Fox Terrier: Conselhos, Cuidados e Características

Apesar de ser de pequeno tamanho, a raça Fox Terrier caracteriza-se pela atividade que possui, mantendo sempre ativo o seu dono. Passeios, momentos de brincadeira…qualquer tipo de exercício que motive este cão tão peculiar, sem contar com as funções de guarda e vigilante, sendo que está sempre alerta.

Entre uma das suas características mais reconhecidas, o Fox Terrier conta com uma distintiva pelagem ondulada que pode ser de cor branca, preta ou fogo. É, além do mais, uma raça hipoalergénica, quer dizer, expelem menos alergénios que outros cães. 

Origem

Os especialistas consideram que a sua origem remonta a um cruzamento entre o Terrier inglês branco com o Bull Terrier ou o Beagle.  

Desde o século XIX, que o Fox Terrier foi utilizado na Inglaterra para a caça da raposa, já que o tamanho e rapidez desta raça de cão conseguiam evitar que a raposa, ao sair da sua toca, se escondesse debaixo da terra, ao ir para o subsolo para a encontrar. De facto, o seu nome significa “terra”.

Existem dois tipos de Fox Terrier, os de pelo liso e os de pelo duro, também existe uma variedade de Fox Terrier de pelo de arame, descrito assim devido à sua textura. 

Aspeto 

O Fox Terrier caracteriza-se por ter um focinho longo cujas orelhas estão dobradas para a frente. Além de possuir um pelo ligeiramente ondulado. A cor deste pelo, além do mais, é predominantemente branca, mas que pode ter marcas pretas e pardas. 

De constituição delgada, um Fox Terrier adulto mede entre 30 e 40 centímetroschegando a pesar até 10 quilogramas se for macho e 8 no caso das fêmeas.  

Tipos de Fox Terrier 

Como já referimos, os diferentes tipos de Fox Terrier correspondem ao tipo de pelo que apresenta:

  • Fox Terrier de pelo liso: a sua pelagem é curta e lisa, de cor branca e pode ter manchas de cor fogo e preta.  
  • Fox Terrier de pelo duro: este tipo de Fox Terrier conta com um pelo que, além de duro, é grosso no que diz respeito ao volume e textura. A cor que pode apresentar é similar à do Fox Terrier de pelo liso. 
  • Fox Terrier pelo de arame: conta com uma dupla camada de pelo que é dura e encaracolada, de comprimento médio e de cor branca, preta e ou parda. 

O cachorro de Fox Terrier 

Tendo em conta o nível de energia que possui um Fox Terrier desde que é cachorro, deve procurar satisfazer essa necessidade de exercício físico que tem; sem esquecer que a sua alimentação deve ser completa e equilibrada para que o seu crescimento e desenvolvimento sejam ótimos.

Outro aspeto a ter em conta é no que diz respeito ao seu pelo, o qual requer uma escovagem frequente

Alimentação 

Como qualquer outro cão de tamanho pequeno, o metabolismo de um Fox Terrier é rápido, de modo que queima a energia a um maior ritmo. Isso alinhado com o facto de que possui um estômago pequeno faz com que necessitem de comer pouco, mas muitas vezes. 

Fox Terrier adulto 

O ideal seria oferecer uma ração confecionada para raças pequenas, que contenha os nutrientes mais importantes e cujos grãos se adaptem ao tamanho das suas bocas. Isto, além do mais, irá estimular a mastigação e melhorar a sua digestão.

Fox Terrier sénior 

Uma vez chegada esta etapa, até a infinita energia que despende o Fox Terrier irá ser reduzida. De modo que a sua alimentação específica tem que passar a ser uma destinada para cães sénior, que é rica em proteínas e fibra.  

Saúde e cuidados  

É importante mencionar que o Fox Terrier, também como outras raças de cães pequenos, tende a sofrer deslocamentos da rótula, além de algumas perturbações da visão que são hereditárias.  

Carácter 

O Fox Terrier, se se caracteriza por algo, é pela sua atividade e inteligência. Sempre ativa, esta raça de cão necessita de se manter ocupada, seja a ladrar, a escavar (que é algo que adora) ou a procurar outro tipo de entretenimento.

Também tem um temperamento extrovertido que faz com que seja amigável com as pessoas com as quais quer brincar, sem esquecer que também possui um forte instinto de caça.  

Contudo, é um cão que pode ser facilmente treinado, algo que será importante para o seu relacionamento com outros animais de estimação.

Atividade física e treinamento 

Como já referimos, o Fox Terrier é pura energia. De modo que necessita de fazer exercício físico para satisfazer as suas necessidades de atividade. O que inclui passeios diários de pelo menos uma hora. 

Esta rotina de exercício complementada com um processo de treino irá permitir redirigir esse instinto de caça para objetivos mais produtivos que estimulem e coloquem à prova a sua inteligência como, por exemplo, fazer com que participe em diferentes jogos ou tarefas de treinamento.

Higiene e cuidados especiais

A maior preocupação neste aspeto é o seu pelo, o qual requer uma escovagem regular, a cada dois dias no mínimo, para evitar nós. Para isso, uma escova de dentes naturais será a opção ideal. 

Igualmente terá que estar atento ao pelo morto acumulado, que inclusive deverá ser retirado à mão. E outra questão é avaliar o corte ocasional do pelo para suavizar a sua textura.

Adoção de um Fox Terrier 

Se procura um cão enérgico que o mantenha ativo, que seja fácil de treinar que seja agradável tanto com crianças como com outros animais de estimação, então necessita de um Fox Terrier.  

Recorde-se que na nossa loja online encontrará todos os produtos necessários para o cuidado do seu peludo.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Cuidados para um aquário natural

Shiba Inu Cachorro – Descobre tudo

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.