Dicas para colocar o teu gato na caixa de transporte

,

Para além disso, tendem a associá-las negativamente porque relacionam as caixas de transporte com as visitas ao veterinário. A melhor dica que podemos dar-te para colocar o teu gato na caixa de transporte é conseguir com que ele se sinta cómodo e seguro no seu interior, mas isso não é fácil de conseguir. Queres saber como fazê-lo? Deixamos-te a seguir uma série de dicas e conselhos para que consigas fazer com que o teu animal de estimação deixe de odiar a caixa de transporte.

Como conseguir colocar o teu gato na caixa de transporte

O primeiro que deves fazer é escolher a melhor caixa de transporte para o teu animal de estimação. É recomendável escolher um modelo rígido e com grades, já que são os mais seguros e, além disso, podes desmontá-los, para que seja mais fácil colocar o teu animal de estimação dentro da caixa de transporte. Em Tiendanimal poderás encontrar a caixa de transporte que melhor se adapte ao teu gato, já que contamos com uma grande variedade de modelos.

Por outro lado, é imprescindível que o gato deixe de pensar que a caixa de transporte em questão é algo negativo. Se a colocas no seu lugar favorito da casa primeiro vai acabar por se assustar, mas num curto espaço de tempo vai habituar-se a tê-la perto de si. Desta maneira passará de ser um elemento estranho a algo familiar, e vai associá-la com o seu lar e não como algo externo.

Para que não se assuste, é aconselhável que retires a porta frontal, assim vai saber que se entra não irá existir nenhum impedimento para sair posteriormente. Se além disso, pulverizas o seu interior com uma certa frequência com feromonas faciais em spray e lhe colocas a sua manta favorita, o seu interesse por entrar vai aumentar. Irá sentir um cheiro agradável e um entorno seguro, no qual não existe nenhuma razão para ter medo.

Experimenta também colocar cada dia o seu comedouro mais perto da caixa de transporte. Deixa-o a certa distância e vai aproximando o comedouro pouco a pouco, até conseguir colocá-lo totalmente dentro da caixa de transporte. Coloca também guloseimas e brinquedos de vez em quando, desta maneira seguramente será muito mais fácil que teu gato demonstre iniciativa para entrar.

Quando tenhas a certeza de que teu animal de estimação se sente cómodo dentro, ou pelo menos não tão desconfortável e com medo, coloca de novo a porta frontal. Deves estar atento durante os primeiros dias e se verificas que o teu gato não se assusta, coloca uma lata de comida no seu interior e experimenta fechar a porta durante um curto período de tempo. Se verificas que continua calmo, come alegremente e não se encontra desconfortável, significa que o teu gato está quase preparado!

Experimenta levantar a caixa de transporte com ele dentro e balanceia com cuidado enquanto come, para que se habitue ao movimento. Também podes colocá-lo durante um bocado no carro (não te esqueças de dar-lhe uma lata de comida para que esteja tranquilo) primeiro com o carro parado e posteriormente com o carro em movimento. Se verificas que o teu gato reage de forma natural e está tranquilo significa que já está totalmente habituado a estar dentro da caixa de transporte. Por fim deixou de ter-lhe medo!

Está na hora da prova final: coloca o teu gato dentro da caixa de transporte tentando não fazê-lo de frente já que pode ser que o teu gato não goste, e leva-lo de carro a algum lugar não muito longe. É sempre preferível que o leves a um lugar agradável, esta primeira vez evita levá-lo ao veterinário, e desta maneira verá que a caixa de transporte serve também para ir a lugares divertidos e interessantes. Quando chegues ao teu destino não o obrigues a sair de imediato nem o agites ou movas demasiado a caixa de transporte. Deixa que saia sozinho ou desmonta a parte superior para ajudá-lo a sair naturalmente.

Se quiseres que o teu gato esteja confortável independentemente de onde o leves, cobre a caixa de transporte com uma toalha, deste modo vai sentir mais o cheiro da casa e ficará muito mais tranquilo e seguro.

Utilizas caixa de transporte com o teu gato? Odeia andar na caixa ou já está habituado? O que é que fazes para colocá-lo dentro dela? Partilha conosco a tua experiência com as caixas de transporte, de certeza será útil para os demais leitores. Queremos saber quais são as tuas dicas!

« Anterior

Viajar com cães de avião

Piscinas para cães e outras dicas para que o teu cão esteja fresquinho

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.