Cão Terranova: um excelente cão de salvamento aquático

,

É um cão único. Não só porque é um companheiro doce, leal e amoroso que não hesita em proteger a sua família, mas também pela sua paixão pela água. Para além disso, a sua habilidade para nadar é incrível. Por todos estes motivos, o cão Terranova já acumula uma longa história de resgates marítimos. Conheça este animal: um excelente cão de salvamento aquático.

De onde vêm os Terranova?

Saiba que a raça tem origem na ilha canadiense Newfoundland (ilha de Terra Nova), da qual herdou o seu nome. Julga-se também que o seu sangue vem do cruzamento dos cães nativos da ilha e dos cães que os antigos vikings importaram, como o cão urso de cor negra. Nesse tempo, lembre-se que estavámos no ano 1100.

Cinco séculos depois, por volta de 1610, durante a colonização da ilha, novas raças de cães chegaram, em especial com os pescadores europeus. É provável, que a partir desse momento, tenham surgido novos cruzamentos que deram lugar ao fantástico cão terranova que conhecemos (e amamos) hoje. Anote estes dados.

Como é o comportamento do Terranova?

Quando alguém pergunta sobre o comportamento e o caráter do terranova, a resposta é muito fácil. Acima de tudo, são inteligentes, dóceis e tranquilos. Além disso, é uma das raças mais nobres e carinhosas, por isso tem todas as aptidões para se tornar o companheiro ideal de uma família que está ansiosa para lhe dar mimos e atenção.

Na verdade, entre as suas grandes virtudes há que destacar que pode salvar a sua vida em mais de uma ocasião. E falamos literalmente porque o terranova é tão protetor que é sobejamente conhecido o gesto de ficar entre a sua família e qualquer estranho. Acredite que para além de ladrar, vai deixar claro que tem como intenção proteger a sua família. Sempre.

Embora tenhamos dito que é tranquilo, é também um companheiro ativo que precisa de movimento. Por isso vai preferir uma casa com pátio para viver o dia a dia do que um apartamento. Lembre-se disso!

Terranova: um excelente cão de salvamento aquático

Na realidade, as suas pernas planas e largas e pelagem grande (com uma dupla camada resistente à água) são as duas principais características da sua evolução tanto em terra firme como na água. Não acha incrível?

Já mencionamos anteriormente o seu caráter protetor. Pode apostar que a sua paixão por mergulhar no oceano e a sua habilidade para nadar são traços que o definem. Por isso, a combinação destes fatores resulta num grande aliado em resgates aquáticos, especialmente em águas frias. Na verdade, é uma raça que tem ajudado a chegar à costa vítimas de naufrágios, a salvar crianças em águas profundas e até marinheiros. Para além de tudo isto, o cão Terranova pode ajudar a estender as pesadas redes de pesca no mar.

Curiosidades e exemplos

Sabe por que se tornou tão popular a capacidade destes cães e o terranova é um excelente cão de salvamento aquático? Ou qual era o seu papel como cão a bordo de um navio? Vamos revelar-lhe algumas curiosidades que nos levarão até… Napoleão Bonaparte!

  • Acredita-se que os seus antepassados possam estar relacionados com os cães da montanha dos Pirenéus. Só para exemplificar, estes cães acompanhavam os pescadores da região.
  • Na verdade, a raça tornou-se muito popular por realizar resgates aquáticos. Por isso, a equipa de resgate marítimo da costa inglesa tinha dois cães terranova.
  • Como cão a bordo, o seu trabalho consistia em nadar até a costa com uma corda desde o navio para se ligar aos meios de socorro na costa. Saiba que a sua destreza e força na água até lhe permitiam puxar um pequeno barco para Terra.
  • Conta-se que foi um terranova que mergulhou do convés de um navio no escuro para resgatar o próprio Napoleão Bonaparte depois dele cair na água.

Se procura um companheiro leal, protetor e incrível… Pare de procurar. Saiba que há um Terranova à sua espera para fazer parte da sua família. E não só, este cão está ansioso para dar mais de um mergulho ao seu lado, também!

« Anterior

Como cuidar de um husky cachorrinho

Receita deliciosa para o petauro do açúcar

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.