Como educar um labrador cachorro?

,

Para saber como educar um labrador cachorro, o primeiro é começar com os passos mais básicos da educação de um cão. Leve em conta que, quando um cachorro novo chega a casa, têm início vários comportamentos comuns a todos os cães. O labrador cachorro irá morder, tanto a ti quanto a tudo o que encontrar pelo chão; quando saíres, existe a possibilidade de que ao voltar encontres alguma destruição; irá fazer as suas necessidades em qualquer lugar da casa; e é possível que também chore durante as noites.

É importante que sejas muito paciente ao educar um labrador cachorro. Tanto a paciência quanto a constância devem estar sempre presentes. Mas, acima de tudo, não te esqueças de fazer tudo com amor.

Como educar um labrador cachorro desde o primeiro dia em casa?

A educação do cachorro de labrador deve começar desde o primeiro dia que chegar a casa; isto deve ser ao redor dos 2 meses, quando é separado da mãe. Os primeiros passos na educação do labrador cachorro são:

Nome

Para educar um labrador cachorro o primeiro que ensinamos é o seu nome; será a palavra à qual irá responder e atender pelo resto da sua vida. Repita o nome sempre que interagires com o teu novo amigo. Antes de começar qualquer treinamento deve ter aprendido perfeitamente o nome escolhido para ele.

Ordens básicas

A palavra “não”, “vem” e “vamos” são as primeiras que o cachorro deve aprender e entender. “Não” quando fizer algo que não deve; “vem” para dirigir-se a ti sempre que o chamares, tanto em casa quanto na rua; “vamos” para que te acompanhe na rua e vá ao teu lado sem necessidade de puxar a trela.

Também podes ensinar o teu cachorro outras ordens muito úteis no dia-a-dia do labrador. A ordem “senta” ou “deita” são muito vantajosas para todos os cães, mas principalmente para os de raça grande. Com elas, podes acalmar o teu cão quando estiver nervoso ou evitar que ele suba ou pule sobre as pessoas.

Fazer as suas necessidades na rua

Nos primeiros dias, o labrador cachorro irá fazer tanto xixi quanto coco em qualquer lugar da casa, inclusive em tapetes, camas, móveis… Como no começo será difícil ensiná-lo a fazer somente na rua, podes ensiná-lo a fazer sempre no mesmo lugar da casa: em um jornal ou empapador. Coloca vários jornais e reduz aos poucos a quantidade até que o teu cão vá diretamente ali.

Podes molhar o jornal ou empapador com a sua urina para incitar a que o faça neles. Obviamente, quantas mais vezes saírem e melhor estabeleceres uma rotina de passeios, mais cedo ele irá deixar de fazer as suas necessidades na casa.

Socialização

Uma das coisas mais importantes na vida dos cães é a socialização com pessoas e animais. Coloca todo o teu empenho desde o primeiro dia para que se relacione com outros cães e gatos, assim como com qualquer animal com o qual vá conviver: como um coelho ou uma ave. É importante que o cachorro se socialize dentro e fora de casa para que no futuro não desenvolva medos que desencadeiem problemas de conduta. Deixe que o teu labrador se divirta com outros cães no parque!

A educação do labrador cachorro deve ser como a de qualquer outro cão: com paciência, respeito e carinho; nunca com castigos.

 

« Anterior

Vacinas para gatos: quais e quando aplicá-las

Vacinas para coelhos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.