O que é uma ração extrudida e o que é uma ração prensada em frio?

,

Na hora de escolher uma ração natural, inúmeros conceitos como “ração extrudida” ou a “ração prensada em frio” aparecem em muitas embalagens que vemos. A alimentação do seu cão ou gato é essencial para cuidar da saúde, por isso é importante que entenda o que é exatamente uma ração extrudida e quais diferenças há com a ração prensada a frio.

Na hora de escolher uma ração natural, inúmeros conceitos como “ração extrudida” ou a “ração prensada em frio” aparecem em várias embalagens que vemos. A alimentação do seu cão ou gato é essencial para cuidar da saúde, por isso é importante que entenda o que é exatamente uma ração extrudida e quais diferenças há com a ração prensada a frio. Mas vamos começar do início…

O que é uma ração natural?

Quando falamos de rações naturais nos referimos a aqueles cujos ingredientes são de qualidade excecional.  O principal ingrediente destes alimentos é a carne, são selecionadas unicamente carnes que são aptas para o consumo humano. O que isso significa? Quer dizer que estas carnes são vendidas para fábricas de comida humana, que passariam todos os controlos necessários e, após o processo de elaboração poderíamos ser adquiridas nos supermercados.  Esta carne, conhecida como tipo “A”, é vendida às fábricas livre de subprodutos ou desperdícios animais como bicos, penas ou patas, o que garante que a proteína que a compõe seja de qualidade excecional.

Mas está não é a única característica que deve cumprir uma ração natural. O segundo que devemos olhar é na quantidade de cereais que contém na sua composição. Os cereais são necessários para o nosso animal de estimação em doses controladas, já que são uma boa fonte de hidratos de carbono.  O arroz é o melhor deles e recomenda-se, principalmente para cães com intolerâncias alimentares ou para cães muito ativos, já que este cereal ajuda a conservar a sua energia ao longo do dia.

Há outras fontes de hidratos como o milho (mas devemos ter a certeza que se administra em doses muito controladas) ou inclusive há rações no mercado chamadas grain-free (sem cereais), para cães com intolerâncias, que não terminam de digerir bem outros componentes.  Estas rações utilizam outro tipo de ingredientes como são a batata ou a ervilha como fonte de hidratos de carbono. Uma vez que conhecemos o verdadeiro significado da ração “natural” já podemos falar das alternativas na sua elaboração e as diferenças entre comprar uma ração extrudida e comprar uma ração prensada em frio.

O que é a ração extrudida?

O processamento térmico ou extrusão de alimentos para animais de estimação consiste em misturar e homogeneizar os diferentes ingredientes formulados na dieta para realizar um processo térmico, de pressão, humidade e forças mecânicas para conseguir dar consistência e aumentar a digestibilidade dos croquetes resultantes. Uma grande parte das rações secas atuais utilizam este método, já que ajuda a garantir que o produto fique esterilizado, isto é, livre de toxinas ou doenças como a Salmonelose. Além do mais, devido à sua baixa humidade, previne a proliferação de bactérias que poderiam estragar a ração.

Como é elaborada a ração extrudida?

Para a elaboração da ração extrudida, os ingredientes são pulverizados em moinhos, tanto grossos como finos, com o objetivo de conseguir uma textura uniforme. Então as matérias primas são pesadas, de acordo à fórmula que será aplicada para a criação de um determinado tipo de ração (como pode ser uma ração reduzida em gorduras, uma ração especial para cachorros, ou uma ração de alta energia), e passam por um misturador helicoidal (um contentor em forma de U com umas hastes em espiral) que ajuda a obter uma distribuição muito mais homogênea da massa.

Posteriormente, a massa resultante passa à máquina de extrusão onde se adiciona água e vapor para hidratá-la e é empurrada a um mecanismo que estica a massa, a comprime e que, devido à fricção, consegue elevar a temperatura paulatinamente para cozinhar todos os nutrientes. A expansão produzida na saída da extrusora se deve à brusca evaporação da humidade que a massa contém, dando lugar a um material esponjoso que se arrefece e solidifica rapidamente e conservar a forma do croquete que é feito nos moldes de saída. Assim é obtida essa textura crocante de que tanto gostam os cães e que ajuda na higiene oral dos mesmos.

