Raças de cães: Boiadeiro de Berna

NomeBoiadeiro de Berna
Origem Suíça
Espectativa de vidaCurta
CoresCastanho, preto e branco
PeloMuito macio, com manto inferior grosso
TamanhoGigante
AlturaEntre 58 e 70 centímetros
PesoEntre 40 e 44 quilos
TemperamentoCalmo
NecessidadesPasseios suaves, escovagem diária, grande proporção de minerais e vitaminas
Perfeito paraCão de guarda e de família

O Boiadeiro de Berna caracteriza-se por ser um cão de porte aristocrático. A sua pele é muito macia e destaca-se por ter uma camada inferior densa. A sua cor pode fundir tons como preto, castanho e branco, dependendo da parte do corpo que é observada. Além disso, pode dizer-se que é um cão robusto e forte.  Tanto que os machos podem medir entre 64 e 70 centímetros, enquanto as fêmeas medem entre 58 e 66 centímetros. Mesmo assim, apesar destas diferenças, ambos os sexos pesam entre 40 e 44 quilos.  

Origem e história do Boiadeiro de Berna

O Boiadeiro de Berna tem a sua origem no tempo em que a Suíça foi invadida pelos romanos, ou seja, há dois mil anos. Nessa altura, este país era conhecido como Helvetia e tinha inúmeros cães que trabalhavam como pastores para gado e, também, como cães de guarda. 

É provável que os mastins dos romanos foram cruzados com cães de pastoreio que estavam no local, sendo assim capazes de suportar o clima severo dos Alpes.  Da mesma forma, este cruzamento também permitiu suavizar o seu caráter. Nessa altura, o Boiadeiro de Berna também era usado para puxar carros que transportavam lacticínios ou produtos têxteis de um município para outro. Desta forma, o seu corpo já era muito forte e enérgico.  

Tipos de Boiadeiro de Berna

Existem diferentes tipos da raça Boiadeiro de Berna, são os seguintes:

  • Boiadeiro das Árdenas.
  • Boiadeiro-australiano.
  • Boiadeiro de Berna.
  • Boiadeiro da Flandres.
  • Boiadeiro de Entlebuch.
  • Grande Boiadeiro Suíço.

Caráter do Boiadeiro de Berna 

Do caráter dos Boiadeiros de Berna pode notar-se que são muito amigáveis. Assim, é fácil desfrutar com o animal quando se faz qualquer atividade familiar.  Se gostas de fazer planos com o teu animal de estimação, com esta raça terás sempre qualquer atividade no teu calendário. Sem dúvida, são parceiros fantásticos de vida, dos quais se pode dizer que são pacientes, afetuosos e especialmente bons com os mais novos da casa. Tanto que, às vezes, os protegem demasiado.  

Para se sentirem bem, precisam de receber afeto constantemente e estar rodeados de pessoas.  No caso de teres uma visita na tua casa, é provável que o animal ladre como símbolo de proteção. No entanto, assim que ele perceber que não há perigo, ele acalma-se novamente.  

Dicas de treino e educação

Considerando que o Boiadeiro de Berna é muito próximo da sua família e também muito inteligente, é muito fácil fazer com que o animal obedeça e aprenda diferentes truques. Só precisas de paciência e alguns minutos por dia para lhe mostrar como queres que ele se comporte.  

Truques e produtos para o dia-a-dia

Movimentos repetitivos vão ajudá-lo a melhorar o seu comportamento, assim como elementos como os clickers.  Dominar o tom de voz em todos os momentos permitirá mostrar ao animal se cada gesto está bem desenvolvido, e o reforço positivo irá inspirá-lo a alcançar os objetivos que propões.  

Como manter um Boiadeiro saudável e energético

Quando o Boiadeiro de Berna é um cachorrinho, o exercício só deve ser realizado para que as articulações e os ossos se formem corretamente. Quando atingem um ano de idade, podem ser deixados soltos para correr ao seu próprio ritmo. Além disso, quando este cão chegar à idade adulta, ele precisará de pelo menos uma hora por dia de exercício para se sentir saudável.  

Saúde do Boiadeiro de Berna

É preciso estar muito atento à saúde de um Boiadeiro de Berna para prevenir doenças.

