Como educar um pastor alemão? Ensine-o desde pequeno

,

O seu tamanho e compleição forte exigem que educar um pastor alemão seja feito desde os primeiros meses de vida. Por isso com um bom treino pode chegar a converter-se no seu melhor amigo e companheiro mais leal.

A saber, as chaves radicam em estimular a socialização o mais cedo possível e ensinar-lhe as regras básicas do comportamento.

Entender o caráter do pastor alemão é essencial para educá-lo

Quem sabe já tenha notado que o seu cachorro de pastor alemão se mostra desconfiado perante estranhos, uma caraterística muito comum nesta raça. Por isso, deve estimulá-lo à socialização enquanto ainda é pequeno e expô-lo a diferentes experiências nos seus primeiros meses de vida. Assim, o seu animal de estimação vai habituar-se a relacionar-se com outras pessoas e animais.

De fato, educar um pastor alemão também permitirá evitar problemas de comportamento e possíveis acidentes com pessoas ou animais no futuro. Por isso não se esqueça que o pastor alemão é um cão de guarda, pelo que não duvidará em proteger o dono e a sua família perante uma ameaça.

O pastor alemão é muito inteligente, trabalha duro e gosta de aprender. Por isso é uma raça fácil de treinar, gosta de se sentir útil e que reconheçam o seu esforço. Com efeito, um estudo realizado na Universidade de Edimburgo comprovou que a sua genética facilita as relações positivas e que se deixe guiar pelos humanos. O segredo é aproveitar estas qualidades, começando a educação e treino do pastor alemão o quanto antes.

As primeiras lições que um pastor alemão deve aprender

A partir dos 2 ou 3 meses de idade, o cachorro da raça pastor alemão estará pronto para aprender algumas lições simples. Pode ensinar-lhe modelos básicos, como a responder ao seu nome, fazer as necessidades numa área específica ou treiná-lo para que regule os seus comportamentos como as mordidas ou a relação com os outros cães ou pessoas.

O treino diário permitirá ao seu cão aprender ordens simples como sentar-se, ficar quieto ou segui-lo. Os primeiros meses de vida também são um bom momento para marcar os limites com a comida e evitar que se torne agressivo com a mesma. Para consegui-lo faça-lhe festas enquanto come e às vezes dê-lhe de comer à mão. Assim, controlará a sua ansiedade.

Chaves para educar um pastor alemão

  1. Comece por conceitos básicos de treino. Educar um pastor alemão não é difícil, mas requer algunas noções básicas de treino. Pode elaborar um plano que comece com ordens simples que se vão complicando gradualmente.
  2. Use a comida e os brinquedos como recompensa. Os brinquedos e as guloseimas preferidas do seu animal são uma ferramenta de ensino e reforço positivo. Os brinquedos de borracha e os peluches são perfeitos para cachorros. Os exemplares adultos preferem ossos e cordas.
  3. Programa de treino diário. Um bom plano educativo deve incluir várias sessões de treino por dia que podem variar em intensidade e tempo segundo a idade do pastor alemão e os objetivos do treino. Cada sessão não deve superar os 10 minutos para evitar que o seu animal de estimação perca a concentração.  
  4. Aposte no reforço positivo. As palavras positivas e as carícias funcionam melhor do que os castigos. O cão de pastor alemão pode perceber a frustração através da linguagem corporal e tom de voz, o que repercutirá negativamente na sua educação. Portanto, é melhor que suspenda o treino antes de perder a paciência.
  5. Treine também a sua mente. O treino mental é um pilar essencial da educação do pastor alemão já que estimula as suas habilidades inteletuais. Aposte em exercícios como a procura de objetos ou o jogo do esconde-esconde. Se quiser adicionar uma dose de diversão acrescente brinquedos telecomandados.

Educar um pastor alemão é muito mais simples do que imagina. Apenas necessita de ser paciente e perseverar o seu objetivo. O seu animal de estimação vai converter-se rapidamente num obediente companheiro de aventuras.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Que truques pode ensinar a um golden retriever?

Como começar a cuidar de um filhote de beagle?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.