FAQ – Perguntas mais frequentes sobre relaxantes para cães e gatos

,

Índice

Se quiseres começar a usar relaxantes para animais de estimação e não souberes como funcionam, quanto tempo duram ou como os usar, esta publicação responderá a todas essas perguntas e muito mais.

Quando é aconselhável o uso de feromonas?

As feromonas podem ser utilizadas em situações stressantes para os animais, tais como mudança de casa, visitas veterinárias ou fogo-de-artifício, bem como para os relaxar em circunstâncias especiais para os acalmar, por exemplo durante o treino ou quando interagem com outros animais.

O que é mais aconselhável, o spray, o difusor ou a coleira?

Dependendo da situação de stress ou desconforto que os animais estão a passar, um ou outro tipo de relaxante será mais apropriado. Por exemplo, se o desconforto ocorrer dentro de casa, o difusor é o mais prático; se for no exterior, a coleira no caso de cães; e se for numa viagem de carro ou no transportador, podes utilizar o spray.


Os sprays ou difusores são compatíveis com outros relaxantes naturais, tais como snacks?

Os sprays e difusores de feromonas são totalmente compatíveis com qualquer outro tipo de relaxante natural uma vez que não têm efeitos secundários negativos, são completamente seguros e não interferem com outros produtos ou tratamentos.

Quando podem ser utilizados relaxantes?

Os relaxantes Adaptil e Feliway podem ser usados quando o animal mostra mudanças de comportamento, quando se detetam sinais de stress, quando há grandes mudanças dentro de casa, tais como mudança de casa ou a chegada de um bebé, quando há sinais de tensão entre animais de estimação ou lutas e quando estão prestes a passar por uma situação de stress, como uma visita ao veterinário, uma viagem ou quando há fogo-de-artifício.


Quanto tempo dura o efeito de um tranquilizante?

Dependendo do tipo de relaxante ou tranquilizante que utilizas, o efeito pode durar desde algumas horas, como no caso dos comprimidos, até um mês, como no caso dos difusores de feromonas.

Quanto relaxante posso dar ao meu cão? e ao meu gato?

Dependendo da marca, uma certa dose terá de ser administrada e repetida em certos momentos. O folheto informativo conterá toda a informação necessária para administrares corretamente o relaxante aos animais. Do mesmo modo, consulta sempre um veterinário antes de utilizares qualquer tipo de relaxante, especialmente quando se trata de medicamentos, pois nem todos podem ser adequados para o seu animal de estimação e é muito importante estares familiarizado com o seu efeito e dosagem.

Quais são os efeitos secundários dos relaxantes em cães e gatos?

Dependendo do tipo de relaxante utilizado, pode ou não haver efeitos secundários no animal, como acontece com todos os medicamentos.

No caso de Feliway e Adaptil, como não são medicamentos veterinários, não foram encontrados efeitos secundários adversos e são completamente seguros.

O meu animal de estimação está grávida, posso dar-lhe relaxantes?

Os relaxantes não sujeitos a receita médica tais como Adaptil e Feliway não contêm quaisquer substâncias ou ingredientes ativos que não possam ser administrados durante a gestação e, ao imitar as feromonas produzidas pelas mães dos cachorros e gatinhos, não trazem qualquer problema de saúde para animais de estimação grávidas.

Outros tipos de relaxantes tais como comprimidos não devem ser dados a uma cadela grávida. No entanto, verifica com o teu veterinário em qualquer caso.

Posso dar ao meu animal de estimação um relaxante antes de viajar?

Viajar é um momento stressante para os animais de estimação, por isso os relaxantes podem ser uma boa opção para ajudar a acalmar os animais em situações como esta. Verifica com o teu veterinário qual deles é recomendado para o teu animal de estimação.

É aconselhável dar ao meu animal de estimação um relaxante quando ele/ela vai ficar sozinho(a) em casa?

