Que truques pode ensinar a um golden retriever?

,

Contar com a companhia de um golden retriever é maravilhoso, mas também representa um desafio já que se trata de uma das raças mais inteligentes e necessita de um ambiente muito estimulante. Por isso que truques pode ensinar a um golden retriever? Esta é uma forma de o ajudar a desenvolver ao máximo as suas capacidades.

A incrível inteligência dos golden retriever

Sabia que o golden retriever é capaz de aprender uma ordem nova em menos de 5 tentativas e será capaz de as cumprir 95% das vezes? A saber, estes foram os resultados a que chegou o psicólogo Stanley Coren depois de realizar diversas provas de trabalho e obediência a 199 cães de diferentes raças em que avaliou a sua inteligência e capacidade para aprender o que lhe transmite o ser humano.

Coren concluiu que o golden retriever é uma das raças de cães mais inteligente. De facto, um estudo realizado na Universidade da Califórnia revelou que o golden tem mais de 627 milhões de neurónios no córtex cerebral, o que explica porque aprende novos truques com tanta facilidade. Por isso tem as habilidades mentais de uma criança de dois anos e pode identificar entre 165 e 250 palavras, incluindo gestos e sinais.

Chaves para educar

Para treinar um golden retriever é importante começar desde os primeiros meses de vida. Pode começar com hábitos simples, como ensinar-lhe a fazer as suas necessidades num lugar específico, responder às suas chamadas ou comer sem ansiedade. Logo pode continuar com outras instruções básicas como aprender a sentar-se, deitar-se ou ficar quieto.

Tenha em conta que os truques para ensinar um golden retriever só funcionam se primeiro for capaz de captar a sua atenção. Use palavras concretas como “senta”, “deita” ou “vem” para indicar o que pretende que ele faça. Pode recompensá-lo com um prémio comestível, carinhos ou palavras positivas como “muito bem”.

Recomenda-se que repita o mesmo treino entre 3 a 5 vezes por dia, mas apenas durante uns minutos para que o seu animal de estimação não se aborreça ou perca a concentração.

Que truques pode ensinar ao golden retriever

  1. Trazer objetos. É um dos truques básicos da educação dos cães muito útil para reforçar a obediência. Pode começar por lançar-lhe uma bola e quando a tiver apanhado, dar a ordem para trazê-la de volta utilizando uma palavra curta como “Dá” ao mesmo tempo que faz um sinal para chamar a sua atenção.
  2. Soltar objetos. Ensinar o Golden a trazer objetos é relativamente simples, o complicado é que os possa dar. Deverá repetir uma orden como “dá” ou “solta” cada vez que regresse com a bola ou qualquer outro objeto. Para incentivá-lo, leve-lhe uma guloseima ao nariz.
  3. Executar uma ação. Ensinar o golden retriever a esperar tranquilamente a sua orden pode evitar muitas dores de cabeça no futuro. No inicio pode utilizar uma trela para dominá-lo e soltá-lo com a ordem “vai” ou “avança”. Logo pode repetir usando apenas o comando da voz.
  4. Ir buscar objetos. É um truque muito interessante para que o golden se mantenha ativo, treine o seu olfacto e estimule a mente. Pode começar por esconder um dos seus brinquedos preferidos num lugar de fácil acesso da casa e dê-lhe uma ordem para encontrá-lo com uma palavra curta como “busca”. No início pode aproximar-se do sítio onde está escondido para dar-lhe uma pista.
  5. Sentar-se. Este truque vai ajudá-lo a controlar o seu animal de estimação, o que será muito útil em situações de tensão. No início pressione com delicadeza a parte traseira do animal até que se sente ao mesmo tempo que dá a ordem: senta-te. Dê-lhe um prémio comestível ou uma carícia cada vez que consiga.

Lembre-se que truques pode ensinar ao seu golden retriever, estes não só melhoram a vossa relação, como facilitam também a convivência e estimulam ao máximo as suas capacidades físicas e mentais.

« Anterior

Cães pequenos: ideais para apartamentos

Como educar um pastor alemão? Ensine-o desde pequeno

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.