Como treinar um border collie?

O border collie é conhecido por ser um dos cães mais inteligentes que existem, de facto, é considerado o primeiro de todos em inteligência canina. Além disso, também é popular por ser um cão muito comum nos circuitos de Agility. As suas origens são de cão de pastoreio, um cão com uma grande capacidade de trabalho, engenho e eficácia, com uma enorme facilidade para aprender.

Como treinar um border collie tendo em conta as características da raça

Além da inteligência e sua capacidade para trabalhar, temos que saber que é um cão com muita energia que precisa fazer exercício todos os dias. Além da energia, os border collie precisam de um estímulo constante, não só na rua, mas também dentro de casa. A falta de estímulo e de exercício diário pode provocar alguns comportamentos inadequados, assim como a destruição no lar e o stress do cão. Para saber como treinar um border collie de forma correta, tens de ter em conta a sua personalidade e as suas capacidades.

O mais importante de como treinar um border collie é que, independentemente do método que utilizemos ou do exercício que ensinemos, devemos fazê-lo sempre de forma amável e respeitosa com o animal; nunca se deve usar métodos de castigo e deve-se ter sempre paciência e dar o tempo que ele precisar para aprender. Se o cão não obedece ou não entende, deves ser constante e paciente durante os exercícios, evitando sempre o stress
do animal.

Diferentes ordens e exercícios no adestramento do border collie

Os border collie são cães que sempre têm o desejo de agradar o seu dono; esta é uma das coisas que faz com que sejam cães perfeitos no Agility. Uma das coisas que mais lhes caracteriza é o olhar, que sempre está fixo no seu treinador à espera de uma nova ordem ou indicação.

Ordens básicas desde o primeiro dia

As primeiras ordens básicas são muito importantes para depois poder lhe ensinar exercícios mais complexos. Estas são as que se referem à educação do cachorro. É importante que o cão border collie socialize-se desde pequeno e aprenda coisas básicas, mas importantes, como o seu nome, a ordem de chamada, “vem”, “quieto”, “não”, etc. Isso deve ser ensinado sempre com um tom de voz firme e claro, com palavras
curtas e simples para que as possa aprender e entender rapidamente.

Claro que é importante o tema da recompensa: deves premiar sempre e de forma mediata uma boa conduta ou um exercício desempenhado de forma correta. Para evitar que o border collie aumente de peso, as guloseimas devem ser pequenas e só se deve dar uma unidade por cada conduta premiada. As recompensas não só significam guloseimas e snacks, também podes e deves parabenizar e acariciar o teu cão cada vez que ele fizer algo corretamente; possivelmente este seja o melhor de todos os prémios para ele, melhor até do que as guloseimas.

Exercícios avançados para o border collie

Uma vez que o cão compreender as ordens básicas, se quiser saber como ensinar a um
border collie outros truques ou exercícios mais avançados deves ter em conta algumas coisas: as sessões de treinamento devem ser curtas, 5 ou 10 minutos apenas; sempre deves usar a mesma palavra ou gesto para que não se confunda e entenda rápido; deves adaptar-te à sua capacidade e tempos para aprender, há cães que o fazem mais rápido e outros de forma mais lenta. Algumas das ordens que podes ensinar a um border collie são: sentar-se, deitar-se, buscar e trazer objetos, caminhar junto e alguns truques de destramento. Podes adquirir alguns jogos de Agility na Tiendanimal como as argolas de
salto, túneis, obstáculos, slalom; assim o teu cão vai se divertir, treinar e aprender muitos exercícios se convertendo no campeão da casa!

« Anterior

Tipos de pelo em cães

Brinquedos interativos para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.