Finalmente adiciona-se ao alimento diferente óleos e, neste momento, adicionam-se os minerais e agentes probióticos e prebióticos para que não se estraguem durante a cocção. Logo seca-se a 110º para eliminar a humidade e poder armazenar sem que proliferem os temidos ácaros.

Marcas de ração extrudida


Há uma grande variedade de rações extrudidas, já que é o método mais utilizado na fabricação do alimento para animais de estimação. Não devemos esquecer que o verdadeiramente importante é a qualidade dos ingredientes com os que se realizam e para isso devemos escolher as rações consideradas “naturais”, que estão elaboradas com carnes aptas para o consumo humano, livres de subprodutos, com a quantidade adequada de cereais como o milho ou a aveia, e que contenham agentes probióticos e prebióticos que ajudem na digestibilidade e absorção de vitaminas e minerais.  Dentro da gama de ração superpremium, podemos recomendar várias marcas:

O que é a ração prensada em frio?

O método de elaboração de ração de prensado em frio caracteriza-se por comprimir a ração a uma temperatura muito baixa, normalmente a uns 75º (o mínimo que marca a lei para garantir que a ração se encontre livre de salmonelose é 70º).

Desta forma, conservam-se todas as qualidades nutricionais e os sabores originais dos ingredientes que o compõem. Por isso não é necessário adicionar vitaminas nem outros nutrientes a posteriori para garantir que a composição do produto seja de qualidade superior. Este sistema de compactação é também conhecido como peletizado. Com esta inovadora forma de preparar a alimentação animal se evitam contaminações ambientais, uma melhor digestão do pellet e resultam mais apetecíveis para os nossos animais de estimação.

Como é elaborada a ração prensada em frio ou peletizada?

O processo inicia-se a moer os ingredientes para criar uma mistura homogénea que é submetida a temperaturas entre 75º e 88º, com uma humidade muito superior daquela que se adiciona nas extrudidas, rondando os 18º.

Ao aplicar este calor controlado, se obtém um produto livre de doenças, assim como a gelatinização dos amidos (um croquete ou pellets mais tenro), uma maior lubrificação de óleos e melhor absorção dos nutrientes.

Finalmente se introduz a matéria prima na matriz (onde se comprime) e geram-se os pellets com a forma e o diâmetro desejado. Com este tipo de elaboração, o cão digere melhor o alimento e produz uma menor quantidade de fezes. Além do mais, se reduz a alimentação seletiva, graças à sua boa palatabilidade e se incrementa a densidade do alimento, isto é, com menos quantidade, o cão sente-se mais saciado antes. O que deve ser tido em conta sim, é que estas rações são muito mais delicadas e devem ser armazenadas com maior cuidado e controlando a humidade e o calor ambiental.

Marcas de ração prensadas em frio ou peletizadas

Ao ser toda uma novidade em Espanha e Portugal, não há uma grande quantidade de marcas que optem por este sistema, por ser muito mais caro, tanto a maquinaria como a sua fabricação. Afortunadamente, aos poucos ganham maior visibilidade aquelas marcas que continuam a inovar e melhoram a qualidade dos seus produtos.

Todas elas não só apostam por esta inovadora produção, mas também cuidam dos ingredientes para que sejam da mais alta qualidade, e em casos como Luposan e Markus-Mühle certificam que a procedência da carne está livre de crueldade, apostando por criação em semiliberdade.

Já provaste dar ração extrudida ao teu animal de estimação? Percebeste a diferença?

SOBRE O AUTOR

Tiendanimal

Tiendanimal é a grande loja online de produtos para animais de estimação. Descobre o nosso catálogo com mais de 16.000 produtos em www.tiendanimal.pt

« Anterior

Quais fatores devo ter em conta na hora de adotar um cão?

O que é a indefensibilidade aprendida?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal