Viajar com um gato dentro de um carro

A maioria dos gatos não gosta de viajar de carro. De facto, muitos sentem-se stressados com a perspetiva de terem de entrar na transportadora. No entanto, se tiveres de viajar com um gato num carro, aqui estão algumas dicas e recomendações para tentar facilitar a vida ao teu animal de estimação.

Para além do stress de viajar de carro, os gatos tendem a enjoar facilmente no carro. Por conseguinte, é muito importante que sigas uma série de recomendações sempre que tiveres de transportar o teu gato, especialmente se tiveres de o levar ao veterinário ou por qualquer outro motivo.

Quantas horas pode um gato viajar num carro?

Alguns gatos são mais ou menos tolerantes quando se trata de viajar de carro. Mas se estiveres a pensar quantas horas um gato pode viajar num carro, o melhor a fazer é não prolongar demasiado o percurso. Deves parar pelo menos de duas em duas horas para que o teu gato possa hidratar-se, tirá-lo da transportadora, deixá-lo andar um pouco e sentir-se mais calmo e seguro.

Durante a viagem, é muito importante que fiques de olho nele e o acaricies um pouco. Tenta falar com ele para que ele possa relaxar e não retires a sua bandeja de areia. Assim, fazer paragens regulares de duas em duas horas tornará a viagem de carro muito mais fácil para o teu gato.

Qual é a melhor maneira de viajar com um gato dentro de um carro?

A melhor maneira de transportares o teu gato no carro é usar uma transportadora rígida com grade e um fecho seguro e hermético (os mais recomendados são os feitos de alumínio ou plástico rígido). O tamanho da transportadora dependerá do tamanho do teu gato, mas sempre com o objetivo de permitir que o animal se estique e se movimente confortavelmente. Além disso, é preferível que acondiciones o interior para que se sinta muito mais confortável.

É melhor colocares a transportadora no chão do carro. Se possível, pode ser colocada atrás dos bancos da frente. No entanto, se quiseres que o teu gato tenha mais contacto visual contigo, podes colocar a transportadora no banco de trás, mas prende-a com o cinto de segurança para a impedires de se mover.

Como levar o seu gato no carro?

A Direção Geral de Tráfico (DGT) estabelece a recomendação de viajar com um gato num carro na sua transportadora correspondente. Lembra-te que é estritamente proibido transportar animais soltos no veículo, pois podem dificultar o movimento do condutor e pôr em perigo o teu carro e os outros ocupantes da estrada.

Se não tiveres uma transportadora, a DGT recomenda a utilização de um cinto especial para animais que está preso ao arnês do teu gato. Desta forma, podes garantir que o teu gato permanece imóvel no carro sem impedir a condução. No entanto, a primeira opção é sempre utilizares uma transportadora aprovada que seja do tamanho ideal para o animal.


Para além das opções acima mencionadas, a transportadora pode ser colocada numa mala aberta e com espaço suficiente. O único requisito neste caso é que a transportadora não se desloque e permaneça fixa no local do carro onde a colocares.

Dicas para viajar com gatos no carro

Viajares com o teu gato no carro é algo de que o teu animal de estimação não irá gostar. É por isso que é uma boa ideia familiarizares o teu gato com a sua transportadora antes de partir em viagem. Semanas antes de viajar, podes habituá-lo a este espaço para que o teu gato o veja como um lugar confortável e seguro onde pode até dormir ou descansar. Nunca deves trancar abruptamente o teu gato na transportadora ou mostrar-lhe este espaço no dia da viagem, pois ele não o aceitará e sentir-se-á muito mal dentro dele.

Ao mesmo tempo, os dias antes da viagem devem permitir que o gato sinta o cheiro do veículo. A ideia é que ele o conheça e o explore um pouco, para que esteja familiarizado com ele e não tenha de enfrentar estar fechado num espaço totalmente desconhecido no dia da viagem. Isto fá-lo-á sentir-se muito mais seguro e menos stressado.


Por outro lado, deves evitar alimentar o teu gato duas horas antes ou durante a viagem. Isto pode deixá-lo enjoado e desconfortável. É sempre melhor cansar o gato antes da viagem, para que seja muito mais fácil para ele dormir e descansar no caminho.

Como podes ver, viajar com um gato num carro requer uma série de recomendações especiais. Os gatos não gostam nada de viajar, pois terão de o fazer num lugar que não lhes é familiar nem acolhedor. Prepara-o para esta experiência e fá-lo sentir-se acompanhado e mais calmo durante a viagem.

Se ainda estiveres à procura da melhor transportadora de gatos para viajar de carro com o teu gato, na Tiendanimal temos uma vasta seleção de diferentes tipos de transportadoras para que possas escolher a que melhor se adapta ao teu gato. Visita uma das nossas lojas físicas ou vai ao nosso website e descobre as melhores transportadoras para o teu gato.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

FAQ – Perguntas mais frequentes sobre relaxantes para cães e gatos

Comemore o Dia do Cão com estas ideias

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.