Descubra a verdade por detrás dos mitos mais difundidos sobre os cães

,

Ao longo dos anos, têm sido divulgadas muitas informações e histórias sobre os cães que pouco ou nada se aproximam da verdade. Neste artigo, vamos desmistificar alguns dos mitos mais difundidos sobre os nossos fiéis companheiros caninos que deve conhecer. De certeza que já ouviu a maior parte deles e vai ficar surpreendido por saber que não são verdadeiros.

Se está a pensar em adotar um cão ou se já tem um em casa, fique atento porque isto vai interessar-lhe!

Antes de adotar: mitos e verdades

A adoção de um cão é uma decisão emocionante e responsável. Antes de cair nos mitos que podem influenciar a forma como cuida do seu amigo peludo, aqui ficam algumas dicas importantes:

Investigue e Prepare-se:
Informe-se sobre as necessidades e características do cão em que está interessado para ter a certeza de que se adequa ao seu estilo de vida.
Educação e Socialização:
Vamos desmistificar um mito: os cães não nascem a saber tudo. Um treino adequado é a base de uma relação saudável.
Cuidado Veterinário:
As visitas regulares ao veterinário são essenciais para manter o seu cão nas melhores condições físicas e emocionais.

Agora que já estabelecemos algumas noções básicas importantes, vamos desmascarar esses mitos!

16 mitos falsos sobre cães que precisa de saber

Provavelmente já ouviu coisas sobre cães que o fazem pensar: será verdade? Aqui vamos desmascarar esses mitos para compreender melhor os nossos companheiros caninos – prepare-se para saber a verdade por detrás de cada história!

1. Quando um cão abana a cauda, está feliz

Está na altura de falarmos de um dos mitos mais comuns: o abanar da cauda. Sim, sabemos que quando um cão abana a cauda, pensamos automaticamente que está feliz e excitado. Mas a verdade é que nem sempre é esse o caso.

O abanar da cauda também pode estar relacionado com nervosismo, ansiedade, frustração ou mesmo agressividade. Devemos prestar atenção a todo o seu corpo, à sua postura, às suas orelhas e à sua expressão para ler corretamente o seu estado de espírito.

2. Os cães vêem a preto e branco

Embora a sua visão seja diferente da nossa e eles não consigam percecionar toda a gama de cores que nós conseguimos, eles vêem cores como o azul e o amarelo. Também conseguem ver uma variedade de tons de cinzento. Por outro lado, têm dificuldade em ver cores quentes como o vermelho e o cor-de-rosa.

Outro mito sobre a visão dos cães é o facto de se dizer que não vêem no escuro. Bem, isso não é inteiramente verdade. Os cães, tal como os gatos, podem ver à noite graças a uma camada de células na sua retina que lhes permite detetar luz fraca e movimento no escuro.

3. Um ano de um cão equivale a 7 anos humanos

Um dos mitos caninos mais difundidos e erróneos.

Sim, é verdade que os cães envelhecem mais depressa do que nós. Mas, atenção, a multiplicação por sete não é a regra da vida canina. É um pouco mais complexo. A esperança de vida do seu cão depende de muitos fatores: dieta, estilo de vida, tamanho, etc.

4. O nariz seco significa doença

É altura de desfazer um mito que o pode ter levado a preocupar-se desnecessariamente. Um nariz seco não está necessariamente relacionado com febre ou outras doenças. Em caso de dúvida, é aconselhável consultar um veterinário para um diagnóstico e tratamento corretos, e não confiar apenas neste sinal.

5. A saliva dos cães cura as feridas

Sim, os cães lambem as feridas, e isso faz parte da sua natureza. Mas atenção, isso não significa que as lambidelas sejam curativas.

Não só a lambidela não cura a ferida, como pode até infetá-la e dificultar a sua cicatrização. O melhor é limpar as feridas com cuidado e consultar um veterinário para um tratamento adequado.

É melhor limpar suavemente as feridas com produtos adequados, como sprays de limpeza de feridas. Se a ferida for grave ou preocupante, não hesite em consultar um veterinário para um tratamento adequado.

6. Os cães não transpiram

Sim, eles suam, mas não da mesma forma que os humanos. Eles têm glândulas sudoríparas nas almofadas das patas, o que lhes permite libertar algum calor desta forma.

No entanto, a principal forma de os cães regularem a sua temperatura é através da respiração ofegante. Quando vê o seu cão ofegar, ele está na realidade a expelir calor e a arrefecer o corpo.

A combinação da transpiração através das almofadas e da respiração ofegante é essencial para os cães evitarem o sobreaquecimento, especialmente nos dias quentes. Por isso, se vir o seu fiel companheiro a ofegar num dia quente, lembre-se de seguir os nossos conselhos para refrescar o seu cão e providencie-lhe um local à sombra e água fresca.