O uso de relaxantes destina-se a ajudar os animais de estimação a acalmarem-se em diferentes situações stressantes, como por exemplo, ficarem sozinhos em casa, pelo que é uma boa situação utilizá-los se o animal precisar deles, desde que tenhas consultado previamente o teu veterinário e este te tenha aconselhado sobre qual o relaxante a utilizar.

Os relaxantes do tipo difusor são seguros para os humanos?

As feromonas contidas nos difusores só podem ser percebidas pelos animais, pelo que este produto não afeta os seres humanos.

Tenho de desligar o difusor quando o meu animal de estimação não está em casa ou durante a noite?

Não há necessidade de desligar o difusor calmante à noite, pois os animais de estimação podem beneficiar das feromonas ao longo do dia e sentir-se mais relaxados, confortados e seguros em casa. Também não é necessário desligá-lo se o teu animal estiver fora de casa durante algumas horas ou dias; podes fazê-lo se o teu animal de estimação estiver fora por um período de tempo mais longo para que não esteja em funcionamento e assim prolongar a sua duração.

Onde devo colocar o difusor em casa?

O melhor lugar para colocar o difusor calmante é onde os animais passam a maior parte do seu tempo. Idealmente, o difusor deveria ser colocado numa tomada elétrica numa sala, e não no corredor, pois este é um local que é usado para se deslocar de uma sala para outra, e eles não tendem a ficar lá.

Se vires que, no caso dos gatos, eles marcam um lugar mais específico, o ideal é colocar o difusor perto deles, a fim de os acalmar e evitar estes comportamentos. 

A gama de eficácia dos difusores mais vendidos tais como Feliway e Adaptil é de cerca de 70 metros quadrados.

Onde é que não devo ligar o difusor?

O frio e as correntes de ar são o inimigo direto dos difusores relaxantes, bem como dos ventiladores de ar condicionado e exaustores, uma vez que fazem com que as feromonas escapem para fora de casa e não cheguem aos animais. 

Outros locais que bloqueiam a difusão destas feromonas encontram-se atrás da porta, debaixo de alguns móveis ou em tomadas sem folgas de 1,20 metros acima deles. Além disso, a utilização dos difusores com fios de extensão ou nas tomadas erradas pode afetar a sua eficácia.

Eu tenho um bebé, é seguro ter o difusor ligado em casa?

Os seres humanos, ao contrário dos animais, não percebem as feromonas dos difusores, pelo que não há problema com o seu funcionamento na presença de um bebé.

Quando é que uso o difusor?

O difusor é deixado ligado 24 horas durante os 30 dias que o produto dura para ajudar os animais a ficarem mais calmos e reduzir o seu nível de stress, ansiedade e desconforto em diferentes circunstâncias, tais como visitas, mudança de casa ou a chegada de um novo animal a casa.

Quando é que não devo usar o difusor?

Se o teu animal de estimação não apresentar quaisquer sintomas de desconforto, stress ou ansiedade, não é necessário utilizar este produto. 

Quando é que o difusor começa a funcionar?

Os difusores Adaptil e Feliway começam normalmente a funcionar dentro de 24 horas após terem sido ligados à rede elétrica.

Quanto tempo demorará a ver resultados?

Os utilizadores que utilizaram os relaxantes Adaptil e Feliway em forma de difusor informam que os resultados podem ser vistos após 7 dias. Contudo, os fabricantes também confirmam que, como não há dois animais de estimação iguais, os efeitos podem demorar mais ou menos tempo a funcionar. Recomenda-se a utilização deste tipo de produto durante pelo menos um mês.

Durante quanto tempo tenho de usar o difusor?

Recomendamos um mínimo de um mês de utilização, que é quanto tempo dura o difusor. Se notaste uma melhoria no teu animal de estimação, só tens de comprar a recarga para continuar a utilizá-la e continuar a beneficiar das feromonas.

Como posso avaliar o correto funcionamento do difusor hormonal?

