Curiosidades do gato do bosque da Noruega

,

De caráter brincalhão e muito sociável com os humanos, os gatos desta raça também são caracterizados por serem caçadores incansáveis e excelentes trepadores. Mas sem dúvida as curiosidades do gato do bosque da Noruega vão muito mais além. Por isso, continue lendo e irá conhecer todos os detalhes desta espécie enigmática.

E não, não estamos a exagerar com o apelido de “enigmático”. Na verdade, estes felinos estão ligados desde a antiguidade à mitologia nórdica, com efeito, sempre bem rodeados por deuses.

Origem mitológica do gato do bosque da Noruega

Em princípio, diz-se que esta raça foi uma companhia inseparável dos vikings nas suas viagens. A sua missão: Sem dúvida, combater a presença de ratos nos barcos. Por esta razão, não têm absolutamente medo nenhum de água, e na verdade, atualmente são excelentes pescadores.

Mas a sua história é muito mais incrível e está carregada de magia: as origens dos gatos do bosque da Noruega estão ligadas ao misticismo e à mitologia nórdica. Com efeito, diz a lenda que a carruagem que com a Freya (deusa da beleza) cruzava o céu era puxada por dois gatos desta raça. Thor, o deus viking da guerra, tentou sequestrá-la, mas a ferocidade dos seus acompanhantes impediram-no.

Quer conhecer mais curiosidades sobre o gato do bosque da Noruega? Continue a ler!

Como é o gato do bosque da Noruega

A semelhança física desta raça com os gatos maine coon originou a crença de que estão relacionados. Por isso muitas teorias sugerem que os maine coon chegaram à América do Norte pelos vikings a partir de gatos do bosque da Noruega. No entanto, não está totalmente provado e muitos afirmam que evoluíram separadamente.

Por outro lado, estes gatos pertencem à raça de gatos grandes, de modo que o seu crescimento não para até aos 3-4 anos de idade. Depois, os machos podem chegar a pesar 7-8 kg e as fêmeas até 5 kg.

Outras características que os definem são: olhos grandes e muito abertos, cauda longa e espessa e umas orelhas altas. Esta última característica faz com que sejam semelhantes aos linces, e na verdade, os tufos das suas orelhas são chamados de “pincéis de lince”.

Como cuidar do gato do bosque da Noruega

A verdade é que têm aspetos semelhantes, fisicamente falando. Os gatos noruegueses coincidem com os seus companheiros numa pelagem semi-longa, composta por duas camadas (uma de pêlo mais comprido e outra muito mais espessa) que mudam para adaptar-se a cada estação: a sua pelagem durante o inverno é muito densa, enquanto que nos meses mais quentes perdem parte do seu manto inferior.

Para evitar emaranhados, é recomendável que o escove pelo menos uma vez por semana. Se não sabe como fazê-lo, tome nota destes conselhos para escovar o seu gato.

O caráter duplo do gato dos bosques noruegueses

Esta raça é forte, está muito habituada às baixas temperaturas e tem um forte instinto caçador. Mas que esta característica da sua personalidade não o engane: eles também são conhecidos como “doces gigantes“, uma expressão que vai ajudá-lo a entender que são animais muito dóceis e tranquilos.

Embora a sua aparência lhes dê uma imagem de gatos selvagens, eles são sociáveis e brincalhões. Sim, não se esqueça que o seu instinto de caçador deve ser reforçado com jogos de inteligência e interativos para gatos, já que são curiosos e adoram que os estimulem mentalmente. Além disso, será conveniente que tenham acesso a um jardim ou um espaço ao ar livre protegido para que possa saltar, caçar e correr livremente. Por isso, se procura um gato carinhoso e dócil, esta raça é ideal. É muito sociável com as pessoas e outros animais de estimação. E se para, além disso, também quer um companheiro brincalhão e inquieto, asseguramos-lhe que com este felino caseiro nunca vai ficar entediado.

« Anterior

Gatos pequenos, como cuidar de um gatinho?

Gato angorá turco: excelente opção para casas com crianças

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.