Cão de água espanhol: Uma opção perfeita para pessoas alérgicas

Gostaria de ter um cão, mas sofre de alergias? Agumas raças são perfeitas para pessoas alérgicas, entre elas o cão de água espanhol, também conhecido como turco andaluz, porque julga-se que entrou na península ibérica pelo território Al-Ándalus. Por isso, este cão robusto, de tamanho médio, não perde muito pêlo e desta forma poderá manter controlados os sintomas alérgicos.

Por que o cão de água espanhol é ideal se sofre de alergias?

Com efeito, a alergia aos cães é uma resposta excessiva do sistema imunitário a certas proteínas que os cães soltam mediante a saliva, a caspa e as glândulas sebáceas, segundo a Mayo Clinic.

Sem dúvida, existem algumas raças, denominadas hipoalergénicas, que perdem pouco pêlo, de maneira que se reduz a exposição à caspa, saliva e aos pequenos pedaços de pele que geralmente aderem ao pêlo e que de outra maneira terminariam por toda a casa, provocando incómodos espirros, picadas nos olhos, gotejamento nasal ou eczema.

O cão de água tem uma pelagem dura e cacheada caraterística, por isso perde pouco pêlo e a sua muda não é tão drástica como a que ocorre em outras raças. Assim sendo, é uma vantagem se sofre de alergia ou se mora num apartamento e quer evitar que o pêlo do seu animal de estimação acabe em todos os cantos da casa.

Como é o caráter do cão de água espanhol?

O cão de água espanhol era utilizado como cão pastor e de trabalho, pelo que esta raça se adapta facilmente a diferentes condições. Apesar de gostar de correr e desfrutar da natureza, também estará bem em casa.

Tem um caráter sociável e alegre. Convive bem com outros animais, mas pode demonstrar-se desconfiado com desconhecidos, embora não chegue a ser agressivo. Incitar a socialização do cachorro de cão de água desde o início e expô-lo a diferentes pessoas e animais é fundamental para que conviva com crianças pequenas e gatos.

Educar um cão de água não é complicado, já que é muito inteligente, intuitivo e obediente, aprenderá as ordens com facilidade. Por isso, a polícia utiliza-os em trabalhos de rastreamento. Considera-se que estes cães têm uma grande tendência natural para a proteção, por isso vão ladrar se pressentirem algum perigo.  

Que cuidados necessita o cão de água espanhol?

O cão de água espanhol é atlético, por este motivo gosta do exercício e vai converter-se no companheiro perfeito para quem gosta de correr acompanhado do cão. Também é um excelente nadador. Portanto, é importante que realize atividade física a diário.

A sua dieta deverá ser ajustada ao nível de atividade física. Podes dar-lhe de comer duas vezes por dia, assegurando-se que o alimento contenha todos os nutrientes de que necessita. Também deve ter à sua disposição um abastecimento constante de água fresca.  

O pêlo do cão de água

O cachorro de cão de água tem um pêlo mais suave e menos encaracolado já que a pelagem definitiva só surge depois de um ano. Dado que o seu pêlo cresce continuamente, deverá cortá-lo de tempos a tempos. Assim, o seu animal de estimação terá um aspeto mais limpo e estará mais cómodo.

Para manter o pêlo longo e separado pode usar uma escova, mas deve separar os caracolinhos à mão. A desparasitação é fundamental para evitar que o cão de água se magoe já que pode rasgar os caracóis, criar nós ou inclusivamente arrancar tufos.

Esta raça não necessita de banhos muito frequentes. Pode dar banho ao seu animal de estimação uma vez por mês usando châmpo para cães de pêlo rústico. As altas temperaturas durante a secagem podem danificar o pêlo, assim é preferível que seque ao ar livre. Se decidir adoptar um cão de água espanhol, terá um companheiro fiel para toda a vida. E se cuidar bem do seu pêlo, o seu aspeto magnífico e de vitalidade atrairá todos os olhares.


« Anterior

Como começar a cuidar de um filhote de beagle?

Origem do rottweiler: um dos cães mais inteligentes

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.