Pode-se saber se o difusor está a funcionar tocando-o enquanto está ligado à rede e se está quente, está a funcionar. O difusor aquece porque contém um componente que produz calor para que se possas senti-lo para confirmar que está a funcionar.

Em casa, uma coleira pode ser combinada com um difusor hormonal?

Não há qualquer problema em combinar ambos os produtos.

Quanto tempo demora a ver os resultados da coleira de relaxamento?

Podes começar a ver os resultados após 7 dias.

Quanto tempo dura a coleira de relaxamento?

A coleira de relaxamento dura aproximadamente 30 dias.

Quanto tempo tenho de usar a coleira de relaxamento?

Tal como com o difusor, recomenda-se a utilização da coleira de relaxamento durante pelo menos um mês para ver os resultados.

Quando é que uso a coleira de relaxamento?

A coleira Adaptil Calm pode ser usada tanto em casa como no exterior, mas é especialmente recomendada nos casos em que o cão sofre de stress, medo ou nervosismo durante os passeios ou no parque. Também é recomendado para cães que têm medo de foguetes, fogo-de-artifício ou trovoadas.

É uma ferramenta que funciona perfeitamente em espaços exteriores; enquanto que o difusor Adaptil é mais apropriado quando os problemas ocorrem dentro de casa.

Quando é que não devo usar a coleira de relaxamento?

Não é necessário utilizar esta coleira quando os problemas do animal não estão relacionados com stress ou ansiedade, falta de treino e estimulação ambiental ou doença. 

Como é que utilizo a coleira de relaxamento?

A coleira deve ser usada a todo o momento, dia e noite. Só deve ser removida durante o banho.

Como não devo usar a coleira de relaxamento?

Não é recomendado colocar uma bandana ou qualquer outra peça de vestuário à volta do pescoço do animal enquanto se usa a coleira de relaxamento para que não interfira com a sua eficácia, nem se molhe.

Qual o tamanho de coleira de relaxamento de que o meu animal de estimação precisa?

Existem vários tamanhos de coleira para que a ajustes ao tamanho do animal sem qualquer problema. Escolhe a que melhor se adapta ao teu animal de estimação medindo o seu pescoço para descobrir qual é o tamanho mais adequado para ele. Tem em mente que a coleira não deve estar demasiado solta ou demasiado apertada, com um par de dedos entre a coleira e a pele seria suficiente. 

Os sprays podem ser combinados com comprimidos de relaxamento?

Caso precises de mais eficácia, podes combinar os diferentes formatos de relaxantes sem qualquer problema, desde que tenhas discutido previamente a utilização dos comprimidos relaxantes com um veterinário.

Como é que os comprimidos de relaxamento funcionam?

Dependendo do tipo de relaxante que utilizas, agirá de uma forma ou de outra sobre o animal, mas todos eles têm a função de os ajudar a ficar mais calmos face a uma determinada circunstância ou problema.

Durante quanto tempo tenho de utilizar os comprimidos de relaxamento?

Os comprimidos são normalmente indicados para situações ocasionais de stress, tais como viagens de carro, trovoadas ou fogos-de-artifício, e cada marca e formato tem uma duração e recomendações diferentes.

Quando é que uso comprimidos de relaxamento?

Quando sabes que o teu animal de estimação vai passar por uma situação que o deixa desconfortável ou stressante, tal como uma viagem ou uma visita ao veterinário.

Em resumo, os difusores hormonais Feliway e Adaptil, bem como os seus diferentes formatos de spray ou coleira, podem ser utilizados com segurança para ajudar o teu animal de estimação a melhorar o seu bem-estar e reduzir o seu stress, medo ou ansiedade. No caso dos comprimidos de relaxamento, existem muitos tipos diferentes e deves sempre consultar um veterinário sobre a sua utilização, pois nem todos funcionam da mesma maneira e podem não ser adequados ao teu animal de estimação.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gato Himalaio: Conselhos, cuidados e características

Viajar com um gato dentro de um carro

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.