Conheça estes cinco cães de raça média

,

Existem inúmeras raças de cães no mundo com diferentes tamanhos. Os cães de médio porte são animais de estimação perfeitos para o ar livre, ao mesmo tempo que são animais mais versáteis do que os grandes. Vamos convidá-lo a conhecer cinco cães de raça média, as suas características e os seus cuidados.

Se estiver a pensar levar um destes cães para casa, tome nota de todas as dicas para que possa decidir corretamente. Não é só o tamanho que é importante, mas também um conjunto de outros critérios que deve ter em conta na hora de ter um cão.

Cinco cães de raça média que poderiam encaixar-se consigo

Para um cão ser considerado de raça média deve ter entre 14 e 25 quilos de peso e medir entre 28 e 45 centímetros, aproximadamente. Geralmente são exemplares inteligentes que necessitam de espaços amplos para descarregar a sua energia, por isso adoram passar tempo ao ar livre.

As raças deste tamanho são numerosas, mas fizemos uma seleção para que comece a familiarizar-se com elas:

  • Spitz japonês: este belo cão, de cor branca e pêlo comprido, é muito brincalhão e adora a companhia das crianças. É muito tranquilo e encaixa-se perfeitamente à vida interior, mas ainda necessita de o levar para correr ao ar livre de vez em quando. A sua longa juba branca faz com que esta raça necessite de banhos mais assíduos do que outras, já que se suja bastante. Para proteger o seu pêlo e a sua pele, escolha um bom shampoo formulado com ingredientes que não o prejudiquem.
  • Beagle harrier: estes cães nasceram no final do século XIX a partir do cruzamento dos dois cães ingleses que lhe dão o nome. Apesar de ter sido criado para ser caçador e viver em grupos, adapta-se muito bem a uma casa e geralmente é muito carinhoso com os seus donos. Não requer cuidados específicos além de uma longa caminhada diária.
  • Bull terrier: foi criado em Inglaterra para lutas entre touros e cães. Quando estas atividades foram proibidas, adaptou-se para a luta entre cães e quando estas foram impedidas também adocicou a sua aparência. Assim, tornou-se um animal com orelhas mais pequenas e ar menos ameaçador. Agora, regra geral, são cães carinhosos e fiéis, muito fáceis de educar. Não têm sérios problemas de saúde, embora alguns exemplares desenvolvam surdez.

E ainda…

  • Kerry blue terrier: a sua aparência é um pouco peculiar, especialmente quando a pelagem é azul. É um cão bastante teimoso e não costuma dar-se bem com outros da mesma espécie, por isso é conveniente acostumá-lo desde pequeno a tolerar a companhia de outros cães. É uma raça sem problemas de saúde significativos e sem cuidados especiais. Certifique-se apenas de que realiza exercício diariamente.
  •  Border collie: encanta-o a vida no campo e os passeios pelas montanhas, por isso deverá levá-lo a sair com frequência pois vai adorar as longas caminhadas na sua companhia. São cães muito inteligentes, por isso é necessário incentivá-los com jogos e atividades para manter as suas mentes ativas. Quanto aos cuidados que os cães border collie precisam, não são muito complicados, embora tenha que prestar atenção especial a uma boa alimentação e é conveniente uma escovagem diária.

Se depois de conhecer estes cinco cães de raça média ainda não se decidiu sobre nenhum deles, vai encontrar um monte de raças que vão conquistá-lo também, como o caniche médio, o buldogue inglês ou o cocker spaniel. De certeza que encontrará o seu parceiro ideal entre eles.

« Anterior

Gato angorá turco: excelente opção para casas com crianças

Qual é a origem do gato romano?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.