Como dar banho e escovar um Pastor Alemão?

, ,

O pastor alemão tem uma dupla camada de pelo que é preciso escovar e cuidar para o seu manto brilhar cada dia mais. Além disso, é uma raça que tende a soltar muito pelo de forma constante, e mais ainda, nos meses de muda. É importante escolher um pente e um champô adequado para o animal; por isso, para saber como dar banho e escovar um pastor alemão vamos falar primeiro de quando e com quais utensílios devemos fazê-lo.

Como escovar um pastor alemão

Antes de sabermos como dar banho a um pastor alemão, temos de saber como devemos penteá-lo. Primeiro falamos de como escová-lo, já que é importante remover antes todo o pelo morto e assim limpar muito melhor a pele e a pelagem durante a lavagem. Além disso, se não retirarmos esta camada é provável que fique embaraçado. Deves prestar atenção ao peito, às coxas e ao pescoço, que são as zonas onde o pelo fica mais embaraçado e compacto.

A melhor escova para o pastor alemão é uma escova de cerdas finas e juntas tipo carda. Estes pentes são os mais adequados para cães de pelo médio que tendem a soltar muito pelo, ajudando a retirar toda a camada solta de forma efetiva. Podes encontrar muitos modelos no site da Tiendanimal, dentro da secção escovas e cardas.

Escova o manto desde o pescoço até ao final da cauda, sempre na mesma direção do pelo; se acumular demasiado no pente, limpa-o para que possas continuar a retirar o pelo morto. Para evitar uma queda excessiva e não ter que estar a limpar o chão devemos cuidar muito bem da pelagem do pastor alemão. É muito importante, pelo menos duas vezes por semana, pentear o seu animal de estimação durante algum momento do dia. Não te esqueças de revisar também as unhas, cortando-as sempre que for necessário.

Como dar banho em um pastor alemão

Uma vez que todo o pelo solto é escovado e retirado procederemos à lavagem. O banho deve dar-se unicamente quando o cão estiver sujo ou o precisar para não danificar o manto. Se quiseres lavar o pastor alemão com maior frequência, o tempo máximo aconselhável é uma vez por mês. Molha abundantemente com água todo o corpo do pastor alemão, evitando a zona da cara e das orelhas. Presta sempre atenção à temperatura da água: deve estar morna, nunca fria nem quente; no verão podes dar banho ao pastor alemão com água mais fresca, para refrescá-lo e no inverno com água mais quente para o cão não apanhar frio.

Escolhe um champô adequado para animais de estimação. Podes escolher diferentes champôs na Tiendanimal, desde a fantástica marca Yes!pH até Menforsan ou Artero. Champôs anti-odores, antiparasitários, especiais para cães de pelo médio, e também amaciadores e bálsamos elimina nós. Com o pelo bem molhado, aplica qualquer desses champôs para animais de estimação sobre todo o corpo e ensaboa bem todo o pelo.

Enxágua de forma profunda para eliminar os restos de sabão de todo o corpo; desta forma vais evitar que o pelo fique ressecado ou cause desconforto na pele. Depois, apenas terás de secar o teu pastor alemão com uma toalha e, se for preciso, com um secador.

Lembra-te de que não só deves saber como dar banho e escovar o pastor alemão para que a pelagem fique bonita e brilhante, mas também deves cuidar da sua alimentação com uma ração de qualidade para o cão ficar saudável e se reflita no pelo. Na Tiendanimal podes encontrar ração para pastor alemão de Advance o Eukanuba , adaptadas de forma específica às necessidades nutricionais desta raça. Podes também escolher outras rações de qualidade como os da marca Criadores ou Acana.

« Anterior

Marcas de comida para gatos

Vacinas para gatos: quais e quando aplicá-las

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.