cada prémio deve ser muito pequeno, do tamanho de metade da unha do dedo mindinho.
  • Reforço positivo: é muito importante que o seu gato sinta que está feliz quando faz algo bem, por isso, felicite-o e demonstre-o, com calma, mas com alegria.
  • Paciência: paciência e constância são os dois ingredientes-chave para ensinar truques ao seu gatinho.

Que truques pode ensinar ao seu cornish rex?

Existem alguns truques que pode ensinar ao seu gatinho que são muito úteis, como fazer com que responda ao nome, que arranhe unicamente no seu raspador ou que não o morda. Mas também pode ensinar-lhe truques habituais e que funcionam com os cães, como ensinar-lhe a dar a pata.

Como ensinar ao seu gato a não arranhar os móveis

Talvez esta seja uma das dicas mais úteis, já que o instinto de arranhar dos gatos é incorrigível. O que pode orientar é o local onde o seu gato arranha.

Comece a brincar com o seu gato perto do raspador e, quando ele o arranhar, dê-lhe uma goluseima de prémio. Desta forma, o seu gato verá que é uma coisa positiva.

E se arranhar um móvel? Coloque-o longe da mobília e incite-o a ir ao seu raspador, quando ele arranhar no lugar certo, volte a reforçar o seu comportamento com um prémio. Isto vai levar tempo, mas a sua casa vai agradecer!


Como ensinar o seu gato a deixar-se pegar

Saiba que este truque será útil quando for ao veterinário. Se o seu gato resistir quando o pegar, a pior coisa que pode fazer é colocá-lo de volta no chão, desta forma vai aprender que se resistir, vai conseguir o que quer.

Mantenha-se firme e segure-o suavemente para que se acalme. Pode elogiá-lo e falar-lhe para que não queira fugir, e quando ele ficar quieto, dar-lhe um prémio.

Como ensinar o seu gato a dar a patita

Este truque é menos útil, mas é divertido e ajuda a criar um vínculo com o seu gato. Quando o seu gato se sentar, dê-lhe um comando, por exemplo, “patita”, e pegue-he a pata, segure-a por alguns segundos na sua mão e dê-lhe um prémio.

Seja como for, repita esta ação muitas vezes até ele conseguir fazê-la por conta própria. É provável que leve vários dias, por isso seja paciente. Agora que já sabe que truques pode ensinar ao seu cornish rex, poderá tornar a vossa convivência muito mais agradável e divertida. Lembre-se de ensinar-lhe os truques um de cada vez e ser consistente. Na verdade, quando assimilar o primeiro, os outros começarão a ser mais fáceis.


« Anterior

Qual é a origem do gato romano?

Labrador retriever como cão guia, como e quando começou?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.