Qual a esperança de vida do gran danés?

,

Qual a esperança de vida do gran danés?

O gran danés é um cão saudável, mas à medida que envelhece aumenta o risco de ter algumas doenças crónicas, algumas de caráter hereditário. Por isso, se cuidar da sua alimentação e lhe garantir a quantidade de exercício que necessita, poderá aumentar a esperança de vida do gran danés.

Principais características do gran danés

Considerado um dos cães maiores do mundo, o gran danés mede entre 74 e 87 centímetros no caso das fêmeas e 82 a 100 centímetros nos machos. Com efeito, é um cão de porte aristocrático e muito elegante, com um corpo bem proporcionado: a longitude do corpo é quase igual à sua altura.

Também conhecido como dogo alemão, o gran danés tem uma constituição forte e musculosa. De facto, este animal de estimação necessitará praticar exercício com frequência para fortalecer os músculos e libertar o excesso de energia já que, embora não pareça, é um cão muito ativo.

Não obstante, em comparação com raças mais pequenas, a esperança de vida do gran danés não é muito alta: pode viver entre 8 a 10 anos. De tal forma que alguns também sofrem doenças crónicas que afetam a sua qualidade de vida.

Problemas de saúde mais comuns do gran danés

  1. Displasia do quadril. De fato trata-se de uma doença de caráter hereditário em que o osso da perna traseira não se encaixa na articulação do quadril. Por isso nesses casos, é comum o animal mostrar sinais de dor e coxear ao caminhar. A doença geralmente piora com o passar dos anos, mas com o tratamento adequado é possível preservar a qualidade de vida do seu animal de estimação.
  2. Doença cardíaca. O gran danés apresenta o risco de desenvolver doenças cardíacas, como defeitos da válvula mitral ou cardiomiopatia dilatada. A saber, essas alterações estão relacionadas ao seu grande tamanho, mas parecem ter uma origem genética e hereditária, de acordo com um estudo realizado na Universidade Estadual de Washington.
  3. Torção gástrica. Consiste numa distensão e posterior torção do estômago devido à presença de ar ou gases. Esse problema afeta principalmente cães grandes como o Grande Dinamarquês e se não for tratado a tempo pode ser fatal. Os sintomas incluem inchaço do abdómen, salivação excessiva e vómitos. Se detetado precocemente, pode ser tratado.

Esta raça também é susceptível de sofrer cancro dos ossos e problemas no crescimento.

Cuidados para melhorar a qualidade de vida do gran danés

Cuidar da alimentação e incentivá-lo a fazer exercício não só aumentará a esperança de vida do grand danés, como também o ajudará a envelhecer melhor. Por isso, deve levar o seu animal de estimação a passear pelo menos uma vez por dia.

Um grand danés adulto necessita entre 30 a 60 minutos de exercício físico diário. Um cachorrinho precisará de cerca de 90 minutos. Tenha em conta que o grand danés cresce durante os dois primeiros anos e nesta etapa não deve correr muito pois pode magoar-se.

No entanto, quanto à alimentação, certifique-se de que é adequada para raças grandes e para a idade do seu animal de estimação. Aposte em alimentos que estimulem o crescimento da massa muscular e fortaleçam a sua estrutura óssea. Em alguns casos pode usar suplementos para cães, depois de consultar o veterinário.

De qualquer forma, controle as quantidades que seu Grande Dinamarquês come, na medida em que o excesso de peso aumenta o risco de displasia do quadril. Além disso, evite alimentá-lo antes de sair para praticar exercício e controle a ansiedade que possa demonstrar relacionada com a alimentação, pois esses comportamentos aumentam suas hipóteses de ter torção gástrica. Não se esqueça de ficar atento às mudanças de comportamento do seu animal de estimação. Detetar os sintomas a tempo é a chave para evitar complicações maiores e alargar a esperança de vida do teu gran danés.

« Anterior

Origem do rottweiler: um dos cães mais inteligentes

Como educar o akita inu desde cachorrinho?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.