Celebrar o Dia Mundial do Cão

Sim, os nossos amigos peludos têm um dia especial. E como não poderiam: são os nossos fiéis companheiros de vida, os que estão felizes por nos verem, mesmo que só tenhamos descido para comprar pão, os que partilham os nossos bons e maus momentos, os que se aninham no nosso colo e também os que roubam os nossos chinelos e repreendemos quando se metem em sarilhos. Assim, neste artigo dizemos-te que dia é celebrado, o que é feito e o que é reivindicado e damos-te algumas recomendações para fazeres algo diferente no seu dia especial.

Quando é celebrado o Dia do Cão?

O Dia Mundial do Cão é comemorado a 21 de julho. Todos os anos, nesta data, prestamos homenagem aos nossos amigos peludos de todo o mundo.

Este evento mundial foi criado em 2004 em reconhecimento da sua companhia, que nos faz muito bem. Mas a intenção do Dia do Cão não é apenas essa: nesta data, a população é alertada para o número de cães abandonados no mundo, especialmente no verão, que precisam de um lar e de cuidados responsáveis. Por conseguinte, este dia destaca também os direitos dos cães como seres sencientes e não como objetos, para impedir o seu abate e para evitar que sejam utilizados em eventos ou espetáculos onde possam ser maltratados.

No entanto, há mais dias dedicados aos nossos amigos. Por exemplo, 23 de setembro é o Dia do Cão Adotado, que realça a vida dos cães uma vez que tenham um lar adequado. Também, 6 de dezembro é o Dia do Cão de Trabalho, que celebra o trabalho dos cães que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho das pessoas, tais como cães de terapia, cães de pastoreio e cães de salvamento e busca.  

Porque é que deves celebrar o Dia do Cão com o teu amigo peludo?

Há inúmeras razões para celebrar este dia, tais como a celebração do seu amor incondicional e a sensibilização para o abandono que ocorre. Estima-se que existam mais de 300 milhões de cães no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, 70% são desalojados.

Contudo, o número de adoções tem aumentado nos últimos anos. O maior aumento ocorreu em maio de 2020, no auge da pandemia, coincidindo com a desescalada. Desde essa data até dezembro, as adoções de abrigos ou refúgios aumentaram entre 30% a 50% em comparação com o mesmo período em 2019, pelo que muitas pessoas pensaram na companhia de um cão nos piores meses da pandemia. 

Como podes celebrar o Dia Internacional do Cão com o teu animal de estimação?

A forma ideal de celebrar este dia especial é fazer atividades que sabes que o teu cão vai adorar, tais como passear em lugares onde ele nunca esteve antes. Desta forma, descobrirá novas rotas e terá um melhor conhecimento do ambiente em que se encontra. Nesta linha, recomendamos que lhe dês a conhecer novos parques, para que ele descubra novos lugares para correr e ver. Além disso, se for verão, recomendamos parques com fontes de água para que possa brincar, divertir-se e refrescar-se ao mesmo tempo, evitando o temido golpe de calor.

Por outro lado, é também ideal experimentar novos brinquedos com que te possas divertir com ele tanto dentro como fora de casa. Quem disse que passar o dia em casa é aborrecido? Nem sempre podemos dar um passeio ou explorar com o nosso cão, mas fazer coisas juntos em casa também é uma ótima maneira de celebrar o dia com o teu animal de estimação – não só este dia, mas qualquer dia! Desde passar tempo juntos no sofá a ver um filme, a esconder guloseimas em volta da casa, qualquer atividade será gratificante para ambos.


Outra forma de celebrar o Dia Mundial do Cão é tirares uma fotografia com o teu amigo peludo e carregá-la nas redes sociais para te exibires e expressares o quanto o amas. Uma boa maneira de imortalizar o dia e partilhar uma memória com o resto dos teus amigos e família.

Em suma, o Dia do Cão é um dia para recordar os cães como seres sencientes com direitos e para exigir o seu bem-estar e o seu direito a um lar e companhia decentes.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Viajar com um gato dentro de um carro

Caspa em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.