Como começar a cuidar de um maine coon

,

Tamanho grande, patas firmes e uma grande juba à volta do pescoço. Pode parecer que estamos a falar de um leão, o maior felino do mundo. O certo é que estas caraterísticas também são partilhadas pela raça de gatos maine coon. Sim, é verdade que não é tão grande. Mas sabe como começar a cuidar de um maine coon?

Como são os maine coon

Tamanho

De fato, o seu tamanho grande e a sua cauda quase tão longa como o corpo fazem do gato maine coon um dos maiores. As suas orelhas grandes e pontiagudas terminam em pequenos penachos. E os seus olhos grandes e amendoados realçam perfeitamente a sua cabeça ligeiramente quadrada. Se a isso juntarmos a sua compleição musculada, o pêlo denso e grande do pescoço, patas e abdómen, podemos dizer que os gatos maine coon são leões domésticos. Sobretudo se a sua pelagem é dourada ou castanha, apesar de também puderem ser negros, brancos prateados ou com patrões tigrados ou tricolores.

Com efeito, por regra os maine coon são gatos robustos já que originalmente viviam no campo e dedicavam-se à caça de roedores. Como acontece com outras raças o peso varia em função do sexo. O peso dos machos oscila entre os 7 e os 10 quilos na vida adulta, enquanto o das fêmeas oscila entre os 5 e os 8. Para além disso, estes gatos têm uma boa esperança de vida, entre 10 a 16 anos, o que deixa claro que são uma das raças com maior longevidade e força.

Caráter do maine coon

De fato, se há algo que carateriza os gatos maine coon, apesar do seu tamanho e aspeto selvagem, é o seu caráter tranquilo e carinhoso. Não estamos a afirmar que vai ter um “gato cão”, mas é certo que os maine coon gostam de estar junto dos donos.

São sociáveis e adoram brincar, por isso não deve perder a oportunidade de passar algum tempo com eles. Para além disso, o seu caráter tranquilo permite que possam conviver sem problemas com outros gatos ou cães.

Como cuidar de um maine coon

Admita, é fácil apaixonar-se por um gato maine coon. O nosso pequeno leão, apesar de necessitar de alguns cuidados, não é uma das raças em que é necessário investir muito tempo. Podes escová-lo duas ou três vezes por semana com um escovador específico para pêlo longo e assim evita problemas gástricos.

Se há algo que os maine coon também necessitam é de exercício e de uma boa alimentação. Ao ser uma raça de gato tão grande o melhor é que se alimente com comida de grão grande ou dietas cruas, sempre de boa qualidade e em duas ou três tomas diárias. E para evitar que o nosso gato maine coon se converta num Garfield em potência brinque com ele. Faça com que possa caçar os seus brinquedos preferidos e deixe que trabalhe a sua agilidade com estruturas ou passarelas de acordo com o seu tamanho.

Os gatos maine coon são perfeitos para que partilhar a sua vida com eles, tanto se tem família, como se vive sozinho. Disfrute da sua companhia e carinhos únicos. Divida os seus melhores momentos com eles agora que já sabe como cuidar de um maine coon.

« Anterior

O que é um clicker e como pode ajudar a treinar um cão?

Que acessórios e brinquedos para caturras pode colocar na sua gaiola?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.