Como vêem os cães? Vejamos pelos seus olhos

,

Sabia que o seu cão pode distinguir cores? De fato, muitas pessoas ainda acreditam que os cães só distinguem duas cores: preto e branco. Mas isso não é verdade. Por isso, neste artigo, dizemos-lhe como vêem os cães e que cores são capazes de distinguir os nossos cães de estimação.

Como vêem os cães?

De fato, os nossos amigos de quatro patas têm uma visão diferente da nossa. Em primeiro lugar, até recentemente acreditava-se que os cães só viam a preto e branco, mas não é assim.

Com efeito, diversos estudos científicos têm demonstrado que, embora os cães não diferenciem os tons da mesma forma que os humanos, têm uma visão fotópica, ou seja, são capazes de perceber cores.

Sem dúvida, isto deve-se porque os peludos possuem nos seus olhos menos receptores de cor do que os humanos. Ou explicado de outra forma, enquanto nós temos três células responsáveis pela detecção de cores (também conhecidas como cones), os cães têm apenas duas.

De fato, nos humanos, cada cone é responsável pelo processamento individual das cores primárias: amarelo, azul e vermelho; e é o nosso cérebro ao combiná-las que é responsável por expandir a faixa de cores graças às diferentes intensidades.

No entanto, como os cães possuem apenas dois, a sua visão é mais limitada e não são capazes de distinguir toda a gama de cores como os seres humanos.

Que cores podem os cães ver?

Os cães só reconhecem duas cores primárias: amarelo e azul. Isto torna a sua visão semelhante à das pessoas daltônicas, que, por exemplo, percebem o verde como um cinza-amarelo e o vermelho como um castanho-amarelado.

Isto pode ser de grande ajuda na próxima vez que quiser comprar um brinquedo para o seu peludo, porque saberá que se lhe compra uma bola vermelha e a lança sobre a relva será mais difícil encontrá-la do que se for de outra cor.

Como vêem cães no escuro

Os cães não podem ver no escuro, mas têem uma grande capacidade para ver em situações de pouca luz. Esta grande vantagem é herdada do lobo, que precisa dela para caçar à noite, bem como fugir dos seus inimigos e predadores.

Isto é devido a duas coisas:

1. Pupila: Sem dúvida, é maior que a dos seres humanos e permite uma maior entrada de luz quando há baixa luminosidade.

2. Tapetum lucidum: Com efeito, esta é uma membrana que cobre o olho e permite aumentar a capacidade de capturar luz em situações de maior escuridão. 

Curiosidades da visão dos cães

  • Sabe por que o seu animal de estimação é tão bom a apanhar ossos, paus e prémios no ar? Os cães têm uma visão tridimensional, permitindo-lhes calcular distâncias com maior precisão. 
  • Quando nascem, os cachorros são completamente cegos e começam a desenvolver a visão a partir da terceira semana. 
  • A capacidade dos cães para focar objetos a curta distância é menor do que a dos humanos, mas para compensar têem um grande olfato.
  • Algumas raças têm melhor intensidade visual do que outras. Por exemplo, o Golden Retriever tem uma vista magnífica, enquanto o Rottweiler é propenso a miopia ou hipermetropia. 
  • Estudos científicos mostraram que os cães são capazes de detectar formas e objetos em movimento até 800 metros.

Agora que sabe como os cães vêem de dia e de noite e que cores podem distinguir, com certeza entenderá melhor a importância de uma boa higiene e cuidados com os seus olhos. Para detectar possíveis problemas com a visão do seu cãozinho, como fotofobia ou cataratas, não se esqueça de levá-lo ao veterinário regularmente.

« Anterior

Como começar a cuidar de um furão

Por que os gatos ronronam?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.