O que é um clicker e como pode ajudar a treinar um cão?

,

Iván Pávlov foi um médico russo que desenvolveu experiências com reflexos condicionados, também conhecidas como os cães de Pavlov. Com efeito, este investigador utilizou para os seus estudos uma campainha que tocava exatamente antes de dar de comer a um cão. Depois de várias repetições o animal salivava apenas por escutar o som já que o associava à chegada de comida: sabia que depois da companhia soar viria a sua deliciosa recompensa.

De fato, com o tempo, os princípios de Pávlov evoluíram. Da campainha passou-se ao clicker: um reforçador de conduta que permitirá treinar o seu cão e melhorar a comunicação sem castigos, premiando os bons comportamentos. Quer saber como? De seguida, fornecemos as chaves para conseguir tudo o que o cão e o dono se proponham.

Como funciona o treino com o clicker?

Antes de tudo, o clicker é um pequeno pulsador que emite um som parecido a um “click” (daí o seu nome), basicamente trata-se de uma simples caixinha com um botão que funciona como um reforçador positivo de conduta.

No entanto, o seu principal objetivo é que o cão compreenda que fez algo bem cada vez que pulse e por isso é uma forma muito eficaz de recompensar os seus bons comportamentos e treiná-lo. E se ao iniciar o treino, utilizar comida ou guloseimas logo depois de pressionar o clicker, os resultados serão mais rápidos.

Também serve para melhorar a comunicação com o seu cão, já que para ele será menos complexo de entender do que outro tipo de treinos.

Passos para treinar facilmente o seu cão com um clicker

  1. Sem dúvida, deve associar o som “click” a um reforço, utilizando comida como prémio, é a recompensa mais motivadora para um cão.
  2. Guarde na mão um alimento que ele goste. Com a outra, pulse o clicker, e logo depois dê-lhe a comida. É essencial que ofereça o prémio ao cão cada vez que fizer soar o clicker para que ele possa relacionar o som com o prémio.
  3. Repita esta ação várias vezes ao dia até que o cão se coloque em alerta e demonstre a sua alegria ao escutar o som. Então, saberá que ele já consegue relacionar o clicker com a recompensa.

Imaginemos que gostava que o cão aprendesse a dar a pata. Escolha uma palavra chave para essa ordem: “patita”, por exemplo. Uma vez pronunciada, pegue na pata e leve até à sua mão. Nesse momento, ative o clicker. O cão relacionará o som com a comida que lhe deu no processo anterior e saberá que fez bem. Repita até que ele saiba dar a pata apenas. Quem sabe no início desta etapa, deva usar comida para motivá-lo, mas com o tempo, o prémio pode ser uma festa ou dar-lhe o brinquedo favorito.

Vantagens do treino positivo

O êxito deste método de treino radica no efeito imediato que exerce no cão, conseguindo consolidar as ações aprendidas. O que acontece devido à clareza e coesão: o clicker emite sempre o mesmo som, sem nenhuma alteração de tom e sem a influência de fatores externos, como o ruído ou outras distrações.

Por último, o treino com “clicks” é tão efetivo porque, ao não existirem castigos, o cão sente-se muito mais seguro e tranquilo. Disfrutará da experiência de um modo muito equilibrado e ajudará a que ele compreenda melhor o que se espera do seu comportamento.

« Anterior

Cuidados e saúde do hamster: Como cuidá-lo?

Como começar a cuidar de um maine coon

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.