Como escovar um cão segundo o seu tipo de pelo

,

O nosso cão, independentemente da sua raça, ou ainda que não pertença a nenhum delas, será para nós o melhor dos cães. Para que ele esteja em ótima condição física é primordial que o seu organismo esteja saudável, só assim é que poderá mostrar todo o seu esplendor. O aspeto da pelagem, o brilho dos olhos, o branco dos dentes, o corpo firme e musculoso e as patas endurecidas são outros tantos fatores que devem ser tidos em conta na hora de avaliar um exemplar.

Para conservar o pelo saudável e o bom aspeto da pelagem devemos saber como escovar um cão segundo o seu tipo de pelo. Além disso, também é importante a escolha do pente. Todo cão deve ser bem escovado para assim estimular as glândulas sebáceas e eliminar o pelo morto.  Este procedimento será mais importante quanto mais denso e longo for o pelo do animal. Para os cães de pelo curto e fino escovar a cada três dias será suficiente, mas os de pelo comprido precisam escovar a diário para evitar a formação de nós.

A forma na qual deve ser escovada a pelagem do cão depende do tipo de pelo que tiver:

Como escovar um cão com pelo comprido e sedoso

A pelagem ideal deve ver-se o mais aérea e esponjosa possível. Após um bom banho, o ato de escovar deve ser realizado na direção do pelo no Pastor-de-brie, no Pequinês e no Cocker. No spitz alemão, o Collie, o Chow-chow devem ser escovado sempre no sentido contrário ao do pelo, de baixo para cima e de trás para frente para que fique bem alto. Ao mesmo tempo utiliza um secador de cabelo na mesma direção do pente para reforçar o efeito. Evidentemente um bom champô e amaciador farão com que o pelo fique mais brilhante e sedoso.  Devem recortar-se os pelos que sobressaem das unhas para dar-lhe à pata uma forma bem arredondada e pequena, exceto no Pequinês, que exigem ter os dedos bem cobertos de pelos.

Como escovar um cão de pelo curto

É o pelo que têm o Boxer, o Doberman, o Dogo, etc. O pelo deve ver-se completamente liso e uniforme. Apenas é necessário escovar energicamente da frente para trás e de cima para baixo com uma escova de puas suave ou de borracha ou luva de pentear. Isto elimina os pelos mortos e debilitados e deixa os mais brilhantes e fortes.

Como escovar um cão com pelo encaracolado ou ondulado

Típico de Caniches, Bedlington terrier e Bichon frisé, entre outros. Caracterizam-se por ter caracóis no corpo todo. O pelo deve ver-se muito volumoso. É um tipo de pelo que cresce de forma constante e não apresenta períodos de muda; por este motivo precisa ser cortado com frequência para manter-se forte. É necessário escovar diariamente para evitar a formação de nós utilizando uma carda de arames suaves para não ferir a delicada pele. O pelo deve estar humedecido com amaciador para que não se quebre no momento de escovar. Podes dar banho uma vez por mês, pois não costumam ter mal odor. Existem champôs especiais para este tipo de pelo e também para destacar a cor. Procura que contenham óleos ou lanolina que ofereça proteção e flexibilidade ao pelo.

Como escovar um cão de pelo duro

É característico da maioria dos terriers e os schnauzers. Têm uma camada principal, um pouco mais longa, de pelos duros como arame ao toque, e outra subcamada lanosa, não muito abundante, que lhes dá proteção. Estes cães recebem banho esporadicamente com sabão ou champô sem óleos nem lanolina, para evitar que o pelo se torne suave. Logo deves passar os dedos energicamente como se fossem um pente, em todos os sentidos para desfazer cada madeixa para eliminar o pelo supérfluo sem puxá-lo, já que neste tipo de manto os pelos mortos não se soltam, ficam nas raízes dentro dos folículos. Escovar com uma carda de puas metálicas montadas sobre uma base de borracha. Nos cães que serão apresentados em exposições realizam-se também o trimming e stripping, que são técnicas professionais nas quais o pelo é arrancado com o objetivo de eliminar os pelos mortos mais suaves e destacar a dureza do manto.

Como escovar um cão com rastafáris

O pelo em madeixas é um tipo de manto pouco comum e é visto em raças como o Puli, o Komondor e o Cão d’agua. O aspeto é similar ao dos rastafáris, o pelo é espesso e apertado sem desprender subpelo. Nunca se deve pentear nem escovar a pelagem, já que por si só tendem a se agrupar em cordões, mas é necessário evitar que estes se juntem entre si. Para isto utilizam-se os dedos, nunca tesouras.  Devem receber banhos a cada quatro ou seis meses com um champô com lanolina.

E o cão sem pelo?

Em este tipo de raças não é necessário nenhum tipo de cuidado do manto, já que apenas possuem poucos pelos em forma de crista sobre a cabeça, no rabo e na parte baixa das patas. Porém a sua pele desnuda é propensa às queimaduras solares, por tanto é conveniente utilizar algum creme com filtro solar se for ficar ao ar livre.

É importante saber como escovar um cão segundo o tipo de pelo. Além disso, podem usar perfumes e aerossóis com brilhos que dão um toque especial depois do banho e de terem sido escovados.  Existem também tinturas puramente decorativas para satisfazer a vontade de muitos donos que querem que os seus animais de estimação fiquem mais exclusivos. Todos estes produtos podem ser utilizados a vontade sempre que não produzam alergia ou irritação na pele de nosso cão.

Agora que já sabes como escovar um cão em função da sua pelagem, dá uma olhadela nos nossos produtos para o cuidado do pelo, encontrarás todo o que precisas: champôs, escovas, tesouras, corta-nós, máquinas de cortar o pelo e muito mais.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Parasitas em cães e gatos

Cães agressivos tipos de agressividade

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.