Shiba Inu Cachorro – Descobre tudo

Ter um cachorro Shiba Inu significa assumir o privilégio de cuidar de uma das raças de cães mais famosas do Japão e provavelmente de toda a Ásia.

Durante os seus primeiros anos de vida estes cães podem tornar-se muito adoráveis, mas também nervosos.  Estas duas características os tornam excelentes animais de estimação para famílias com crianças e outros animais, mas sem esquecer que precisam de uma adaptação muito atenta e paciente.  

Descobre tudo sobre cães bebés Shiba Inu

Conhecer os aspetos mais importantes para um melhor cuidado de um bebé Shiba Inu é de vital importância para eles terem uma vida adulta plena, emocionalmente equilibrada e fisiologicamente saudável.

Porquê? Entre outras coisas, porque esta raça tende a ser muito corpulenta e ativa, são qualidades muito boas desde que sejam mantidas sob controlo para evitar o desenvolvimento de um cão demasiado alterado ou desequilibrado por tanta energia.  

Alimentando um cachorro Shiba Inu

Os bebés Shiba precisam de uma maior qualidade de alimentação do que outras raças para garantir um crescimento ideal na idade adulta. Isto implica em um consumo proporcional e equilibrado de todos os grupos de nutrientes alimentares, com um máximo de duas refeições por dia após deixar o leite materno.

É importante não abusar das rações porções de alimento, especialmente durante a fase de cachorro. Caso contrário, o peso pode descontrolar-se, desencadeando outras potenciais condições relacionadas com a obesidade.

O ideal é optar por um alimento que atenda às suas necessidades nutricionais. Além disso, é importante fornecer-lhe alimentos com baixo teor de gordura para controlar o seu peso.

Finalmente, é essencial que os bebés de Shiba Inu tenham sempre água fresca, uma vez que o seu instinto de caça os torna muito enérgicos e brincalhões, pelo que têm de evitar a desidratação ou a má hidratação.

Principais problemas de saúde em cachorros de Shiba Inu

Esta raça vigorosa pode tornar-se muito enérgica ao longo da sua vida, desfrutando de boa saúde em geral, mesmo quando ainda são muito bebés. No entanto, e embora seja muito baixo, os cachorros de Shiba Inu têm uma certa probabilidade de desenvolver problemas oculares.  É por isso que é importante fazer exames periódicos durante os seus primeiros meses de vida.

Além disso, os cachorros de Shiba Inu têm uma tendência para o nervosismo, por isso é importante evitar assustá-los demasiado ou colocá-los em situações muito stressantes. Caso contrário, podem desenvolver problemas de saúde mental associados à personalidade e sociabilidade assim que chegarem à etapa adulta.

Educação e socialização

Assim como comentávamos no parágrafo anterior, é essencial expor os bebés Shiba Inu a uma interação constante com outros cães e, mais importante, com as crianças da casa. Embora esta raça seja uma das mais fiéis e atentas aos seus núcleos familiares, se nos primeiros meses não tiverem essa interação, será difícil para os adultos sentirem-se confortáveis com a presença súbita de crianças pequenas ou outros animais em casa.

Isto deve-se, em parte, ao facto de também terem fortes instintos de proteção pelas pessoas e os animais com quem cresceram. Na sua fase adulta podem tornar-se excelentes cães de guarda, mas uma sociabilização constante durante a sua infância servirá para lhes proporcionar a flexibilidade necessária para permanecerem abertos a receber outros futuros membros da família.

Treino e brincadeiras

O instinto de caça que caracteriza o Shiba Inu pode levá-los a ser muito independentes se não for demostrada uma liderança firme e assertiva.  E esta independência em particular não seria inteiramente positiva, porque poderiam ter demasiada iniciativa quando se trata de agir por conta própria, de brincar e até de ignorar as ordens dos seus proprietários.

Para evitar isso, os jovens devem submeter-se (no bom sentido da palavra) a um treino básico que lhes permita reconhecer os seus donos como o “alfa da manada”. Assim, por exemplo, vão obedecer-te quando os chamares depois de os libertares no parque.

Adoção de um cachorro Shiba Inu

Se procuras um cachorro Shiba Inu para adoção, deves saber que a raça não tem muitos exemplares no mundo, o que contribui para que sejam muito difíceis de adotar.

Sem dúvida, ter a oportunidade de adotar um bebé Shiba é um privilégio que poucos podem ter. Mas para encorajar a tua procura (não desistas!), colocamos à tua disposição algumas fotos que deixar-te-ão ainda mais apaixonado por estes belos peludos.

Cachorros de Shiba Inu em imagens

Com estes exemplares de Shiba Inu em fotos vais notar que a cor mais característica destes cães é branca, mas com grandes áreas de pelo avermelhado, sésamo e preto (com manchas de cor que se assemelham aos tons de fogo).

No entanto, existem também variantes completamente brancas, embora muito menos comuns.

E tu, já partilhas a tua vida com um cachorro Shiba Inu ou estás a pensar em ter um? É um animal fascinante, assim como inteligente e energético. 

Lembra-te que na loja online Tiendanimal existe uma vasta gama de produtos disponíveis para desfrutar com o seu novo melhor amigo. E se quiseres saber mais sobre esta e outras raças de cães, não te esqueças de visitar o nosso blog.  

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Fox Terrier: Conselhos, Cuidados e Características

Raças de cães: Boiadeiro de Berna

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.