7. A boca dos cães está mais limpa do que a dos humanos

Falso! A boca de um cão tem as mesmas ou mais bactérias do que a nossa, uma vez que estão constantemente em contacto com o solo.

8. Os cães de raça estão sempre doentes

Embora seja verdade que a genética funciona contra algumas raças em muitos casos e afeta a sua saúde, nem todos os cães de raça pura desenvolvem doenças.

A chave está nos cuidados adequados. Uma dieta equilibrada e cuidados médicos adequados podem fazer uma grande diferença na saúde de um cão de raça pura.

A verdade por detrás dos mitos mais difundidos sobre os cães

9. Os cães sem raça nunca adoecem

Neste caso, relacionado ao mito canino anterior, os vira-latas são menos predispostos a certas patologias, mas isso não os livra de adoecer. Todos os cães, independentemente da sua origem, podem sofrer problemas de saúde em algum momento.

10. É bom para as cadelas terem uma ninhada

Existe uma crença generalizada de que as cadelas devem ter uma ninhada pelo menos uma vez na vida para serem saudáveis. Isto não só é completamente falso, como também é irresponsável, pois aumenta o número de cachorros quando há milhares de perros abandonados à espera de uma família. 

Por outro lado, está cientificamente provado que a esterilização reduz muito o risco de doenças e problemas de saúde, como a piometria, os tumores mamários ou a gravidez psicológica.

Para saber mais sobre este assunto, não perca este artigo sobre quando esterilizar uma cachorra e porque fazê-lo.

11. Os cães PPP são naturalmente agressivos

Outro mito canino totalmente falso. Estas raças de cães são classificadas como tal devido a certas características físicas e morfológicas, como a sua aparência robusta, a sua musculatura e a força dos seus maxilares, e não devido ao seu carácter. O seu comportamento dependerá do treino que lhe for dado, tal como a qualquer outro cão.

12. Os cães não precisam de treino, apenas de disciplina

Errado! O treino baseado no reforço positivo é essencial. Métodos disciplinares rigorosos podem prejudicar a sua relação com o cão e causar ansiedade. Em vez disso, utilize o reforço positivo para encorajar o comportamento desejado. Além disso, a socialização precoce é fundamental para o ajudar a sentir-se confortável em diferentes situações.

13. Os cães compreendem se os repreendermos após um mau comportamento.

A verdade é esta: os cães não entendem o castigo como os humanos. Quando repreende o seu cão depois de um comportamento indesejado, é provável que ele se sinta confuso ou assustado, em vez de compreender o que fez de errado.

Em vez de criar um ambiente de medo, concentre-se no reforço positivo. Recompense o bom comportamento com carícias, elogios e recompensas. O seu cão associará as ações positivas a experiências felizes e quererá repeti-las.

Além disso, consulte o nosso guia sobre como socializar o seu cão.

14. Os cães não precisam de estímulos mentais

Nada poderia estar mais longe da verdade!

Os cães são seres inteligentes e curiosos que precisam de estimulação mental tanto quanto precisam de estimulação física. O tédio pode levar a comportamentos destrutivos ou indesejáveis. Jogos interativos, os brinquedos com puzzles e sessões de treino são excelentes formas de manter a mente do seu cão ativa e feliz.

15. Os cães mais velhos não são bons para adoção

Os cães mais velhos podem ser ótimos companheiros de adoção. Têm uma personalidade mais estabelecida, muitas vezes requerem menos treino e estão dispostos a desfrutar de uma vida tranquila consigo. Além disso, dar um lar carinhoso a um cão mais velho pode ser uma experiência gratificante e amorosa.

Descubra todos os benefícios de adotar um cão mais velho e dê uma segunda oportunidade a estes cativantes companheiros de vida.

16. Os cães para adoção têm problemas de comportamento

Um dos mitos mais injustos é o de que os cães para adoção têm problemas de comportamento insuperáveis. A realidade é que muitos destes problemas são o resultado de situações passadas e podem ser resolvidos com paciência, treino e amor.

Alguns cães podem precisar de um pouco mais de tempo para se adaptarem a um novo lar, mas com o apoio certo, podem ultrapassar os seus desafios e tornar-se companheiros fantásticos.

Conhecer a verdade por detrás destes mitos irá prepará-lo para ser o melhor amigo e prestador de cuidados que o seu amigo peludo merece.

Se está a pensar em adotar, recomendamos a leitura destes artigos para continuar a aprender sobre a maravilhosa experiência de ter um cãozinho companheiro na sua vida!

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Saiba quais são as raças de cãe que mais pelo perdem

16 falsos mitos que deve saber sobre os gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.