Cuidado com os ouvidos nos cães e gatos

Geralmente, não é necessário limpar continuamente os ouvidos dos cães e dos gatos. Se não têm problemas de otite crónicas ou frequentes, será suficiente com limpá-los em cada banho.

Os cães são mais propensos que os gatos a sofrer otite, devido a que o seu canal auditivo é profundo e tem um ângulo reto com forma de L. Isto impede que o ouvido tenha uma boa ventilação e provoca acumulação de secreções no fundo. As orelhas grandes e caídas, como nos Cockers ou Basset hound, e os canais auditivos muito peludos, como nos Caniches, tendem a aumentar a humidade dentro do canal e favorecem a aparição de fungos e bactérias que infetam o ouvido.

Neste tipo de animais é necessário fazer uma limpeza de ouvidos mais frequente para prevenir uma otite ou detectá-la a tempo. Como dissemos, as secreções acumulam-se no fundo do L, pelo que não é aconselhável usar cotonetes do ouvido para limpá-las; em vez de removê-las só conseguirás empurrá-las mais para dentro. É muito melhor pedir ao teu veterinário um bom líquido de limpeza formulado para cães e gatos. Estes líquidos contêm sempre um antisséptico o normal é adicionar algo para dissolver as secreções ou um acidificante para criar um meio inóspito para os fungos e bactérias.

Para limpar a parte mais profunda do canal auditivo põe umas gotas do limpa-ouvidos dentro (a quantidade depende do tamanho do teu cão) e massageia desde fora durante 20-30 segundos para conseguir que a secreção acumulada diminua. Depois remove a sujidade com um algodão e deixa que o cão se sacuda para eliminar o resto. Se for necessário, repete este procedimento.

A parte mais externa (a visível) podes limpá-la com cotonetes, bem como a parte interna da orelha. Aqui podes aplicar algum creme o unguento para ouvidos se notares que a pele está irritada ou com crosta. Se o teu cão tem muito pelo na parte externa do canal, é conveniente depilá-lo. Este é um procedimento simples e podes pedir ao teu veterinário que te ensine e assim repetir cada um ou dois meses.

Se durante a limpeza observares que as secreções têm um cheiro muito forte, como rançoso, ou são mais abundantes do que normal, isto pode ser um sinal de otite (infeção dos ouvidos). O cão também pode chorar ou ficar incômodo pela dor que provoca esta inflamação. Outro sinal muito frequente é sacudir fortemente a cabeça várias vezes por dia, esfregar as suas orelhas contra o tapete ou alguma superfície rugosa ou coçar atrás das orelhas com as suas patas traseiras.

Perante qualquer um de estes sinais, leva o cão ao veterinário para que recomende qual medicamento usar para curar o animal. Geralmente aplicam-se gotas cada 12 horas durante 7 a 15 dias, segundo o caso e a evolução. As gotas para cães e gatos têm uma combinação de antibiótico, antimicótico e anti-inflamatório. A fórmula é diferente das usadas para humanos, de modo que não tentes tratar o teu animal de estimação com elas porque não serão úteis.


« Anterior

O gato comum

Qual é o melhor substrato para o meu aquário?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.