Comemore o Dia do Cão com estas ideias

Sim, os nossos amigos peludos têm um dia especial. E como não poderia deixar de ser: são os nossos fiéis companheiros de vida, os que ficam felizes por nos verem mesmo que só tenhamos vindo comprar pão, os que partilham os nossos bons e maus momentos, os que se aninham ao nosso colo e também os que nos roubam os chinelos e a quem ralhamos quando fazem asneiras. Assim, neste artigo dizemos-lhe que dia se celebra, o que se faz e o que se reivindica e damos-lhe algumas recomendações para fazer algo diferente no seu dia especial.

Quando é que se comemora o Dia do Cão?

O Dia do Cão celebra-se a 26 de agosto. Todos os anos, nesta data, prestamos homenagem aos nossos amigos peludos.

Este evento mundial foi criado em 2004, em reconhecimento do seu companheirismo, que tanto bem nos faz. Mas a intenção do Dia do Cão não é só essa: nesta data, a população é sensibilizada para o número de cães abandonados no mundo, especialmente no verão, que precisam de um lar e de cuidados responsáveis. Por isso, este dia também destaca os direitos dos cães como seres sensíveis e não como objetos, para evitar o seu abate e impedir que sejam utilizados em eventos ou espetáculos onde possam ser maltratados.

E há ainda outro dia dedicado aos nossos amigos: 22 de junho é o “Dia de levar o cão para o trabalho“.

Por que razão deve celebrar o Dia do Cão com o seu amigo peludo?

Existem inúmeras razões para celebrar este dia, como a celebração do seu amor incondicional e a consciencialização para o abandono que ocorre. Estima-se que existam mais de 300 milhões de cães no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, 70% são sem-abrigo.

No entanto, o número de adoções aumentou nos últimos anos. O maior aumento ocorreu em maio de 2020, no auge da pandemia, coincidindo com o desanuviamento. Desde essa data até dezembro, a adoção em abrigos ou refúgios aumentou entre 30% e 50% em comparação com o mesmo período de 2019, pelo que muitas pessoas pensaram na companhia de um cão nos piores meses da pandemia. 

Como pode celebrar o Dia do Cão com o seu animal de estimação?

Eis algumas ideias que certamente o ajudarão:

Ir para um sítio novo

A maneira ideal de celebrar este dia especial é fazer atividades que sabe que o seu cão vai adorar, como dar passeios em locais onde ele nunca esteve antes. Desta forma, ele descobrirá novos percursos e terá um melhor conhecimento do ambiente em que se encontra. Nesta linha, recomendamos que o introduza a novos parques, para que ele descubra novos sítios para correr e ver.

Novos brinquedos

Por outro lado, também é ideal experimentar novos brinquedos concebidos para animais de estimação, com os quais se pode divertir tanto no interior como no exterior. Um brinquedo novo é a maneira mais fácil de o entreter com algo novo.

Passar tempo e brincar com ele

Quem disse que passar o dia em casa é aborrecido? Nem sempre podemos ir passear ou explorar com o nosso cão, mas fazer coisas juntos em casa também é uma ótima maneira de celebrar o dia com o seu animal de estimação – não apenas neste dia, mas em qualquer dia! Desde passar algum tempo juntos no sofá, a esconder guloseimas para cães pela casa, qualquer atividade será gratificante para ambos.

Partir à aventura

Se tiver férias, não pense duas vezes e opte por uma escapadela com o seu melhor amigo. Será uma experiência inesquecível.

Outra forma de celebrar o Dia do Cão é tirar uma fotografia com o seu amigo peludo e publicá-la nas redes sociais para mostrar o seu cão e expressar o quanto o ama. Uma boa maneira de imortalizar o dia e partilhar uma recordação com o resto dos seus amigos e familiares.

Em suma, o Dia do Cão é um dia para recordar os cães como seres vivos com direitos e para reivindicar o seu bem-estar e o seu direito a ter um lar digno e companhia. Na Tiendanimal, para nós, todos os dias são dias dos animais de estimação e, por isso, dedicamos os nossos esforços a lutar contra o abandono e a incentivar a adoção responsável.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Viajar com um gato dentro de um carro

Caspa em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.