Há alguma doença típica do Boiadeiro de Berna?

É importante que, antes de adotar um Boiadeiro de Berna, tenha em conta os seus problemas de saúde mais comuns. Infelizmente, nesta secção, deve dizer-se que alguns tipos de câncer agressivos podem afetá-lo de uma forma bastante comum. Por esta razão, diz-se que a esperança de vida desta raça é curta.

Por outro lado, devido ao seu tamanho, também é comum que o Boiadeiro de Berna sofra de displasia da anca.  É uma doença que pode causar problemas de mobilidade. Tendo em conta as informações acima referidas, é aconselhável e importante fazer um exame à anca dos cães antes de os dedicar à reprodução. 

Como prevenir as patologias acima?

Exercício moderado, boa nutrição e visitas regulares ao veterinário permitirão que este cão desfrute de uma grande qualidade de vida. Além disso, existem suplementos nutricionais como condroprotetores que irão ajudá-lo com os seus problemas articulares e retardar a progressão da doença.

Cuidados típicos do Boiadeiro de Berna

Os cuidados do Boiadeiro de Berna são muito específicos:

Pelo

No que diz respeito à higiene do Boiadeiro de Berna, tendo em conta as suas características físicas, deve saber que precisa de uma escovagem diária.  A razão é que é importante reduzir a queda de pelo e, também, evitar emaranhados que podem tornar-se muito irritantes para o animal. Além disso, não pode ignorar o pelo que cresce entre as almofadas, que deve ser cortado regularmente. Tem que ficar claro que, embora normalmente a sua pelagem seja sedosa, se não for cuidada, ficará estragada. 

Pele

No que diz respeito à sua pele, tens que ter especial cuidado com a escovagem, fazendo-a com cuidado. Além disso, tens que usar produtos específicos para cães ao dar-lhe um banho.

Outros cuidados

Por outro lado, a limpeza dos ouvidos deve ser feita mensalmente, pelo menos, tendo em conta o seu tamanho. Isto tem de ser cumprido especialmente se o animal tiver um contacto constante com o campo. 

Qual é a melhor dieta para um Boiadeiro de Berna?

Tendo em conta que o Boiadeiro de Berna tem um tamanho gigante, deve dizer-se que o seu apetite é enorme. Mas também tem de saber que precisa de vitaminas e minerais diferentes dos outros cães porque tem de apostar no bom funcionamento das suas cartilagens e articulações constantemente.  

Por outro lado, é um cão que é propenso a distensão estomacal, assim como outros problemas relacionados com o sistema digestivo. Desta forma, não permitir que ele coma tanto quanto gostaria, apostando em porções menores, ajudaria a minimizar o risco deste tipo de afeição.  

Etapa de cachorro

Durante a sua fase de cachorrinho este cão precisa seguir uma dieta completa porque será decisivo para o seu desenvolvimento posterior. Desta forma, uma alimentação específica para cães com menos de 18 meses de qualidade será ideal para ele.  

Etapa adulto

Durante a sua fase adulta, a ração seca de qualidade também não pode faltar. Claro, esta tem que ser específica para cães ativos e gigantes, tendo que estar à altura do seu bom porte físico. É essencial para o seu bem-estar. 

Etapa sénior

Nesta fase, tem de ter especial cuidado com tudo o que ingere.  Desta forma, além da alimentação específica para cães deste tamanho e desta idade, também pode optar por latas de patê que os ajudam a não forçar a mandíbula ou os dentes.

Adoção de um Boiadeiro de Berna

O que considerar ao adotar um Boiadeiro de BernaAs pessoas que querem adotar um Boiadeiro de Berna devem ter a certeza de que este animal precisa de fazer exercício físico todos os dias, para evitar que sofra de doenças como o excesso de peso. Além disso, tendo em conta a sua dimensão, recomenda-se que quem o adota tenha força suficiente para direcioná-lo e paciência suficiente para treiná-lo. 

Lembra-te que na loja online Tiendanimal existe uma vasta gama de produtos disponíveis para desfrutar com o seu novo melhor amigo. E se quiseres saber mais sobre esta e outras raças de cães, não te esqueças de visitar o nosso blog.  

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Shiba Inu Cachorro – Descobre tudo

Gato azul russo: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.