Cães pequenos: ideais para apartamentos

,

Os cães pequenos são excelentes animais de companhia, mas por vezes as circunstâncias não são as melhores para que lhes possa dar a atenção necessária, seja por falta de tempo ou espaço.

Se este é o seu caso, tome nota de uma lista de cães pequenos ideais para apartamentos e que não requerem longos passeios nem grandes espaços para serem felizes.

As raças de cães pequenos mais comuns em Portugal

Com efeito os cães de raça pequena são perfeitos para a vida nas grandes cidades, onde o tempo é escasso e as habitações com poucos metros quadrados as mais habituais.

De fato estes cães adaptam-se perfeitamente aos apartamentos sem muito espaço e não requerem amplos lugares para descarregar a sua energia. Na verdade, a maioria deles ficará satisfeito com um pequeno passeio no parque três vezes por dia.r

Raças de cães pequenos

Estas são as raças de cães pequenos ideias para os apartamentos mais comuns:

  • Caniche. Existem quatro tamanhos diferentes desta raça: gigante (45-60 cm), médio (35-45 cm), anão (25-35 cm) e toy (menos de 25 cm). O seu pêlo longo e encaracolado é uma das suas caraterísticas habituais e é comum vê-los em concursos com penteados graciosos e originais. São animais muito alegres e inteligentes e dão-se muito bem com as crianças. No entanto gostam muito de ser o centro das atenções, pelo que convém dar-lhes muita atenção e educá-los bem desde o início para que não sejam demasiado caprichosos.
  • Chihuahua. É uma das raças mais pequenas que existem. São conhecidos, especialmente, por ser um cão carinhoso, muito inteligente e que desfruta ao máximo da companhia dos humanos.
  • Bichón maltés. Muito observador e aprende depressa. Tem o pêlo muito longo, pelo que se enreda com facilidade, assim necessita de ser escovado com frequência. Para além disso, gosta de estar com pessoas e é melhor não deixá-lo muito tempo sozinho.
  • Beagle. Excelente opção para ter em casa, não só pelo seu tamanho, mas também por causa do seu caráter afável e carinhoso. No entanto, se não tem muito tempo estes cães não os mais indicados, porque requerem muita atenção e devem correr ao ar livre até cansar-se.

Mais raças

  • Fox terrier. Especialmente travesso, este cãozinho faz as delícias das crianças. Para além disso, aprende truques e ordens de maneira simples, o que acaba por ser muito divertido. Por isso adora brincar e correr, assim ficará muito feliz se brincar com ele ao ar livre.
  • Pekinés. É uma raça pequena muito independente e apesar de ignorar os estranhos com altivez, é carinhoso para os seus entes queridos. Este cão pequeno não gosta de muito exercício físico, pelo que terá de dedicar-lhe tempo para que mantenha um estilo de vida ativo de modo a evitar problemas de sobrepeso.
  • Shih tzu. É originário da China e é conhecido por ser bastante caprichoso. É necessário dar-lhe ordens de maneira firme, mas com amabilidade e em algumas ocasiões terá tendência para ignorá-las. Fisicamente, destaca-se pelo seu pêlo longo e denso, que é necessário escovar com frequência.  
  • Yorkshire terrier. Um dos cães mais populares de Espanha. É brincalhão e gosta de dar longos passeios, mas o seu aparelho digestivo é sensível, pelo que é importante saber qual é a melhor comida para esta raça.

Se vive numa casa sem jardim ou em um apartamento de medidas reduzidas, qualquer um destas raças de cães são ideais para casas pequenas. Adaptam-se perfeitamente ao espaço disponível, mas apesar disso deverá dar-lhe oportunidade de sair com frequência, como acontece com qualquer outro cão.  

« Anterior

Como é o caráter de um chartreux? Conheça a fundo o gato cartuxo

Que truques pode ensinar a um golden retriever?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.