Quanto tempo dorme um gato?

De certeza que o teu gato passa a maior parte o dia a descansar. Alguma vez te perguntaste se é normal dormir tanto? Há vários fatores que influenciam no tempo de repouso de um gato, como a idade, o entorno ou a época do ano. Além do mais, como já sabes, os gatos são animais noturnos portanto os seus momentos mais ativos são enquanto tu dormes. Neste artigo falaremos de quanto tempo dorme um gato.

Quantas horas dorme um gato?

Os gatos domésticos adultos dormem aproximadamente 15 por dia. Este tempo se reduz quando têm acesso ao exterior ou são selvagens. Os gatinhos recém-nascidos e os gatos idosos dormem até 20 h. Frequentemente o tempo de descanso está muito relacionado com o nível de estimulação e atividade. Isto quer dizer que, quanto mais entediado o teu gato estiver e menos estímulos tiver para se distrair, mais tempo passará a dormir.

O espaço em uma casa é limitado e para muitos gatos pode ser insuficiente. Os gatos que têm acesso à rua têm a possibilidade de explorar novos lugares cada dia e de caçar presas, além de estarem mais alerta pelos possíveis perigos. Isto faz com que esses gatos sejam mais ativos e passem menos tempo a dormir.

Porque os gatos dormem tanto?

Os motivos pelos quais os gatos dormem tanto variam se falamos de gatos adultos, gatinhos ou idosos. Além do mais, deves ter em conta que os ciclos do sono dos gatos são completamente diferentes dos nossos. Eles dormem longas sonecas que espalham ao longo do dia, não dormem seguido como nós.

Há vários motivos pelos que os gatos dormem tanto, mas a razão mais aceita pelos especialistas é o instinto felino. Os gatos são predadores e caçar uma presa requer de um grande gasto energético, produzido pelos altos níveis de adrenalina que são produzidos e o desgaste calórico. É por isso que precisam descansar para repor energias. Mesmo que o teu gato seja doméstico e não cace, a sua natureza faz com que tenha um ciclo de sono parecido ao que teria se fosse selvagem. Por outro lado, também influencia a temperatura; no inverno dormem mais tempo para poupar energia e manter o calor. O tédio pela falta de estimulação e de brinquedos também aumenta as horas de sono.

Quanto tempo dorme um gato bebé? Porque dorme mais horas que um gato adulto?

Como já comentamos anteriormente, os gatinhos podem dormir até 20h ao longo do dia, portanto não devemos surpreender-nos se passam aproximadamente 90% do tempo a descansar.

Os gatinhos não têm desenvolvidas as conexões neuronais durante os seus primeiros dias de vida. Por isso não podem interagir e dormem a grande parte do tempo. Quando fazem um mês ou mês e meio de vida, começam a dormir menos e interagir mais, o que faz com que progressivamente igualem as horas de sono com as de um gato adulto.

É importante saber que os gatinhos crescem e se desenvolvem durante os seus descansos. Isto é assim porque a hormona do crescimento tem o seu pico mais alto de segregação durante o sono profundo. Por isso as 20 horas de sono são imprescindível quando são bebés.

Quanto tempo dorme um gato idoso? Porque dormem tanto?

Os gatos idosos dormem, assim como os gatinhos, mais horas que os gatos adultos. Isso acontece, principalmente, porque são menos ativos e estão em piores condições físicas. Com a idade ficam mais sedentários e isto produz uma perda da massa muscular, limitando a sua capacidade para correr ou saltar. Além do mais, os gatos idosos podem sofrer um desgaste articular e perder mobilidade. Tudo isso, unido a uma redução do nível de interação já que brincam menos, leva a que passem mais tempo a dormir.

É um erro pensar que os gatos idosos não precisam estimulação ou de brincar, não deixes de brincar com o teu felino ou de colocar desafios quando começa a envelhecer.

Faz mal que o meu gato durma tanto?

Os gatos que dormem demasiado e têm pouca atividade podem sofre de excesso de peso. Isto fará com que percam agilidade, tenham menos vontade de movimentar-se, se encontrem menos saudáveis e sejam mais propensos a sofrer doenças. Por isso é muito importante oferecer os estímulos necessários para manter a sua mente ativa e promover o exercício.

Há inúmeros brinquedos interativos e de inteligência com os que poderás colocar as habilidades do teu gato à prova. Brincadeiras que despertam o seu instinto de caça simulando presas ou brinquedos que escondem deliciosos prémios que têm de conseguir. Além do mais, há comedouros especiais ou dispensadores que fazem com que o momento da comida seja um exercício de estimulação.

Igualmente, é muito importante respeitar as horas de sono do gato já que são fundamentais para repor energia, manter a saúde e o bom funcionamento do organismo e ter um bom estado de ânimo.


Agora que já sabes quanto tempo dorme um gato, partilha connosco quanto tempo passa o teu gato a dormir. Tem hábitos diurnos ou noturnos?

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Qual é o melhor leito higiénico para roedores?

Criar um ambiente aquático

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.