Origem do rottweiler: um dos cães mais inteligentes

, ,

Um corpo musculoso esculpido por séculos de trabalho duro deu ao rottweiler a reputação de cão perigoso. No entanto, a origem do rottweiler mostra que para além dessa aparência imponente esconde-se um animal carinhoso e inteligente, capaz de trazer à luz a sua melhor versão quando treinado desde filhote.

Saber a origem do rottweiler é a chave para entender o seu animal de estimação

A origem do rottweiler é geralmente associada à Alemanha, mas na realidade a sua história é muito mais antiga e remonta ao Império Romano. No entanto, acredita-se que o rottweiler descende do molosso, a raça de cão que acompanhou os romanos a caminho da Alemanha e que, uma vez na região de Rottweil, cruzou-se com os cães nativos dando origem à raça que conhecemos hoje.

Na verdade, sabia que no início o rottweiler era um cão pastor? Ou seja, basicamente, encarregava-se de cuidar do rebanho e conduzi-lo de um lugar para o outro, o que explica porque é que os romanos o levaram nas suas incursões em novas terras.

Com o passar do tempo, os talhos também começaram a explorar o potencial físico do rottweiler usando-o como um cão de tração para puxar os carros de carne. Por isso, diz-se que durante o caminho de regresso dos mercados na Idade Média colocavam os sacos de dinheiro amarrados ao seu pescoço para protegê-los dos ladrões.

Com a chegada do caminho de ferro, o rottweiler esteve prestes a extinguir-se, mas em meados do século XX o interesse pela raça foi reavivado pelos serviços da polícia. Graças à sua forte musculatura e aparência perigosa, o rottweiler tornou-se perfeito para impor respeito aos malfeitores e servir como cão de guarda, profissão que ainda mantém. De facto, na atualidade é vulgar encontrar cães desta raça na polícia ou no corpo militar ou como parte da equipa aduaneira, porque também possuem um olfato muito desenvolvido.

Uma raça inteligente com instinto protetor

Embora o rottweiler tenha tido um papel como cão de trabalho para aproveitar a sua força e resistência, na realidade estes animais de estimação têm muito mais a oferecer. O rottweiler tem uma capacidade de reação extraordinariamente rápida, assim como uma grande inteligência que lhe permite aprender uma nova ordem em 5 tentativas e cumpri-la 95% das vezes.

É um cão seguro de si mesmo que se adapta facilmente a diferentes ambientes, o que facilitará o seu treino. Além disso, possui um grande instinto de guarda que o encorajará a estar sempre alerta, enquanto é muito protetor.

Normalmente é um cão tranquilo que não perde a calma facilmente, mas esteja ciente de que às vezes pode tornar-se extremamente teimoso, por isso é importante treinar o rottweiler desde a tenra idade.  

Educar o rottweiler desde cachorrinho

O rottweiler é considerado uma das raças potencialmente perigosas em Portugal, mas isto não significa que ao crescer se torne um cão agressivo. Se o educar com disciplina e for consistente no seu treino desde cachorro, poderá controlar facilmente o seu animal de estimação.

Para ganhar o respeito do rottweiler, terá que estabelecer limites e ensinar-lhe que os comportamentos inapropriados não são permitidos. Igual a muitos outros cães, o rottweiler necessita de socializar desde os primeiros meses de vida. Portanto, deve expô-lo desde pequeno a diferentes pessoas e experiências que potenciem as suas habilidades sociais Este processo exigirá tempo e paciência, pois terá de dedicar muitas horas a treinar e a supervisionar o seu animal de estimação. No entanto, ver como o rottweiler se converte num companheiro de aventura obediente fará com que o esforço valha a pena.


« Anterior

Cão de água espanhol: Uma opção perfeita para pessoas alérgicas

Qual a esperança de vida do gran danés?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.